Você está aqui: Início » Curso » Trabalho de Conclusão de Curso

Trabalho de Conclusão de Curso

 

ACESSO AO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE TCC - CLIQUE AQUI

 

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE FARMÁCIA-BIOQUÍMICA DA FCFUSP (VERSÃO PARA IMPRESSÃO)

 

Conceito

 O Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) consiste na formulação e apresentação de um trabalho de natureza cientifica ou técnica da área farmacêutica, sob orientação de um professor da FCFUSP, elaborado individualmente por aluno(a) do curso de graduação em Farmácia-Bioquímica, como condição, se aprovado(a), para a obtenção do título de Farmacêutico-Bioquímico. O trabalho técnico é um estudo que visa propor, discutir, revisar e/ou apresentar soluções para um problema de relevância nas ciências farmacêuticas.

 

 Objetivo

O TCC possibilita avaliar o aluno ao final do curso de graduação, objetivando a capacidade de integração de conceitos teóricos e atividades práticas, bem como a capacidade de formulação de trabalho técnico ou científico em busca de solução de problemas no âmbito das ciências farmacêuticas.

O TCC do Curso de Farmácia-Bioquímica da FCFUSP deve propiciar ao aluno:

1) O aprofundamento de seus conhecimentos teórico-práticos, através do tema escolhido, em umas das áreas de conhecimento das ciências farmacêuticas;

2) O contato com o processo de investigação cientifica ou técnica, através da execução das etapas de pesquisa, tais como: formulação do tema (introdução, justificativa e objetivos), metodologia empregada (métodos de obtenção, processamento e análise de dados), apresentação e discussão dos resultados, elaboração coerente da conclusão da pesquisa e a apresentação escrita e oral do trabalho completo.

 

Trabalho de Conclusão de Curso

 O tema do TCC deverá ser, obrigatoriamente, do âmbito das ciências farmacêuticas, guardando relação com o elenco de disciplinas obrigatórias e optativas do curso de graduação em Farmácia-Bioquímica da FCFUSP.

  1. O TCC estará vinculado à disciplina Trabalho de Conclusão do Curso de Farmácia-Bioquímica (0909012) que será ministrada no 9º semestre para turma do Integral e no 11º semestre para turma do noturno.
  2. A matrícula na disciplina TCC estará condicionada à aprovação do aluno nas disciplinas requisitos da disciplina TCC e à aprovação do projeto pela comissão de TCC;
  3. O projeto de TCC deverá ser apresentado pelo aluno, com anuência formal do orientador, no semestre anterior ao da disciplina TCC (obdecido o cronograma);
  4. O TCC será individual, não podendo um mesmo projeto ser apresentado por dois ou mais alunos;
  5. O trabalho de iniciação científica poderá ser utilizado como tema para elaboração do TCC desde que: a) realizado nos últimos anos do curso (a partir do 7º semestre para a turma do integral e do 9º semestre para  aturma do noturno); b) o tema seja revisado à luz do conhecimento científico atual. Fica implícito que o relatório de estágio de iniciação científica não será aceito como TCC;
  6. A avaliação final do TCC será realizada por uma Comissão Julgadora sugerida pelo orientador e designada pela Comissão de TCC.

 

 Orientador de TCC

 

     Atribuições do orientador de TCC

  1. Auxiliar o aluno na formulação do projeto de TCC;
  2. Comunicar à Comissão de TCC, por escrito, quaisquer alterações das atividades previstas.
  3. Orientar, acompanhar e avaliar o desenvolvimento do TCC em todas as suas fases;
  4. Garantir o desenvolvimento de TCC relacionado às ciências farmacêuticas;
  5. Ter conhecimento do conteúdo do Manual de TCC e respeitar o cronograma de TCC e os prazos estabelecidos pela Comissão de TCC.
  6. Validar o projeto de TCC no Sistema de Gerenciamento de TCC, fazendo encaminhamento à Comissão de Avaliação.

 

Aluno de TCC

 O aluno deverá elaborar um TCC de Farmácia-Bioquímica, em uma das áreas de conhecimento das ciências farmacêuticas, ou de áreas correlatas, sob orientação de um professor da FCFUSP, de outra Unidade da USP, ou de Instituição de Pesquisa, desde que previamente credenciado pela Comissão de TCC.

