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Projeto Político-Pedagógico

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Projeto Politico Pedagogico 2014

 

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE FARMÁCIA-BIOQUÍMICA
  
1.      APRESENTAÇÃO
 
 A Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (FCF/USP) adota como missão a promoção e formação de recursos humanos qualificados, empreendedores e com visão crítica, a geração do conhecimento científico e tecnológico e atuação nas atividades de extensão em Ciências Farmacêuticas, visando ser referência no ensino interdisciplinar de forma indissociável da pesquisa e extensão, sendo reconhecida a sua contribuição à sociedade no âmbito da ciência, tecnologia e inovação.
 
Assim, a FCF/USP orienta a formação de seus alunos com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino de Farmácia no Brasil, definidas pela Resolução CNE/CES 02, de 19/02/ 2002, visando à formação do Farmacêutico com caráter generalista, com o seguinte perfil geral:
 
“O Farmacêutico é um profissional com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. É capacitado ao exercício de atividades referentes aos fármacos e aos medicamentos, às análises clínicas e toxicológicas e ao controle, produção e análise de alimentos; pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade.”
 
            Foi nesse contexto e de acordo com a legislação vigente para o ensino farmacêutico no Brasil, que a FCF/USP reformulou a Estrutura Curricular do Curso de Farmácia-Bioquímica e o implantou em 2004.
 
A atual estruturação curricular da FCF/USP foi concebida de acordo com a Resolução CNE/CES 02, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Farmácia. De acordo com a filosofia da referida resolução e, considerando a vocação da USP em desenvolver um ensino que acompanha as transformações das diversas áreas do conhecimento, em permanente diálogo com a sociedade, em produtiva integração entre o ensino, a pesquisa e a extensão, a FCF/USP buscou adequar sua estrutura curricular de forma tanto a integrar conteúdos quanto a proporcionar uma formação com a devida abrangência que atenda ao amplo âmbito de atuação do profissional farmacêutico.
 
O Projeto Político-Pedagógico do Curso de Farmácia-Bioquímica da FCF/USP tem por objetivo delinear não apenas a formatação do currículo atual com a devida explanação sobre as razões de cada item, mas também mostrar um diagnóstico claro e detalhado de sua infraestrutura de ensino, do seu corpo docente, e do perfil de alunos ingressantes e dos egressos.
  
2.      ASPECTOS HISTÓRICOS DO CURSO
  
No dia 12 de outubro de 1898, em reunião promovida pelo Dr. Bráulio Gomes, fluminense nascido em Barra Mansa, foi fundada a Escola Livre de Pharmacia de São Paulo, denominação alterada em 05 de abril de 1902 para Escola de Pharmacia, Artes Dentárias e Partos e, depois, Escola de Pharmacia, Odontologia e Obstetrícia de São Paulo. Em 11 de agosto de 1899, foi reconhecida pelo Governo do Estado de São Paulo como estabelecimento de ensino superior e pelo Governo Federal através do Decreto nº 13.760 de 28 de agosto de 1905, que reconheceu como válidos em todo o território nacional, os diplomas conferidos pela Escola de Pharmacia, Odontologia e Obstetrícia de São Paulo. O curso era de três anos de duração para a formação do Farmacêutico, e mais um para a obtenção do título de Bacharel em Ciências Naturais e Farmacêuticas, após a defesa de tese. Foram aclamados como Diretor e Vice-Diretor respectivamente, o Dr. Bráulio Gomes e o Farmacêutico Pedro Baptista de Andrade. A primeira sede localizava-se na Rua Brigadeiro Tobias, nº 1, na esquina com a Ladeira Santa Efigênia, no Bairro da Luz, São Paulo. Esta Escola foi transferida, no dia 12 de outubro de 1905, para a Rua Marquês de Três Rios, localizada no bairro do Bom Retiro, São Paulo.
 
 Pelo Decreto nº 6.283, de 25 de janeiro de 1934, do Governo Armando de Salles Oliveira, foi criada a Universidade de São Paulo (USP), primeira universidade publica do Estado de São Paulo. Como parte integrante da USP, foi criada a Faculdade de Farmácia e Odontologia, tendo como primeiro diretor o Prof. Benedicto Montenegro.
 
Em 1954, houve grande reformulação do currículo, com a inclusão das disciplinas básicas biológicas, passando o curso a ser ministrado em quatro anos. A partir de 1957, algumas cátedras foram transferidas para a Cidade Universitária Armando Salles de Oliveira, localizada no bairro do Butantã, São Paulo.
 
Pelo Decreto nº 40.346, de 07 de julho de 1962, a Faculdade de Farmácia e Odontologia passou a ser denominada Faculdade de Farmácia e Bioquímica da USP. A turma de 1962, com quatro anos de curso, reivindicou e recebeu o título de Farmacêutico-Bioquímico, aplicado de forma retroativa à turma de 1961. No início de 1963, o curso passou a ser ministrado em 10 semestres no período integral e em 12 semestres no período noturno. No início de 1966, a Faculdade de Farmácia e Bioquímica transferiu-se definitivamente para a Cidade Universitária.
 
Em 16 de dezembro de 1969, durante a Reitoria de Miguel Reale, o Diário Oficial de São Paulo publica o Decreto nº 52.236 do Governador Abreu Sodré que instituiu o Estatuto da USP que muda as estruturas política, administrativa, funcional e didática da instituição, passando a Faculdade a ser denominada Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), conforme o artigo 5º do Estatuto. Com a reforma universitária, a partir de 1970, foi introduzida nova estrutura organizacional, curricular e política na USP. Nessa reforma, as cátedras foram extintas e substituídas pelos Departamentos, como menor unidade administrativa da Universidade. Na FCF/USP, foram criados os Departamentos de Alimentos e Nutrição Experimental (FBA), Análises Clínicas e Toxicológicas (FBC), Farmácia (FBF) e Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica (FBT) que ficaram responsáveis pelo ensino profissionalizante. Foram também criados os Institutos de Ensino e Pesquisa, como o Instituto de Biociências (IB), Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), Instituto de Física (IF), Instituto de Matemática e Estatística (IME) e Instituto de Química (IQ), que se encarregaram do ensino básico, juntamente com a Faculdade de Saúde Pública (FSP). Nessa estrutura, os conteúdos curriculares foram organizados na forma de disciplinas ministradas pelos Departamentos das Unidades de Ensino e Pesquisa. Fato relevante foi a criação da Biblioteca do Conjunto das Químicas, fruto da integração das bibliotecas da FCF e do IQ, tornando-se o mais importante acervo bibliográfico, no gênero, do país.
 
