Você está aqui: Início » Últimas notícias » [FCF/FBC] Prêmio CAPES de Tese - Edição 2021

[FCF/FBC] Prêmio CAPES de Tese - Edição 2021

Por Elaine Midori Ishiko - Departamento de Análises Clínicas

Última atualização em 11/03/2021

Link do edital: https://edudrive.rnp.br/index.php/s/ikyheE8lD0bMnqt

Site para inscrição: https://pct.capes.gov.br/inscricao

TESES DE DOUTORADO

Lançado Prêmio CAPES de Tese 2021

Serão selecionadas até 49 teses de doutorado defendidas no Brasil, em 2020

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) lançou o Prêmio CAPES de Tese 2021, regido pelo Edital nº 03/2021. A 16ª edição da premiação foi divulgada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 10, e vai reconhecer as melhores teses de doutorado defendidas em 2020, em cada uma das 49 áreas do conhecimento, reconhecida pela Fundação.

Benedito Aguiar, presidente da CAPES, lembra a crescente adesão nas edições anteriores e enfatiza a qualidade das teses recebidas. Ele destaca que a premiação tem motivado os pesquisadores brasileiros e “é uma ótima forma de reconhecer a excelência dos trabalhos acadêmicos desenvolvidos por nossos cientistas”.

Entre os trabalhos selecionados, três serão agraciados com o Grande Prêmio, divididos em três grupos de grandes áreas: a) Ciências Biológicas, da Saúde e Agrárias, b) Engenharias, Ciências Exatas e da Terra e Multidisciplinar e c) Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes e Ciências Sociais Aplicadas.

A escolha dos trabalhos será feita por comissões de premiação, que vão considerar sua originalidade, a relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social do País. Além disso são avaliadas a qualidade e quantidade de publicações decorrentes da tese, sua metodologia, redação, estrutura e organização do texto.

Premiação

Os autores das teses selecionadas receberão bolsa de até um ano para estágio pós-doutoral em instituição nacional, certificado e medalha. Seu orientador ganhará um prêmio para participação em evento acadêmico-científico nacional, no valor de até R$3 mil, além de certificado que também será oferecido aos coorientadores e ao PPG no qual foi defendida.

Os autores vencedores do Grande Prêmio ganharão uma bolsa para estágio pós-doutoral em instituição internacional, por até 12 meses, certificado e troféu. O orientador vai receber premiação de R$9 mil para participar de congresso internacional e certificado de premiação que também será oferecido aos coorientadores e ao Programa em que a tese foi defendida.

Prêmios adicionais serão concedidos pelas instituições parceiras. A Fundação Carlos Chagas vai oferecer R$15 mil aos autores das teses vencedoras nas áreas de Educação e Ensino, além de quatro menções honrosas no valor de R$5 mil, duas em cada uma dessas áreas. A Comissão Fulbright dará uma bolsa de pós-doutorado de quatro meses, no valor de US$16 mil, para um dos inscritos cujo trabalho evidencie a amplitude e a profundidade das relações Brasil-Estados Unidos. E a Dimensions Sciences vai premiar com US$2 mil uma autora na área de Biotecnologia, cujo trabalho tenha relação com inovação e empreendedorismo.

Inscrição

Os programas de pós-graduação (PPGs) serão responsáveis pela pré-seleção das teses que deverão estar registradas na Plataforma Sucupira da CAPES e terem sido defendidas no Brasil, em 2020, mesmo em casos de cotutela ou outras formas de dupla diplomação. Após a escolha do trabalho que representará o Programa, o coordenador de PPG terá até dia 07 de maio para cadastrar todas as informações do concorrente no site http://pct.capes.gov.br/inscricao.

O resultado da primeira etapa do Prêmio está previsto para ser divulgado em setembro de 2021.

A CAPES é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

(Brasília – Redação CCS/CAPES)

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES