Jornada Científica dos Acadêmicos de Farmácia e Bioquímica - JCAFB
Jornada Científica dos Acadêmicos de Farmácia e Bioquímica
A Jornada Científica dos Acadêmicos de Farmácia e Bioquímica (JCAFB) da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (FCF-USP) é um projeto de extensão universitária que se caracteriza pela prestação de serviços voluntários de assistência farmacêutica à comunidade de uma cidade carente, que visa à melhoria das condições de vida da mesma, buscando soluções locais e criando “multiplicadores de conhecimento”. Além disso, o projeto proporciona aos alunos participantes aprendizado científico, humanitário e social, devido ao contato estreito com uma realidade cultural e socioeconômica diferente.
A JCAFB foi idealizada por alunos e professores da FCF-USP em 1964, e a primeira expedição ocorreu em 1966, na cidade de Peruíbe-SP. Seguiu então rumo ao interior paulista e à região Sul de Minas Gerais, até o final da década de 1970, momento em que ela foi interrompida devido ao crescimento das atividades do Projeto Rondon. Em 2003 alguns acadêmicos, em conjunto com professores, retomaram a Jornada com um molde semelhante ao anterior. O projeto acontece no mês de Janeiro, em um período de 21 dias. A cada ano o Projeto é organizado por uma coordenação discente formada por 8 graduandos da FCF-USP, além de contar com o apoio de docentes.
Já a equipe acadêmica que efetivamente vai para a Jornada é formada por cerca de 50 estudantes do curso de Farmácia e Bioquímica da Universidade de São Paulo. Todos estes participantes são voluntários de diferentes anos de ingresso na faculdade, os quais são selecionados por meio de uma prova, depois de passarem por treinamentos de capacitação. Entre esses alunos são formados dois grupos principais: o grupo de trabalho de campo e o de análises clínicas. A equipe de trabalho de campo visita as famílias selecionadas, distribuindo os coletores universais para a coleta de fezes e passando orientações sobre hábitos saudáveis de vida e alimentares, uso correto de medicamentos e parasitoses, neste último caso enfatizando a profilaxia.
Os jornadeiros de análises clínicas, por sua vez, são aqueles que montam um laboratório na cidade para a preparação e leitura das amostras de fezes, urina e sangue trazidas pela equipe de campo. Campanhas são fornecidas para detecção de anemia, nas crianças e idosos participantes do projeto, e campanhas de DHC (diabetes, hipertensão e colesterol) para toda a população. Além disso, é realizada a análise microbiológica da água, visto que essa é um importante veículo de enfermidades diarreicas de natureza infecciosa. A Jornada Científica realiza ainda atividades educacionais que visam à promoção da saúde. São criados grupos de atividades que trabalham com crianças, idosos e adolescentes, além de realizar a capacitação dos agentes comunitários de saúde. Todos os dados são passados para a Prefeitura local e divulgados para a população para que, juntos, proponham estratégias e construam soluções para a melhoria da qualidade de vida na cidade.
Gestão 2022:
Coordenador: Luís Carlos Fogaça dos Santos
Vice-coordenador: Rodrigo Gonçalves Queijo
Contatos:
E-mail: jcafb@usp.br
Instagram: @jornadafarmausp
Facebook: Jornada Científica dos Acadêmicos de Farmácia-Bioquímica
Site: https://www.jornadafarmaciausp.com/
Última atualização em 22/08/2022 às 10h47