Em 04 de abril de 1968, foi publicada no Diário Oficial da União a Resolução nº 4 do Conselho Federal de Educação, que estabeleceu o Currículo Mínimo para todos os cursos de Farmácia do Brasil, introduzindo o curso Farmacêutico, Farmacêutico Industrial e o Farmacêutico-Bioquímico em duas modalidades.
 
Com isso, em 1969, a estrutura curricular do curso de graduação da FCF/USP sofreu modificações, a saber: o ciclo pré-profissionalizante constituído por disciplinas ministradas pelos Institutos de Ensino e Pesquisa; o ciclo profissionalizante comum para formação do Farmacêutico com disciplinas da FCF/USP (conclusão em 7 semestres); e o ciclo profissionalizante diversificado (conclusão em 10 semestres) com a Modalidade Industrial (Farmacêutico Industrial) e a Modalidade Saúde Pública (Farmacêutico de Saúde Publica).
 
Em 1970, foram criadas duas Modalidades do Curso de Farmácia- Bioquímica, a saber: Modalidade Fármaco e Medicamento e Modalidade Análises Clínicas e Toxicológicas, com 10 e 12 semestres, nos períodos integral e noturno, respectivamente. Em 1977, foi criada a Modalidade Alimentos. O Curso de Farmácia com 7 semestres foi extinto em 1980.
 
Em 2002, o Ministério da Educação publicou novas Diretrizes Curriculares para o ensino de Farmácia no Brasil, através da Resolução CNE/CES 02 de 19 de fevereiro de 2002, que estabeleceu a formação do Farmacêutico com caráter generalista. Atendendo a essas diretrizes, a FCF reformulou a estrutura curricular tendo sido extintas as modalidades e implantado, a partir de 2004, o modelo de formação generalista que se encontra vigente.
 
A mais recente renovação de Reconhecimento do Curso de Farmácia-Bioquímica da FCF/USP foi aprovada pela Portaria CEE/GP 307 de 23 de setembro de 2009, do Conselho Estadual de Educação, publicada no Diário Oficial do Estado em 24 de setembro de 2009, por um período de cinco anos.
 
 
3.      PERFIL E COMPETÊNCIAS DO EGRESSO
  
A formação do Farmacêutico deve contemplar as necessidades sociais da saúde, a atenção integral da saúde no sistema regionalizado e hierarquizado de referência e contra-referência e o trabalho em equipe, com ênfase no Sistema Único de Saúde (SUS). Também deverá contemplar a fabricação de medicamentos, correlatos, alimentos e produtos diagnósticos, considerando toda a cadeia produtiva.
 
O Curso de Farmácia-Bioquímica oferece condições ao aluno de adquirir conhecimentos e desenvolve habilidades e competências requeridas para o exercício profissional, incluindo atenção à saúde, tomada de decisões, comunicação, liderança, gestão e educação permanente, de acordo com a legislação vigente.
 
O egresso do Curso de Farmácia poderá atuar nas seguintes áreas:
 
 
 
 4.      OBJETIVOS DO CURSO
  
O Curso de Farmácia-Bioquímica da FCF/USP tem por objetivo formar profissionais que atuem com competência, ética e compromisso social e que sejam capazes de enfrentar os desafios atuais do mercado de trabalho. A formação abrangente e de base científica dá oportunidade aos alunos de desenvolver senso crítico, liderança e espirito de equipe.
 
A formação de caráter generalista implantada na FCF/USP desde 2004 tem conservado a excelência tradicionalmente reconhecida na formação profissional dos egressos. O programa de ensino de graduação da FCF/USP considera as Diretrizes Curriculares nacionais e a vocação institucional para a pesquisa cientifica e tecnológica e acompanha as transformações das diversas áreas do conhecimento, em permanente diálogo com a sociedade, e em produtiva integração entre o ensino, a pesquisa e a extensão.
 
 5.  ESTRUTURA CURRICULAR
   
O Curso de Farmácia-Bioquímica tem como finalidade formar farmacêuticos de caráter generalista, com ênfase em saúde e tecnologia, e que deverão estar habilitados a atuar em diversos campos de atuação profissional, como farmácias; fabricação e avaliação de produtos farmacêuticos, alimentos e produtos diagnósticos; assistência farmacêutica; serviços farmacêuticos para a saúde (atenção farmacêutica, serviços de analises clínicas e toxicológicas) e outros. 
 
No Quadro 1, é apresentada a Estrutura Curricular do Curso de Farmácia-Bioquímica da FCF/USP, incluindo áreas de atuação profissional, matriz e conteúdos curriculares, modelo de ensino e duração do curso.
   
Quadro 1. Estrutura Curricular do Curso de Farmácia-Bioquímica da FCF/USP
 
Estrutura
Características
Áreas de atuação profissional
Farmácias; fabricação e avaliação de produtos farmacêuticos, alimentos e produtos diagnósticos; assistência farmacêutica; serviços farmacêuticos para a saúde (atenção farmacêutica, serviços de análises clínicas e toxicológicas) e outros.
Matriz curricular
Núcleo básico com conteúdos obrigatórios de ciências exatas, biológicas, humanas e da saúde.
Núcleo profissionalizante com conteúdos obrigatórios e optativos em ciências farmacêuticas, práticas farmacêuticas, estágio em atividades farmacêuticas e trabalho de conclusão de curso. Possibilita a organização de um currículo vocacionado, com eixos de formação e práticas em várias áreas de atuação profissional.
Conteúdos curriculares
Núcleo básico: 38 disciplinas de ciências biológicas, exatas, humanas e da saúde com 149 créditos (2.235 horas).
Núcleo profissionalizante: 30 disciplinas de ciências farmacêuticas obrigatórias com 89 créditos (1.335 horas), e 34 créditos (510 horas) em disciplinas optativas. São oferecidas 40disciplinas optativas organizadas em três eixos de formação: “Saúde”, “Tecnologia” e “Gestão e Assuntos Regulatórios” (125 créditos).
Modelo de ensino
Os conteúdos curriculares são abordados principalmente, na forma de disciplinas sequenciais, com base em requisitos. Alguns conteúdos são tratados de forma integrada entre disciplinas relacionadas, como os integrados de Fisiopatologia, Farmacologia e Química Farmacêutica, o que possibilita a interação, integração e interdisciplinaridade entre docentes de diferentes Departamentos e Unidades.
O método de ensino consiste de aulas expositivas, aulas práticas e atividades dinâmicas (exercícios, grupos de discussão, estudos de casos, apresentação de seminários e outras).
O método de avaliação consiste de provas teóricas e/ou práticas, relatórios de práticas, resolução de exercícios, apresentação de seminários e outros.
Duração do curso
Integral: 10 semestres (5 anos) com duração máxima de 13 semestres.
Noturno: 12 semestres (6 anos) com duração máxima de 15 semestres.
  