           

       Atribuições do aluno

       1.    Propor o tema do TCC, em conformidade com as diretrizes estabelecidas pela Comissão de TCC;

       2.    Escolher um professor orientador de TCC, com atuação em pesquisa ou ensino compatível com o tema proposto para o trabalho;

       3.    Elaborar e submeter o projeto de TCC, com anuência formal do orientador, nos prazos estabelecidos no cronograma de TCC;

       4.    Desenvolver o TCC de forma responsável e com dedicação e cumprir o cronograma de execução descrito no projeto de TCC;

       5.    Matricular-se na disciplina TCC (0909012), apresentar o trabalho final, com anuência formal do orientador, nos prazos estabelecidos no cronograma da disciplina de TCC;

       6.    Comunicar ao orientador e à Comissão de TCC, por escrito, quaisquer alterações das atividades previstas.

 

Comissão Julgadora do TCC

A comissão julgadora do TCC será composta de 3 (três) membros: 

Os suplentes deverão ter obrigatoriamente título de doutor.

 

      Atribuições da comissão julgadora

  1. Avaliar o conteúdo do TCC final impresso, a apresentação oral e defesa de TCC considerando os critérios definidos pela Comissão de TCC.
  2. Elaborar o relatório de defesa de TCC que deverá conter: notas atribuídas pelos examinadores, média das notas e resultado final.
  3. No relatório de defesa de TCC, deverão ser incluídas recomendações, quando relevantes, para reformulação do texto do TCC.

 

OBS: A banca será sugerida pelo aluno e seu orientador, e posteriormente indicada pela Comissão de TCC.

 

Desenvolvimento do TCC 

Realizado nas seguintes etapas:

 

Projeto de TCC

O projeto de TCC deverá ser elaborado pelo aluno, sob a supervisão do orientador, sendo inserido no Sistema de Gerenciamento de TCC, inicialmente pelo aluno e, em seguida, com o encaminhamento do orientador.

É recomendável que o aluno comece a elaborar o projeto de TCC dois semestres antes da matrícula na disciplina de TCC e consequente defesa.

O projeto que envolva estudo com seres humanos, animais de experimentação, organismos geneticamente modificados ou produtos químicos perigosos deve ser elaborado e encaminhado com antecedência, nos primeiros dias do período de carregamento de novos projetos, para ser avaliado pela Comissão de TCC e submetido aos respectivos comitês de ética (CEP, CEUA e CIBio; veja aspectos éticos do projeto de TCC). Após a inserção no sistema, o projeto de TCC será avaliado por um membro da Comissão de TCC que emitirá um parecer.

O projeto com pendência deverá ser alterado conforme orientações do parecerista, e submetido novamente no sistema para nova avaliação.

A aprovação do projeto de TCC é requisito primordial para a aceitação da matricula do aluno na disciplina TCC, inserção do TCC final no sistema e consequente defesa do trabalho.

 

Versão final do Trabalho de Conclusão de Curso

O TCC final deverá ser elaborado pelo aluno, seguindo o modelo disponibilizado na pagina da FCFUSP,  e deve ter consistência com o projeto de TCC.

O texto de TCC final deverá conter cerca de 30 páginas utilizando letra arial 12, espaço de parágrafo 1,5, margens de 2,5 x 2,5 cm, numeração de paginas e impressão em frente-e verso. A bibliografia deverá ser citada no texto.

As aprovações dos Comitês de Ética e outros documentos ou dados relevantes do trabalho desenvolvido poderão ser incluídos na seção de Anexos.

O TCC final poderá ser apresentado na forma de artigo científico ou de divulgação. Nesses casos, deverá ser seguida a formatação recomendada pela revista selecionada para publicação.

O arquivo do TCC final deverá ser inserido no Sistema de Gerenciamento de TCC (upload file), conforme prazos do cronograma. O arquivo destinado ao upload file  deve conter a assinatura do Aluno(a) e Orientador(a) na última página do Trabalho Final, bem como anexos, que deverão ser digitalizados em um único arquivo.

 

Deverão ser entregues na Seção de Graduação: 

 

Áreas de conhecimento das ciências farmacêuticas (para preenchimento no formulário) 

 

1. Assessoria técnico-científica

7. Marketing farmaceutico

2. Assistência e atenção farmacêutica

8. Pesquisa clínica

3. Assuntos Regulatórios

9. Pesquisa (científica) e desenvolvimento

4. Farmácia (dispensação ou hospitalar)

10. Produção e/ou Controle de Qualidade

5. Farmacovigilância

11. Serviço de atendimento ao cliente (SAC)

  1. Garantia da qualidade

12. Serviços de laboratório (Clínico, toxicológico, outros)

 

 A apresentação oral do TCC deverá ser realizada em seção pública e avaliada por uma Comissão Julgadora designada pela Comissão de TCC.

