Você está aqui: Início » Pesquisa » Linha de Pesquisa: » Projeto: Resistência à Ceftazidima-avibactam em Enterobacterales

Resistência à Ceftazidima-avibactam em Enterobacterales

Coordenador(es): - Jorge Luiz Mello Sampaio
Participante(s):
.

2020 - Atual

Resistência à Ceftazidima-avibactam em Enterobacterales
Descrição: Enterobacterales é o principal grupo de bacilos Gram-negativos responsáveis por infecções nosocomiais graves em todo o mundo e o tratamento empírico dessas infecções usualmente inclui os carbapenêmicos. O principal mecanismo de resistência a essa classe de antimicrobianos é a expressão de carbapenemases, mais frequentemente as do tipo KPC. Em março de 2019 foi aprovada para uso clínico no Brasil a combinação de ceftazidima com um novo inibidor de betalactamases, o avibactam (CAZ-AVI). Este composto tem sido utilizado com sucesso no tratamento das infecções causadas por bacilos Gram-negativos produtores de KPC, representando uma ferramenta terapêutica de extrema importância, pois tem sido utilizado no lugar das polimixinas, que são nefrotóxicas, e têm resposta clínica pouco satisfatória. Uma das limitações do uso clínico do avibactam, no entanto, é a ausência de atividade inibitória contra as metalo-betalactamases (MBL). Além disso, com o início do uso clínico da CAZ-AVI, isolados produtores de variantes KPC, relacionados com a resistência à CAZ-AVI, têm sido identificados e tem havido um aumento na frequência de Enterobacterales que coexpressam KPC e MBL. O projeto tem por objetivos caracterizar variantes de KPC que conferem fenótipo de resistência à ceftazidima-avibactam, propor testes fenotípicos que identifiquem coprodução de KPC+MBL, avaliar a disseminação clonal por PFGE e sequenciamento de genomas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (2) .
Integrantes: Jorge Luiz Mello Sampaio - Coordenador / Aline Valério de Lima - Integrante / KEILA DE OLIVEIRA LIMA - Integrante.
Financiador(es): Grupo Fleury - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 2

Palavras-chave: betalactamases do tipo AmpCs, plasmídios

Última atualização em 2024-01-15 12:42:00

Projetos de Pesquisa relacionados