 5.1. MATRIZ CURRICULAR
 
A matriz curricular do Curso de Farmácia-Bioquímica está estruturada em dois núcleos com conteúdos básicos e profissionalizantes (Quadro 2).O núcleo básico tem conteúdos de quatro áreas de conhecimento, sendo 13 disciplinas de ciências exatas (62 créditos aula), 16 disciplinas de ciências biológicas (68 créditos aula), 4 disciplinas de ciências humanas e sociais (7 créditos aula) e 5 disciplinas de ciências da saúde (12 créditos aula) (Quadro 3).
 
O núcleo profissionalizante tem conteúdos de ciências farmacêuticas distribuídos em 30 disciplinas obrigatórias que contabilizam 89 créditos aula (1.335 horas) (Quadro 4), aí incluídas atividades não disciplinares como práticas farmacêuticas, estágios em atividades farmacêuticas e trabalho de conclusão de curso que reúnem 40 créditos trabalho (1.200 horas).
 
O curso oferece 40 disciplinas optativas que estão agrupadas em três eixos de formação: “Saúde”, “Tecnologia” e “Gestão e Assuntos Regulatórios” (Quadro 5). Os alunos podem selecionar, deste conjunto de disciplinas optativas, 34 créditos (510 horas) para sua formação acadêmica e profissional.
   
Quadro 2.  Matriz curricular do curso de Farmácia-Bioquímica da FCF/USP
 
NUCLEO BÁSICO – conteúdos obrigatórios
Créditos
Carga horária (h)
Ciências Exatas
62
930
Ciências Biológicas
68
1020
Ciências da Saúde
12
180
Ciências Humanas e Sociais
7
105
 
 
 
NUCLEO PROFISSIONALIZANTE- Ciências Farmacêuticas
 
 
Conteúdos Obrigatórios
89
1335
Conteúdos Optativos
34
510
créditos-aula
272
4080
 
 
 
Práticas Farmacêuticas
4 *
120
Estágios em Atividades Farmacêuticas
26 *
780
Trabalho de Conclusão do Curso
10 *
300
créditos-trabalho
40 *
1200
 
 
 
Disciplinas obrigatórias
238 / 40 *
4770
Disciplinas optativas
34
510
Total
 
5280
 
Crédito aula: 15 horas. Crédito trabalho: 30 horas (*).
  
 Quadro 3.  Áreas de conhecimento e disciplinas do núcleo básico do curso
 
NÚCLEO BÁSICO
Disciplinas
Créditos
 
Disciplinas
Créditos
Ciências Exatas
 
 
Ciências Biológicas
 
Cálculo para Ciências Biológicas
4
 
Anatomia Humana
4
Noções de Estatística
4
 
Anatomia Humana II
3
Física para Farmácia
4
 
Biologia Celular e Tecidual I
2
Química Geral
8
 
Biologia Tecidual II
1
Química Inorgânica
2
 
Biologia Tecidual III
2
Química Analítica
8
 
Fisiologia e Biofísica I
4
Química Analítica Instrumental
8
 
Fisiologia e Biofísica II
5
Estrutura e Propriedades de Compostos Orgânicos
4
 
Bioquímica: Estrutura de Biomoléculas e Metabolismo
12
Reatividade de Compostos Orgânicos
4
 
Bioquímica Experimental
4
Reatividade de Compostos Orgânicos II e Biomoléculas
2
 
Biologia Molecular
6
Química Orgânica Experimental
8
 
Fisiologia do Sistema Hematopoético
3
Compostos Heterocíclicos
2
 
Imunologia Básica
5
Físico-Química
4
 
Microbiologia Básica
8
Sub-total
62
 
Parasitologia I
5
 
 
 
Genética Humana
2
 
 
 
Botânica para Farmácia-Bioquímica
2
 
 
 
Sub-total
68
Ciências Humanas e Sociais
 
 
Ciências da Saúde
 
História da Farmácia, Saúde e Sociedade
2
 
Biossegurança e Primeiros Socorros
3
Informação Científica
1
 
Epidemiologia Geral
2
Ética em Saúde
2
 
Patologia Geral
3
Saúde, Política e Sociedade – O Papel da Farmácia
2
 
Alimentos e Saúde
1
Sub-total
7
 
Nutrição Humana
3
 
 
 
Sub-total
12
Total créditos aula
149
 
Crédito aula: 15 horas.
  
Quadro 4. Disciplinas obrigatórias do núcleo profissionalizante – Ciências Farmacêuticas
 
NÚCLEO PROFISSIONALIZANTE – Ciências Farmacêuticas
Disciplinas
Créditos
 
Disciplinas
Créditos
Fisiopatologia I
6
 
Farmacotécnica
5
Fisiopatologia II
3
 
Física Industrial
4
Fisiopatologia III
3
 
Tecnologia Químico-Farmacêutica
2
Farmacocinética e Toxicocinética
3
 
Tecnologia Farmacêutica e de Cosméticos
4
Farmacodinâmica I
4
 
Obtenção Industrial de Fármacos
2
Farmacodinâmica II
3
 
Biotecnologia Farmacêutica
6
Farmacodinâmica III
3
 
Controle de Qualidade Aplicado às Ciências Farmacêuticas
2
Química Farmacêutica I
3
 
Tecnologia de Alimentos
4
Química Farmacêutica II
2
 
Química de Alimentos
4
Química Farmacêutica III
2
 
Deontologia e Legislação Farmacêuticas
2
Toxicologia
3
 
Supervisão e Garantia de Qualidade
4
Toxicologia Social
1
 
Administração de Empresas Farmacêuticas
2
Planejamento de Fármacos
2
 
Sub-total
41
Farmacobotânica
2
 
 
 
Farmacognosia I
2
 
 
 
Farmacognosia II
2
 
Créditos trabalho
 
Fundamentos de Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica
2
 
Práticas Farmacêuticas
4 *
Farmacoepidemiologia
2
 
Estágio em Atividades Farmacêuticas
26 *
Sub-total
48
 
Trabalho de Conclusão do Curso
10 *
 
 
 
 
 
Total créditos aula / trabalho
89 / 40 *
 
Crédito aula: 15 horas  Crédito trabalho: 30 horas (*).
 