 

Apresentação oral e defesa pública do TCC

 A sessão da defesa do TCC será pública, com duração máxima de uma (1) hora.

O aluno deverá fazer a apresentação oral do TCC, no prazo máximo de 15 minutos.

A argüição pela Comissão Julgadora não deve exceder 45 minutos, com duração de 15 minutos por examinador.

Para avaliação do TCC, serão atribuídas notas de 0 (zero) a 10 (dez) com os seguintes pesos: versão impressa do TCC (PESO 5), apresentação oral (PESO 2) e defesa do aluno (PESO 3). A nota final corresponderá à média ponderada das notas de cada item de avaliação.

A avaliação da versão impressa do TCC consistirá da análise de formato, conteúdo e clareza das informações.

A avaliação da apresentação oral e defesa do TCC consistirá da análise de clareza da apresentação, linguagem utilizada, aproveitamento do tempo disponível e domínio do conteúdo.

Ao final da defesa, os examinadores devem indicar as notas e elaborar o relatório de defesa de TCC, em seção privada. O relatório de defesa deve ser assinado por todos os examinadores e o resultado deve ser indicado como “aprovado” ou “reprovado”. O resultado da defesa de TCC deverá ser divulgado ao aluno.

Será considerado aprovado o aluno que obtiver nota mínima igual ou superior a 5,0 (cinco) por unanimidade ou pela maioria dos membros da Comissão Julgadora, devendo também a média final ser igual ou superior a 5,0 (cinco).

Caso sejam feitas recomendações de alteração do TCC impresso pela Comissão Julgadora, o aluno deverá enviar o arquivo do TCC reformulado ao e-mail do Serviço de Graduação, em até 7 (sete) dias após a defesa de TCC, para inserção no sistema e banco de dados. A aprovação do aluno na disciplina de TCC ficará condicionada à aprovação do TCC reformulado pela comissão de TCC.

O relatório de defesa deve ser entregue pelo orientador, no Serviço de Graduação e, posteriormente, será homologado pela Comissão de Graduação.

Alunos reprovados ou que não apresentarem a versão final de seu TCC deverão matricular-se no semestre imediatamente posterior ao da primeira matrícula.

 

Prof. Flávio Finardi Filho

Presidente da Comissão de Trabalho de Conclusão de Curso

Janeiro / 2015


----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

APÊNDICE

Aspectos Éticos do projeto de TCC – junto ao CEP/FCF

1. Projetos de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que envolvam seres humanos deverão ser analisados pelo CEP/FCF/USP.

1.1. Primeiramente, o projeto deverá ser apreciado pela CTCC/FCF e, após aprovação, deverá ser apresentado ao CEP/FCF.

2. Para análise pelo CEP/FCF, o projeto deverá ser inserido na Plataforma Brasil (PB). Os procedimentos a serem seguidos são aqueles indicados na página eletrônica do CEP/FCF e também na Plataforma Brasil (acesso disponível no portal eletrônico da FCF/USP: www.fcf.usp.br).

3. A análise ética dos TCC será realizada pelo CEP/FCF, como instituição proponente, e pelo Comitê de Ética das demais instituições, quando for o caso, como instituição coparticipante.

4. O responsável pelo projeto de pesquisa sempre será o orientador, que, na PB, terá que estar vinculado à FCF/USP.

4.1 Caberá à CTCC/FCF disponibilizar, ao CEP/FCF, a lista dos profissionais externos, credenciados como orientadores de TCC, aptos ao vínculo na PB.

4.2. Orientadores não incluídos na lista deverão ser credenciados com antecedência junto à CTCC.

5. Dentre os documentos obrigatórios, além daqueles indicados na PB, deverá constar a declaração de aprovação da CTCC/FCF.

6. Anualmente, o CEP/FCF e a CTCC/FCF estabelecerão calendário especial de apreciação de projetos de pesquisas visando o TCC, respectivamente nos meses de março/abril e setembro/outubro, priorizando a análise dos projetos.

6.1 A análise ética dos projetos de TCC também poderá ocorrer nas demais reuniões ordinárias do CEP/FCF.

7. Dúvidas quanto à análise ética poderão ser sanadas por e-mail (cepfcf@usp.br ou ctcc.fcf@usp.br) ou, pessoalmente, na secretaria do CEP/FCF.

 

ACESSO AO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE TCC - CLIQUE AQUI

Mais Informações

Última atualização em 28/09/2015 às 10h25