Você está aqui: Início » Ética » Comissão de Ética no Uso de Animais

Comissão de Ética no Uso de Animais

Roteiro para apresentação de projetos de pesquisa à Comissão de Ética no Uso de Animais da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (CEUA/FCF/USP)

1. Documentos

   1.1 Carta de encaminhamento à CEUA/FCF/USP (conforme modelo anexo). Alunos de graduação, Professores visitantes, candidatos à pós-graduação e pessoas externas à FCF não devem assinar a carta de encaminhamento.

   1.2Projeto de pesquisa em português, impresso em frente e verso, com páginas numeradas e rubricadas. Se possível, as linhas do texto também devem ser numeradas. O projeto de pesquisa deve ser enviado para oe-mail ceuafcf@usp.br (pois será encaminhado a um relator).

   1.3 Formulário Unificado para Solicitação de Autorização para Uso de Animais, devidamente preenchido e impresso (conforme modelo anexo e conforme o GUIA DE ORIENTAÇÃO PARA PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO UNIFICADO PARA SOLICITAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO PARA USO DE ANIMAIS EM ENSINO E/OU PESQUISA). Este formulário também deve ser enviado para oe-mail ceuafcf@usp.br (pois será encaminhado a um relator). Alunos de graduação, professores visitantes, candidatos à pós-graduação e pessoas externas à FCF não devem assinar o formulário.

   1.4 Termo de Responsabilidade, impresso, contendo as devidas assinaturas (conforme modelo anexo). Alunos de graduação, professores visitantes, candidatos à pós-graduação e pessoas externas à FCF não devem assinar o Termo de Responsabilidade.

   1.5 Cópia do documento de APROVAÇÃO da Comissão de Biossegurança da FCF/USP, para projetos que envolvam organismos geneticamente modificados (OGM).

       1.5.1 Conforme o caso, informar o nível de biossegurança necessário para os procedimentos do projeto e os cuidados que serão adotados.

2. Declarações/documentos de outras Unidades/Instituições deverão ser em papel timbrado.

3. A CEUA/FCF/USP não aprecia projetos de pesquisa cuja experimentação animal realizar-se-á em outra instituição, devendo estes projetos serem apresentados à comissão de ética da instituição onde serão feitos os procedimentos com os animais.

    3.1 Neste caso, os certificados de aprovação deverão ser entregues à CEUA/FCF/USP, para verificação e arquivo.

4. A CEUA/FCF/USP não aprecia projetos de pesquisa cuja experimentação animal já esteja em andamento ou já finalizada, bem como os que não estiverem devidamente instruídos com as informações e documentos solicitados.

5. Para apreciação pela CEUA/FCF/USP, a documentação completa deverá ser entregue na secretaria da CEUA/FCF/USP com duas semanas de antecedência da reunião (conforme calendário anexo).

6. Deverá ser apresentado um Formulário Unificado para cada espécie animal.

7. A CEUA/FCF/USP não aprecia projetos de pesquisa a ser conduzido em outro país em associação com instituição brasileira, devendo estes projetos serem apresentados à comissão de ética da instituição onde serão feitos os procedimentos com os animais.

   7.1 Neste caso, os certificados de aprovação deverão ser entregues à CEUA/FCF/USP, para verificação e arquivo.

8. Os pesquisadores que forem conduzir procedimentos/experimentos com os animais devem realizar treinamento prévio, de manuseio animal e também das técnicas experimentais, de acordo com o estudo a ser realizado. Este treinamento é obrigatório também para aqueles que já apresentem experiência prévia.

   8.1 O Biotério FCF-IQ/USP oferece treinamentos de experimentação animal (contatos pelos telefones 3091-3832 e 3091-3644).

9. O cronograma de fornecimento dos animais e de condução dos procedimentos/experimentos deve ser harmonizado com a equipe do Biotério FCF-IQ/USP.

10.É obrigatória a apresentação de relatório ao término do projeto (conforme modelo anexo).

 

Comissão de Ética no Uso de Animais da FCF/USP

06 de junho de 2019.

 

Mais Informações

Última atualização em 06/06/2019 às 10h57