As disciplinas Alimentos e Saúde, Farmacodinâmica, Fisiopatologia, Química Farmacêutica e Toxicologia Social compõem os integrados de FFQ I, II e III.
 
  Quadro 5.  Eixos de formação e disciplinas optativas do núcleo profissionalizante
 
NÚCLEO PROFISSIONALIZANTE – Disciplinas optativas
Eixo Saúde
Creditos
 
Eixo Tecnologia
Creditos
Bioquímica Clínica
4
 
Insumos Farmacêuticos Obtidos por Fermentação
2
Biologia Molecular Aplicada e Farmacogenômica
2
 
Síntese Orgânica para Obtenção de Fármacos
2
Diagnóstico Laboratorial das Doenças Infecciosas e Parasitárias
8
 
Purificação de Produtos Biotecnológicos
2
Imunodiagnóstico
4
 
Validação de Processos de Esterilização
2
Estudos Integrados de Recursos Laboratoriais para o Diagnóstico de Doenças
2
 
Aplicação de Enzimas na Indústria Alimentícia
2
Citologia Clínica
4
 
Tecnologia de Soros e Vacinas
2
Hematologia Clínica
8
 
Controle Físico e Químico de Qualidade de Medicamentos e Cosméticos
6
Análises Toxicológicas
4
 
Controle Biológico de Qualidade de Medicamentos e Cosméticos
4
Toxicologia Forense
2
 
Planejamento Avançado de Fármacos
4
Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica
4
 
Desenvolvimento Farmacotécnico
3
Controle Terapêutico
2
 
Biofarmacotécnica
2
Farmacoterapia I
2
 
Cosmetologia
4
Farmacoterapia II
2
 
Obtenção e Controle de Qualidade de Fitoterápicos
3
Ensaios Clínicos no Desenvolvimento de Novos Fármacos
2
 
Compostos Fenólicos Bioativos em Alimentos
2
Enfermidades Microbianas de Origem Alimentar
2
 
Diversidade Microbiana de Alimentos
2
Nutrigenômica
2
 
Fundamentos da Análise Sensorial de Alimentos
2
Nutrição e Atividade Física
2
 
Nanotecnologia Aplicada às Ciências da Saúde
4
Sub-total
56
 
Radiofarmácia
2
 
 
 
Farmácia Homeopática
4
 
 
 
Atualização em Ciências e Tecnologias Farmacêuticas
1 *
Eixo Gestão e Assuntos Regulatórios
 
 
Sub-total
54/1*
Farmacoeconomia
2
 
 
 
Gestão da Qualidade em Alimentos
4
 
 
 
Fiscalização de Alimentos
4
 
 
 
Qualidade Ambiental
2
 
 
 
Bioestatística
3-1*
 
 
 
Sub-total
15-1*
 
 
 
 
 
 
 
 
Total créditos aula / trabalho
125/2*
 
Crédito aula: 15 horas. Crédito trabalho: 30 horas (*).
 
Devem ser cumpridos 34 créditos, em disciplinas optativas livres, podendo ser cumpridos 10 créditos (30%), em disciplinas de outros cursos de graduação.
  
 5.2. ALTERAÇÕES CURRICULARES
 
A Estrutura Curricular proposta para 2014 resultou de criteriosa análise e intenso estudo e discussão sobre os conteúdos curriculares por docentes e discentes das comissões da FCF/USP dedicadas ao ensino de graduação, a saber: Comissão de Atualização Curricular (CAC), Comissão de Estágios (CE), Comissão de Trabalho de Conclusão do Curso (CTCC), Grupo de Apoio Pedagógico (GAP), Comissão de Coordenação de Curso (CoC) e Comissão de Graduação (CG). Esse estudo teve por objetivo inicial reformular o conjunto de disciplinas optativas, reestruturando-as em eixos temáticos com a finalidade de oferecer aos alunos um direcionamento na formação profissional. Outro objetivo foi de reduzir o alto índice de trancamentos de matrículas em várias disciplinas optativas, o que tem dificultado as atividades pedagógicas de professores e a formação dos alunos.
 
Seguindo as diretrizes curriculares propostas para o curso de Farmácia-Bioquímica, foi discutido e aprovado o agrupamento de disciplinas optativas em eixos de formação, a redução de créditos e de requisitos, a exclusão de disciplinas com baixo interesse pelos alunos e a criação de disciplinas com conteúdos relevantes e inovadores para a formação farmacêutica e com novas abordagens pedagógicas.
 
No eixo Saúde, foi criada a disciplina Estudos Integrados de Recursos Laboratoriais para o Diagnóstico de Doenças com método de ensino baseado em grupos de discussão. Foram reduzidos créditos de Bioquímica Clínica e houve mudança de nomenclatura da disciplina Biologia Molecular Aplicada ao Diagnóstico Laboratorial e Desenvolvimento de Insumos para Biologia Molecular Aplicada e Farmacogenômica. Também foi excluída a disciplina Controle de Qualidade em Análises Clínicas e Toxicológicas.
 
No eixo Tecnologia, foi criada a disciplina Nanotecnologia Aplicada às Ciências da Saúde que conta com uma infraestrutura laboratorial adquirida pelo Programa Pró-Inovação no Ensino Prático de Graduação (Pró-Inovalab) da Pró-Reitoria de Graduação da USP, e que oferecerá oportunidade a alunos de cursos da área de saúde desenvolver projetos de aplicações da nanotecnologia. Também houve alteração de creditos da disciplina Atualização em Ciência e Tecnologia Farmacêuticas de 2 créditos aula para 1 crédito trabalho. A disciplina Radiofarmácia será ministrada em parceria com professores e pesquisadores do Instituto de Pesquisas Nucleares e Energéticas (IPEN).
 
Espera-se que as alterações propostas para os conteúdos optativos contribuam para o aperfeiçoamento do curso, a flexibilização da estrutura curricular e o direcionamento na formação complementar dos alunos.
 
