Você está aqui: Início » Ensino »Pós-Graduação» Sobre o PPG em Ciência dos Alimentos

Pós-Graduação - Sobre o PPG em Ciência dos Alimentos

HISTÓRICO

O Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Alimentos iniciou-se em 1968, com a denominação Curso de Pós-Graduação em Bioquímica Aplicada aos Alimentos - setor de Bromatologia. Seu regulamento teve sua primeira aprovação em 08/12/1967, durante reunião da Congregação da antiga Faculdade de Farmácia e Bioquímica, hoje Faculdade de Ciências Farmacêuticas. Em outubro de 1970, a Reitoria da Universidade de São Paulo autoriza o funcionamento do curso de Pós-Graduação na área de Ciências do Alimento (Bromatologia) em nível de Mestrado e, em outubro de 1971, em nível de Doutorado. O curso foi credenciado pelo Ministério da Educação em 1970 e 1971, para Mestrado e Doutorado, respectivamente. Em função do Decreto 3860, de 09 de julho de 2001, o curso passou a denominar-se Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Alimentos. Até 1995, o curso recebeu conceito "A" (máximo) em todas as avaliações feitas pelo Ministério da Educação. A partir de 1995, quando foi iniciado o Sistema de Avaliação Trienal pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), do Ministério da Educação, o programa foi avaliado com conceito 5, no triênio 1995-1997; conceito 6 no triênio 1998-2000; conceito 7 no triênio 2001-2003; conceito 7 no triênio 2004-2006 e 2007-2009. Atualmente, no triênio 2022-2024, o Programa está avaliado com conceito 5.


O FBA oferece, anda, aos alunos de Graduação que desejam um aprofundamento do conhecimento na área de Ciência dos Alimentos e Nutrição Experimental, várias disciplinas voltadas ao estudo dos aspectos físicos, químicos, bioquímicos e microbiológicos dos alimentos, além de questões relativas à qualidade nutricional, salientando que a Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP é uma das poucas Faculdades de Farmácia no Brasil que oferece aos seus alunos de graduação a formação em “Alimentos e Nutrição Experimental”. Depois de adquirir competência nas áreas de química, física e biologia, o aluno poderá adquirir formação específica na área de Alimentos com ênfase no controle de alterações durante o armazenamento e processamento dos alimentos, bem como desenvolvimento de novos produtos, passando pelas etapas de controle de qualidade e fiscalização. São estudadas também as transformações nas várias etapas da vida útil do alimento in natura ou processado visando a qualidade e a preservação de propriedades nutricionais. O elenco de disciplinas oferece ao profissional farmacêutico-bioquímico, competência para atuar em indústrias de alimentos e de matérias primas alimentares, em órgãos públicos de fiscalização e em institutos de pesquisa.

 

OBJETIVOS

O Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Alimentos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo, tem como objetivo a formação de mestres e doutores capazes de promover o avanço do conhecimento científico e tecnológico nas diferentes áreas da Ciência dos Alimentos em nosso país.

 

ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO

  

LINHAS DE PESQUISA

Caracterização Química e Bioquímica de Compostos Alimentares

Estudo das características dos componentes alimentares e sua relação com a qualidade, a atividade biológica e a funcionalidade, e também das alterações a que estão sujeitos em função da colheita e do processamento das matérias-primas alimentares.

 

Projetos

Bioquímica e Biologia Molecular Pré e Pós-Colheita.

Compostos Bioativos em Alimentos: Prospecção, Caracterização, Funcionalidade e Aplicações.


Efeitos Metabólicos de Nutrientes e Compostos Bioativos de Alimentos

Estudo dos efeitos dos nutrientes e compostos bioativos presentes nos alimentos sobre o metabolismo, em condições de normalidade ou patologia, em humanos ou modelos de experimentação.

 

Projetos

Nutrigenômica Aplicada a Estudos de Compostos Bioativos em Alimentos.

Relação Dieta-Nutrição-Doenças Crônicas Generativas Não-Transmissíveis.

 

Qualidade e Segurança de Alimentos

Estudo das características químicas, físicas, bioquímicas, organolépticas e microbiológicas dos alimentos e sua relação com a qualidade e segurança.

 

Projetos

Análise de Alimentos e Sistematização de Dados de Composição.

Avaliação e Gestão de Riscos Químicos e Biológicos em Alimentos.

 

 

Informações relacionadas

Última atualização em 24/11/2023 às 12h42