Você está aqui: Início » Sobre o Curso » Trabalho de Conclusão de Curso » Defesas 2º/2023

Trabalho de Conclusão de Curso » Defesas 2º/2023

BANCAS JULGADORAS DO TCC -  2º semestre de 2023


CRONOGRAMA DE DEFESAS DE TCC: CLIQUE AQUI


SOBRE A DEFESA

1) De posse da data e horário definidos pela CTCC, o(a) orientador(a) deverá encaminhar convite via e-mail da sala virtual do Google Meet para os demais membros da banca e para o aluno. O orientador é o responsável pela criação e gerenciamento desta sala virtual onde se dará a defesa do TCC do aluno. As normas de defesa e modelo de relatório da defesa, serão encaminhados por e-mail ao orientador.

OBS: Infelizmente, por normas atuais do GSuite/USP, somente docentes da USP podem criar salas passíveis de gravação. Desta forma, se o orientador for externo à Universidade, e tiver membro docente da USP na banca, deverá solicitar a gentileza de criar a sala de defesa, e incluir os membros da banca e aluno nela. Caso não tenha nenhum membro docente da USP na banca, então deverá entrar em contato com a ctcc.fcf@usp.br, para solicitar auxilio na criação da sala.

2) A defesa deverá ser gravada pelo orientador .

3) A defesa terá um período máximo de 1 hora, sendo que: o aluno disporá de 15 minutos para fazer a apresentação oral. A arguição não deverá exceder 45 minutos, com duração máxima de 15 minutos por examinador.

4) No momento da defesa, o orientador deverá iniciar identificando o aluno, o projeto, e os membros da banca presentes. Em seguida, informará as normas aos demais participantes.

5) Com a palavra, o aluno compartilhará a defesa dele com os demais presentes na sala virtual e fará sua explanação.

6) Após as arguições dos docentes, o orientador deverá solicitar ao aluno que deixe a sala virtual para que a banca possa deliberar sobre as notas do aluno. Se houver outros convidados externos à banca, também deverão deixar a sala.

7) As notas deverão ser indicadas oralmente, para que o orientador anote no relatório de defesa. Ao término, o orientador deverá fazer a média ponderada e colocar no campo designado do relatório. Esse relatório deverá ser encaminhado juntamente como a gravação compartilhada da defesa para o e-mail da ctcc.fcf@usp.br.

8) O orientador deverá chamar a pessoa novamente à sala para informar as notas que foram atribuídas, e demais comentários que julgar pertinente. Após, encerrar a sessão.

9) O vídeo da defesa é de uso exclusivo da Comissão de TCC, para auditorias sobre a defesa somente. Não pode ser divulgado ou inserido em midias sociais.

 

OBSERVAÇÕES:

1) Cabe ao presidente da Comissão Julgadora zelar para que a defesa ocorra dentro das normas legais e do decoro acadêmico.

2) caso haja necessidade, o orientador deverá acionar a presença do suplente

3) em caso de impossibilidade da realização da defesa, nova data poderá ser marcada com anuência da banca presente, e informado à CTCC.

Informações relacionadas

Última atualização em 31/10/2023 às 11h21