Nesse processo de reformulação curricular, também foram propostas, discutidas e aprovadas alterações em conteúdos obrigatórios de Ciências Básicas e Farmacêuticas. Nas Ciências Exatas do Núcleo Básico, as disciplinas Química Orgânica I, II e III tiveram denominações, programas e semestres de oferecimento alterados, acompanhados de redução de créditos. Nas Ciências da Saúde, os conteúdos de Biossegurança e Descartes de Produtos Químicos e Biológicos e de Primeiros Socorros, com 4 créditos, foram reunidos em uma única disciplina, com alteração de denominação para Biossegurança e Primeiros Socorros e redução de créditos para 3; e a denominação da disciplina de Alimentos e Nutrição III foi alterada para Alimentos e Saúde para evidenciar o conteúdo da disciplina.
 
No núcleo profissionalizante – Ciências Farmacêuticas, os conteúdos dos integrados de Farmacodinâmica, Fisiopatologia e Química Farmacêutica (FFQ) I, II e III, ministrados em três semestres, foram reagrupados em dois semestres, após intensa reflexão e discussão entre professores da FCF e do Instituto de Ciências Biomédicas. O novo formato do integrado FFQ1 será implantado em 2014 e o do integrado FFQ2, em 2015, devido ao fato de que os integrados II e III atuais devem ser mantidos na estrutura curricular de 2014 para oferecimento aos alunos que cursaram o integrado I em 2013. A disciplina Farmacocinética e Toxicocinética, de 4 créditos, teve redução para 3 créditos. As disciplinas de Toxicologia geral I e Toxicologia II tiveram as denominações alteradas para Toxicologia e Toxicologia Social, e as disciplinas Alimentos e Nutrição I e II passaram a denominar-se Química de Alimentos e Nutrição Humana, com a finalidade de evidenciar os conteúdos tratados nas disciplinas. Foi criada a disciplina interdepartamental de Controle de Qualidade Aplicado às Ciências Farmacêuticas, conteúdo considerado importante para a formação do profissional farmacêutico. Foi alterada a denominação da disciplina de Estágio em Atenção Farmacêutica para Práticas Farmacêuticas, com antecipação de semestre de oferecimento e redução da carga horária de 180 para 120 horas (4 créditos trabalho), com a finalidade de flexibilizar o currículo acadêmico dos alunos. Além disso, as disciplinas de Estágio em Atividades Farmacêuticas e Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) tiveram alteração de créditos para 26 e 10 créditos trabalho, respectivamente.
 
Em paralelo com as alterações curriculares, foi feito o estudo de requisitos das disciplinas do curso de forma a manter apenas os essenciais. O estudo se iniciou com a participação de docentes responsáveis pelas disciplinas e foi concluída em reuniões da CoC e da CG. Como resultado, observou-se redução significativa do número de requisitos de disciplinas obrigatórias de 120, em 2013, para 78 (35%), em 2014, o que atende a orientação da Pró-Reitoria de Graduação da USP e dá oportunidade de facilitar a progressão no currículo acadêmico dos alunos. Foram também reformuladas as informações das disciplinas do Núcleo de Ciências Farmacêuticas visando tornar mais coerentes e claras as informações (objetivos, programas, métodos de ensino e de avaliação e outras) a serem disponibilizadas no Sistema JúpiterWeb. Essa ação contribuirá para a melhor compreensão dos alunos sobre os conteúdos a serem estudados e critérios de avaliação. Outro aspecto positivo das alterações é a redução da carga horaria total do curso que será efetivada em 2015, quando o integrado FFQ2 será oferecido.
 
A estrutura curricular do curso de Farmácia-Bioquímica da FCF/USP proposta para 2014 com as denominações de disciplinas, seus requisitos e seus semestres de oferecimento é apresentada no Anexo 1.
 
 5.3. MODELO DE ENSINO
  
O modelo de ensino do curso está apoiado no professor como facilitador e mediador do processo de ensino-aprendizagem, no qual o aluno é o sujeito da aprendizagem.
 
No curso, os conteúdos curriculares são abordados principalmente na forma de disciplinas sequenciais, utilizando para esta finalidade os seus respectivos requisitos. O estudo dos requisitos, cujos resultados foram incorporados na Estrutura Curricular proposta para 2014 (Anexo 1), visa aumentar a flexibilidade do currículo e reduzir o tempo de formação dos acadêmicos.
 
Alguns conteúdos são tratados de forma integrada visando à formação integral e adequada do estudante. Um exemplo disso são conteúdos curriculares abordados de forma interdisciplinar, em disciplinas do núcleo básico, como Informação Científica, Biossegurança e Primeiros Socorros e História da Farmácia, Saúde e Sociedade. Outro exemplo são conteúdos de ciências biológicas e de ciências farmacêuticas ministrados de forma integrada. Esses modelos possibilitam a interação, integração e interdisciplinaridade entre docentes de diferentes Departamentos e Unidades da USP.
 
No núcleo básico, as disciplinas de Anatomia, Biologia Tecidual e Fisiologia e Biofísica, ministradas pelo ICB, formam os Integrados de Ciências Biológicas. No núcleo profissionalizante - ciências farmacêuticas, os Integrados de Fisiopatologia e Farmacologia (FFQ) são constituídos por disciplinas de Fisiopatologia, Farmacodinâmica, Química Farmacêutica, Toxicologia e Alimentos e Saúde, ministradas pela FCF e ICB.
 
Nesses integrados, os temas são abordados de forma conjunta, por sistemas, processos patológicos ou, ainda, grupos de doenças. Esse modelo inédito no ensino farmacêutico estimulou a interação entre professores e a integração dos conteúdos curriculares. Pedagogicamente, esta integração tem sido acompanhada de adequações no sistema de avaliação com o aumento de atividades dinâmicas como exercícios, seminários e estudos de casos. A partir de 2014, os integrados FFQ serão estruturados em dois semestres consecutivos, com o objetivo de estudar os conteúdos dessa área de conhecimento de forma mais centrada. Com base nessa prática pedagógica, está em discussão a proposta do Integrado de Tecnologia que incluirá disciplinas das ciências tecnológicas aplicadas à área farmacêutica.
 
As disciplinas optativas do núcleo profissionalizante estão agrupadas nos eixos de formação: “Saúde”, “Tecnologia” e “Gestão e Assuntos Regulatórios”. Esta proposta tem por finalidade oferecer ao estudante um direcionamento à sua formação, já que o currículo é generalista.
  
5.4. MÉTODOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
 
Os métodos de ensino consistem do estudo dos conteúdos curriculares através de aulas expositivas, aulas práticas e atividades dinâmicas, tais como grupos de discussão, estudos de casos, exercícios, seminários, desenvolvimento de projetos e outras atividades.
 
