Você está aqui: Início » Pesquisa » Grupos de Pesquisa » FoRC - Centro de Pesquisa em Alimentos

Grupo de Pesquisa

FoRC - Centro de Pesquisa em Alimentos Departamento Alimentos

Coordenador(es): - Bernadette Dora Gombossy de Melo Franco - Eduardo Purgatto - João Roberto Oliveira do Nascimento - Mariza Landgraf
Endereço: Av. Professor Lineu Prestes, 580 - Bloco 14-Cidade Universitária, São Paulo - SPCEP 05508-000
Website: http://www.usp.br/forc/institucional.php
Telefone: 55 11 3091-2402

Apresentação

O Food Research Center (FoRC) - Centro de Pesquisas em Alimentos - é uma iniciativa de cientistas da Universidade de São Paulo de criação do primeiro centro de pesquisas focado em alimentos e nutrição no Brasil. Ele baseia-se no conceito que estudos em alimentos e nutrição têm um caráter multidisciplinar e profissionais com diferentes formações podem estudar diferentes aspectos de um mesmo tema. O objetivo principal é abordar os principais desafios globais e desenvolver pesquisa fundamental, estratégica e aplicada, a nível internacional, beneficiando o agronegócio brasileiro, consumidores, responsáveis por políticas públicas e agências reguladoras, causando um grande impacto socioeconômico no país.
Os projetos de pesquisa podem ser agrupados em quatro pilares.
No Pilar 1 (sistemas biológicos em alimentos), os alimentos são caracterizados quanto à sua biodiversidade e composição em macro e micronutrientes e outros compostos com efeito benéfico potencial à saúde. Os mecanismos moleculares que regulam a biossíntese e catabolismo destes compostos são elucidados utilizando-se ferramentas ômicas avançadas.
No Pilar 2 (alimentos, nutrição e saúde), os impactos dos componentes dos alimentos sobre o estado nutricional de grupos populacionais e seu potencial na redução do risco de doença são avaliados. Aplicações da nutrigenômica, metabolômica, novos princípios físicos e ensaios clínicos são explorados para estudar as relações entre dieta e saúde.
No Pilar 3 (segurança e qualidade dos alimentos), a segurança e qualidade dos alimentos são mensuradas através de avaliações de risco em relação à patógenos microbianos e contaminantes químicos ao longo de toda a cadeia de produção de alimentos, em uma abordagem do tipo "campo à mesa".
Por último, no Pilar 4 (novas tecnologias e inovação), tecnologias inovadoras de processamento são desenvolvidas, com foco em novos ingredientes com funcionalidades específicas e de novos alimentos nutritivos e seguros, e embalagens que atendam as demandas dos consumidores por alimentos seguros e promotores de saúde. O plano de ação de educação e difusão do conhecimento atende o desafio de comunicar as realizações do FoRC a todos os segmentos da sociedade, através de uma série de atividades.
O papel educativo do FORC é cumprido empregando-se ferramentas apropriadas (cursos, web, TV, imprensa) para disseminar o conhecimento gerado pelas pesquisas realizadas para a comunidade científica, profissionais da área de alimentos e nutrição, responsáveis por políticas públicas e a sociedade em geral.
Para atingir este objetivo, o FORC estabeleceu parcerias com vários especialistas em comunicação e está desenvolvendo um site interativo, que disponibilizará o acesso aos bancos de dados, em diferentes níveis de complexidade e detalhes, e também material didático para estudantes de cursos básicos e intermediários. A formação de recursos humanos altamente qualificados está assegurada, pois a maioria dos projetos de pesquisa e outras atividades são realizadas com a participação de alunos de graduação, mestrado e doutorado e pós-doutorandos. A transferência de tecnologia é uma meta importante do FoRC, visto que a conversão dos resultados das pesquisas e do conhecimento acadêmico gerado em aplicações práticas trará benefícios substanciais para o país, impactando a saúde, a indústria, o comércio, o desenvolvimento, e, por fim, a qualidade de vida da população. A cooperação com a indústria de alimentos, governo e outros setores da sociedade é realizada com o apoio da Agência USP de Inovação, também responsável pelo marketing e comercialização da Propriedade Intelectual gerada no FoRC. Workshops, seminários, open-houses, e outras atividades organizadas em conjunto com as partes interessadas, proporcionarão oportunidades para novas parcerias benéficas, agregando valor à pesquisa realizada no centro. (AU)

Membros participantes