Os conteúdos teóricos do curso estão embasados principalmente em aulas expositivas, havendo uma tendência cada vez maior à resolução de exercícios, estudos de casos e outras atividades dinâmicas. As aulas práticas (aproximadamente 40% do curso) visam complementar a aprendizagem dos conteúdos teóricos, facilitando o entendimento, bem como demonstrar alguns procedimentos utilizados na profissão farmacêutica.
 
Os ambientes de aprendizagem envolvem disciplinas obrigatórias e optativas que são ministradas em salas de aulas e laboratórios didáticos. O campo de práticas farmacêuticas e de estágios abrange locais de empresas farmacêuticas, de alimentos e de produtos para diagnóstico, farmácias, serviços farmacêuticos e de atenção à saúde, laboratórios de pesquisa e outros locais, onde o aluno tem contato com profissionais de diferentes áreas de formação e que permite desenvolver suas habilidades e competências. As atividades complementares se dão em vários tipos de espaços de aprendizagem que incluem atividades em programas científicos, culturais, de extensão e sociais. Com o intercâmbio internacional, várias instituições de ensino e pesquisa do exterior têm sido também incorporadas aos espaços de ensino e aprendizagem para os alunos do curso.
  
5.5. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E ACOMPANHAMENTO DO CURSO
  
Os métodos de avaliação da aprendizagem do aluno consistem de aplicação de provas sobre conteúdos teóricos e/ou práticos, e participação em atividades de aulas práticas, resolução de exercícios, discussão de estudos de casos, apresentação de trabalhos, projetos desenvolvidos e outros. As comissões vinculadas ao ensino de graduação, como o GAP, têm procurado estabelecer estratégias de estímulo à formação pedagógica continuada do corpo docente para a aplicação de métodos ativos de ensino, que incluam avaliação mais integrada da aprendizagem do aluno.
 
Uma contribuição muito positiva no processo de ensino-aprendizagem é o envolvimento de alunos de pós-graduação do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) – Estágio supervisionado em docência e Preparação Pedagógica em disciplinas da graduação. Os alunos PAE tem estimulado docentes a implementarem novas formas de ensino dos conteúdos curriculares e instrumentos inovadores de avaliação da aprendizagem. Destaca-se também que, a participação de alunos de graduação como monitores do Programa de Estímulo ao Ensino de Graduação (PEEG) em disciplinas de graduação, possibilita uma maior interlocução entre professores e alunos.  
 
O acompanhamento do curso se dá pela avaliação de infraestrutura, estrutura curricular e disciplinas por docentes e alunos utilizando o Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA) da USP.Os resultados desse processo são monitorados semestralmente pelos gestores, Coordenador e Vice-Coordenador da CoC e Presidente e Vice-Presidente da CG.
 
A avaliação das disciplinas pelos alunos se dá por diferentes meios. Nos institutos de ensino básico, como ICB e IQ, são feitos questionamentos sobre aspectos da disciplina e dos docentes. Sistema similar era adotado pelo curso de Farmácia-Bioquímica até 2011 com o apoio da Fundação Universitária para o Vestibular (FUVEST). Os resultados dos formulários de avaliação eram tabulados e encaminhados aos docentes da FCF para apreciação. Essa avaliação era primariamente utilizada pelos docentes responsáveis pelas disciplinas com a finalidade de revisar objetivos pedagógicos, reformular conteúdos curriculares e acompanhar o processo de ensino-aprendizagem. A partir de 2012, passou a ser utilizado o sistema SIGA que visa avaliar os cursos e a estrutura das Unidades de Ensino. Os dados de avaliação de disciplinas gerados pelo SIGA são discutidos pelos Departamentos da FCF que apresentam propostas de reformulação para a CoC e a CG, as quais se incumbem de analisar as propostas e estabelecer estratégias e planos de ação para aprimoramento contínuo dos processos pedagógicos do curso.
 
5.6. PROGRAMA DE TUTORIA
 
O Programa de Tutoria tem por finalidade a orientação de alunos ingressantes no curso por um professor tutor, com relação ao currículo acadêmico (conteúdos obrigatórios e optativos, estágios e atividades complementares). O docente atua como mentor e auxilia o aluno a conhecer e, consequentemente, a integrar-se plenamente na Universidade.
 
A Pró-Reitoria de Graduação da USP instituiu, em 2012, o Programa de Tutoria Científico-Acadêmica (PTCA) que oferece bolsas destinadas a alunos ingressantes como parte da política de valorização do ensino de graduação e integra o conjunto das ações destinadas ao apoio à permanência e à formação estudantil na Universidade de São Paulo. O PTCA contribui para o aprimoramento do Programa de Tutoria da FCF e representa uma mudança qualitativa importante no relacionamento entre a instituição e seus alunos.
 
5.7. ESTÁGIOS
   
Os estágios têm por finalidade a complementação do processo ensino-aprendizagem, constituindo-se em instrumento de integração, em termos de treinamento prático, de aperfeiçoamento técnico-cultural, científico e de relacionamento humano. No curso de graduação de Farmácia-Bioquímica da FCF/USP, estão previstos dois estágios obrigatórios com duração total mínima de 900 horas (17% da carga horária total do curso).
 
As Práticas Farmacêuticas tem duração de 120 horas e podem ser realizadas a partir do 4º semestre, nos períodos integral e noturno. O programa a ser desenvolvido, sob orientação de profissional farmacêutico, deverá ser realizado em Unidades de Assistência Médica Ambulatorial (AMA), Unidades Básicas de Saúde (UBS), Hospitais, Farmácias, Drogarias ou em Ambulatório Médico de Especialidades (AMEs).
 
O Estágio em Atividades Farmacêuticas tem duração de 780 horas e pode ser realizado a partir do 7º semestre, período integral e do 9º semestre, período noturno, nas áreas de: Assessoria Técnico-Científica, Produção e Controle de Qualidade, Garantia da Qualidade, Pesquisa e Desenvolvimento, Pesquisa Clínica, Assuntos Regulatórios e Serviço de Atendimento ao Cliente, em empresas das áreas de Medicamentos, Cosméticos e Correlatos, Alimentos e Produtos Diagnósticos. Também inclui a Assistência e Atenção Farmacêutica, Farmácias e Drogarias, Farmácia Clínica, Farmácia Hospitalar, Farmacovigilância, Marketing Farmacêutico e Serviços de Laboratório (Clínico, Toxicologia, Alimentos e outros).
 
A FCF/USP, por delegação da Universidade, mantém convênio com aproximadamente 300 empresas dos mais diversos ramos da atividade farmacêutica, no qual os profissionais farmacêuticos encontram campo diversificado para suas atividades.
 
 
5.8. TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO
 
O Trabalho de Conclusão do Curso de Farmácia-Bioquímica (TCC) é uma atividade individual dos alunos e visa integrar os conhecimentos adquiridos no curso de graduação em Farmácia-Bioquímica, com ênfase na solução de problemas no âmbito das ciências farmacêuticas. A carga horária do TCC é de 300 horas (10 créditos trabalho).
 
O TCC pode versar sobre qualquer área relacionada à profissão farmacêutica, podendo o trabalho ser teórico ou prático. Possibilita o contato com o processo de investigação cientifica, através da execução das etapas de pesquisa: formulação do tema, metodologia empregada, apresentação e discussão dos resultados, elaboração da conclusão da pesquisa, e a apresentação e avaliação do TCC.
  
5.9. ATIVIDADES COMPLEMENTARES
  
As atividades complementares têm por finalidade contribuir para a formação integral e adequada do aluno no sentido de articular as atividades de ensino, pesquisa e extensão/assistência. No Quadro 6, observam-se as atividades complementares principais e os programas que apoiam essas atividades.
  
Quadro 6. Atividades complementares do Curso de Farmácia-Bioquímica
 
Eixos / Atividades
Programas de Apoio
Pesquisa
Programa de Iniciação Científica (PIC),
Programa de Tutoria Científico-Acadêmica (PTCA),
Programa Ensinar com Pesquisa (PEP)
Ensino
Programa de Estímulo ao Ensino de Graduação (PEEG) – Monitoria,
Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET): PET Saúde, PET Vigilância
Extensão / Social
Programa Aprender com Cultura e Extensão (PACE),
Jornada Científica de Acadêmicos de Farmácia / Campanhas de Saúde
Estágio não obrigatório
Realizado em farmácias, empresas e serviços farmacêuticos e áreas afins
 
 As atividades complementares de pesquisa são articuladas pelo Programa de Iniciação Científica (PIC) da FCF que está bem consolidado e possibilita aos alunos desenvolverem raciocínio científico e habilidades técnico-laboratoriais, além da troca de experiências e rica convivência com professores, pós-graduandos e pesquisadores de diferentes locais do país e do exterior. Esses ambientes de laboratório são propícios para o desenvolvimento de trabalhos de conclusão de curso. Para participação no PIC, existem oportunidades de bolsas para alunos financiadas pelo Conselho Nacional de Pesquisa - CNPq  (PIBIC) e pelas Pró-Reitorias da USP, como o Programa de Tutoria Cientifico-Acadêmica (PTCA) e Programa Ensinar com Pesquisa (PEP). Destaca-se o número crescente de alunos de Iniciação Científica que buscam uma formação complementar especializada nos programas de pós-graduação da FCF, demonstrando a articulação entre a pesquisa e o ensino de graduação e de pós-graduação.
 
As atividades complementares de ensino são mais recentes no curso de Farmácia-Bioquímica e são apoiadas pelo Programa de Estímulo ao Ensino de Graduação (PEEG) – Monitoria da Pró-Reitoria de Graduação. Nesse programa, os acadêmicos tem oportunidade de participar do planejamento e das atividades de ensino e avaliação de disciplinas de graduação, além de contribuir para a interlocução entre alunos e docentes. Outra atividade de relevância é o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET): PET Saúde, PET Vigilância, no qual os alunos tem oportunidade de aprendizado no ambiente de trabalho das equipes multidisciplinares de atenção à saúde. É uma oportunidade ímpar de compartilhamento de experiências com alunos e profissionais de várias áreas da saúde, de desenvolvimento de várias habilidades e competências, como liderança, trabalho em equipe, entre outras.
 
As atividades complementares de extensão reúnem o Programa Aprender com Cultura e Extensão (PACE) da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária e também atividades tradicionais na FCF/USP, como a Jornada Científica dos Acadêmicos de Farmácia-Bioquímica e as Campanhas de Saúde. São espaços importantes para o desenvolvimento pessoal e para a realização de ações sociais dos estudantes, além de possibilitar a percepção de sua atuação como profissional da saúde.
 
A Representação Discente é uma atividade importante de participação de alunos em órgãos colegiados da FCF/USP, como Conselhos de Departamento, Comissões de Ensino, Pesquisa e Extensão e Congregação. É um mecanismo efetivo de interlocução entre alunos, professores e gestores do curso de graduação. Outra importante atividade é a participação de alunos em Entidades Acadêmicas, como Centro Acadêmico de Farmácia e Bioquímica, Associação Atlética Acadêmica de Farmácia e Bioquímica, Farma Júnior e Consultoria e Farmácia Acadêmica Social. Essas atividades contribuem para o desenvolvimento de habilidades e competências em comunicação, tomada de decisões, liderança e gestão.
 
Para valorização das atividades complementares no histórico escolar dos alunos, foi proposta para 2014 a apresentação de um relato na forma de portfólio contendo as atividades realizadas e respectivas cargas horárias, com documentos comprobatórios, a ser analisado pelo professor tutor e, posteriormente, pela Comissão de Graduação. No histórico escolar serão indicadas as atividades complementares, com carga horária mínima de 120 horas.
  
5.10. INTERCÂMBIO INTERNACIONAL
 
A FCF/USP tem um Programa de Bolsas de Intercâmbio Internacional – Bolsas de Mérito Acadêmico, oferecido pela Reitoria da USP, aos alunos do curso de graduação. Esse programa visa dar oportunidade aos alunos para realizarem atividades acadêmicas no exterior, tais como cursar disciplinas ou realizar pesquisa, por um ou dois semestres, em instituições conveniadas à USP e com destacado reconhecimento científico e acadêmico.
 
A Pró-Reitoria de Graduação (Pró-G) da USP disponibiliza aos alunos do curso de graduação o Programa de Bolsas de Mobilidade Internacional Santander Universidades. Esse programa resultou de convênio entre a Pró-G e o Banco Santander, e tem por finalidade viabilizar o intercâmbio internacional de estudantes com países ibéricos. A Pró-G também tem o Programa de Apoio à Internacionalização da Graduação (Pró-Int) que visa apoiar o projeto de internacionalização nas Unidades, destinando recursos financeiros para a participação de estudantes em eventos ou atividades acadêmicas no exterior.
 
Também há oportunidades de bolsas de intercambio internacional oferecidas pelo Programa Ciência sem Fronteiras, iniciativa dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional.
 
A FCF/USP mantém convênio com mais de 30 instituições do exterior, o que tem resultado em excelente aporte de conhecimentos para os participantes, tanto em termos técnico-científicos como de formação pessoal. O curso de Farmácia-Bioquímica também recebe vários estudantes de mais de 10 instituições estrangeiras o que contribui para o desenvolvimento acadêmico e sócio-cultural dos nossos alunos.
 
 6.      INFRAESTRUTURA DO CURSO
 
6.1. Responsável pelo curso
 
Nome: Terezinha de Jesus Andreoli Pinto
 
Titulação: Professor Titular
 
Cargo Ocupado na Instituição: Diretor
 
 
6.2. Dados gerais
 
Horários de Funcionamento:      Das 08:00 às 24:00 horas, de segunda à sexta-feira
 
Das 08:00 às 14:00 horas, aos sábados
 
Duração da hora/aula:     60 minutos
 
Número de vagas oferecidas, por período:       
Integral: 75 vagas, por ano
Noturno: 75 vagas por ano

 

  
6.3. Infraestrutura da FCF/USP para o curso
 
A infraestrutura física da Unidade para o curso de Farmácia-Bioquímica consiste em 8 salas de aula, com capacidade para 35 a 90 assentos, 8 laboratórios didáticos exclusivos para uso do curso de graduação (Quadro 7). Duas salas de aula e 5 laboratórios didáticos da FCF/USP foram reformados, em 2013, com recursos de infraestrutura do Programa de Recuperação de Espaços Didáticos (Pró-Ed) da Pró-Reitoria de Graduação da USP. O Laboratório de Nanotecnologia Aplicada foi instalado, em 2013, com recursos de infraestrutura e equipamentos do Programa Pró-Inovalab da Pró-Reitoria de Graduação da USP. O curso também conta com salas de aula e laboratórios didáticos, nos Institutos de ciências básicas ICB, IF e IQ.
 
 Quadro 7. Infraestrutura física institucional reservada para o curso de Farmácia-Bioquímica
 
Local
Instalações
Número
Capacidade*
Observações
FCF/USP
Sala de aula
8
35 (1), 40 (1), 65 (2), 80 (2), 90 (2)
Com acessibilidade (7)
 
Laboratório didático
8
8 (1**), 20 (1), 25 (2), 30 (1), 40 (2), 50 (1)
Exclusivos para o curso de graduação 
ICB/USP
Sala de aula
11
25 (2), 50 (1), 95 (4), 110 (3), 182 (1)
 
 
Laboratório didático
7
45 (4), 80 (1), 96 (2)
 
IQ/USP
Sala de aula
5
59 (1), 74 (1), 92 (1), 95 (1), 112 (1)
 
 
Laboratório didático
4
80 (1), 85 (3)
 
IF/USP
Sala de aula
1
60 (1)
 
 
Laboratório didático
1
24 (1)
 
 
* Número de assentos (numero de salas).
 
** Laboratório de Nanotecnologia Aplicada instalado em 2013.
  
A Biblioteca do Conjunto das Químicas, instalada nas proximidades da FCF/USP, contém um dos maiores acervos bibliográficos das áreas de Química e Farmácia, em São Paulo. No Quadro 8, estão indicados os recursos bibliográficos disponíveis nessa biblioteca, para o curso de Farmácia-Bioquímica.
 
Quadro 8.  Recursos bibliográficos do curso de Farmácia-Bioquímica
 
Recurso
Especificação
Tipo de acesso ao acervo
(X) Livre    ( ) Através de funcionário
É específico para o curso
( ) sim        ( ) não     (X) específica da área
Total de Livros para o curso
Títulos: 40.659                Volumes: 108.535
Periódicos
324 títulos correntes e 3.530 existentes
Videoteca/Multimídia
312
Teses
5.202
Outros
11.512 microfichas; 55.105 patentes
 
Fonte: Relatório Anual da FCF/USP, dados referentes a 2012.
 
 
7.      CORPO DOCENTE
  
A FCF conta com 90 docentes, sendo 44 (48,8%) professores doutores, 23 (25,6%) professores associados e 23 (25,6%) professores titulares (Figura 1) que tem atividades no ensino de graduação, como responsáveis e/ou colaboradores de disciplinas obrigatórias e/ou optativas. Desses docentes, 85 estão em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP), 4 em Regime de Turno Completo (RTC) e 1 em Regime de Turno parcial (RTP). Informações sobre os docentes (nome, titulação, regime de trabalho e departamentos) estão indicadas nos Anexos 2, 3 e 4.
 
            O curso também conta com vários docentes de outras Unidades da USP que ministram disciplinas obrigatórias e optativas do curso. Essas Unidades são: Instituto de Química (IQ), Instituto de Física (IF), Instituto de Matemática e Estatística (IME), Instituto de Biociências (IB), Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) e Faculdade de Saúde Pública (FSP).
 
  
8.      PERFIL DO INGRESSANTE
  
O perfil do ingressante do curso de Farmácia-Bioquímica foi elaborado com base em informações disponibilizadas pelo sistema de avaliação SIGA, referente aos dados de 2011 (https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/indicadoresCaractDemogSocioEconomica?tipo=caractUSP).
 
Com base nas características demográficas e socioeconômicas dos ingressantes, em 2011, há um predomínio de estudantes do sexo feminino (61,3%), com idade inferior a 18 anos (52,0%) e estado civil solteiro (100%).
 
O ensino fundamental e médio foi realizado principalmente em escola particular no Brasil (74,7% e 78,7%, respectivamente). O tipo de ensino médio comum foi o mais frequente (98%) e 84,7% dos ingressantes cursaram o ensino médio preferencialmente no período diurno (só manhã ou tarde).
 
Com relação ao grau de instrução mais alto que os pais obtiveram, o mais frequente foi o universitário completo (48% para os pais e 57,3% para as mães), e em segundo lugar foi o ensino médio completo (pais: 22,7% e mães: 20%).
 
A renda familiar mais frequente foi a de 7 a 10 salários mínimos (24,7%), seguida de 5 a 7 salários mínimos (20%).
  
 

Última atualização em 17/03/2015 às 10h33