Linhas de Pesquisa
Linha de Pesquisa 1: Fotoproteção Bioativa
Projetos de Pesquisa
» Avaliação de potencial antioxidante e fotoprotetor de ativos nanovetorizados
- Isolamento e identificação espectroscópica e espectrométrica de produtos naturais bioativos As atividades de pesquisa estão relacionadas à Farmacognosia com o isolamento e a caracterização espectroscópica completa (MS, RMN e VCD) de produtos naturais bioativos. São utilizadas ferramentas metabolômicas para acelerar a busca de substâncias bioativas, reconhecimento de padrões e interações ecológicas. Do ponto de vista espectroscópico e espectrométrico, nos interessamos pelo estudo de padrões de fragmentação em espectrometria de massas e dicroísmo circular vibracional para produtos naturais quirais. Atualmente, nos interessamos pelos tópicos: (1) Química de Marantaceaes. (2) Plantas parasitas (Struthanthus). (3) Atividade em Aedes aegypti. Tem interesse em trabalhar conosco? Entre em contato: danieldemarque@usp.br https://sites.usp.br/demarquegroup/
Projetos de Pesquisa
2020 - Atual
Cuidado integral ao longo do ciclo da vida à luz das Práticas Integrativas
Descrição: O projeto foi aprovado no Programa de Estímulo à Modernização e Reformulação das Estruturas Curriculares dos Cursos de Graduação da USP - Novos Currículos para um Novo Tempo - Edital PRG 01/2020-2021, aprovada em 02/03/2021 pela Pró-Reitoria de Graduação. Consta da criação e viabilização da disciplina optativa Cuidado integral ao longo do ciclo da vida à luz das Práticas Integrativas com objetivo de construir oportunidades de formação moderna, híbrida, intra e interinstitucional, mais abrangente, que satisfaça as recentes demandas da sociedade contemporânea nas diferentes áreas do conhecimento, com vistas à integralidade do cuidado, em consonância com a promoção do bem-estar para todos e em todas as idades. Específicos: Colaborar com a adequação das estruturas curriculares oportunizando a interdisciplinaridade, multidisciplinaridade e internacionalidade; fortalecer a integração dos cursos de Gerontologia (EACH/USP), Obstetrícia (EACH/USP), Farmácia (FCF/USP), Enfermagem (EE/USP) e Faculdade de Medicina (FM); experienciar disciplina com redução de conteúdos expositivos e uso de estratégias ativas que fortaleçam a aprendizagem dos estudantes; desenvolver na formação do estudante a premissa de trabalho multiprofissional para promoção e desenvolvimento da saúde integral na prática assistencial; aprofundar o aprendizado interdisciplinar que envolve a temática das práticas integrativas; também criar oportunidades vivenciais para o diálogo intersetorial e a prática interprofissional colaborativa, explorando novos espaços e estratégias de intervenção para a Promoção da Saúde, refletindo os benefícios dessa intervenção em todo o curso de vida; desenvolver projetos de pesquisas multi e interdisciplinares no âmbito das práticas integrativas, propiciando o engajamento dos discentes de diversos cursos nas atividades de pesquisa; estimular o pensamento crítico sobre o uso das Práticas Integrativas e Complementares nos diferentes contextos de atenção à saúde..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Eliane Ribeiro - Coordenador / Lígia Ferreira Gomes - Integrante / Rosemeire Sartori de Albuquerque - Integrante / Christiane Borges do Nascimento Chofakian - Integrante / Dora M. Salcedo-Barrientos - Integrante / Ana Claudia Gonçalves Germani - Integrante / Beatriz Aparecida Ozello Gutierrez - Integrante / Edna T. Myiake Kato - Integrante / Luciana Magnoni Reberte Gouveia - Integrante / Paulo Chanel Deodato de Freitas - Integrante / Nancy Mieko Igarashi - Integrante / Ingrid Tenório - Integrante / Carla Romagnolli - Integrante / Egídio Lima Dórea - Integrante.
Projetos de Pesquisa
» Cuidado integral ao longo do ciclo da vida à luz das práticas integrativas
Linha de Pesquisa 1: Desenvolvimento, validação e otimização de métodos analíticos para antimicrobianos
Objetivo: A comprovação da qualidade, eficácia e segurança de medicamentos depende do emprego de métodos analíticos que atendam as exigências técnicas e regulatórias. No caso particular dos antimicrobianos, os métodos microbiológicos são preferíveis por permitir que se tenha uma medida da atividade antimicrobiana em comparação à substância química de referência. Desta forma, o objetivo desta linha de pesquisa é desenvolver, validar e otimizar métodos para análise de antimicrobianos e suas impurezas e produtos de degradação..
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica.
Linha de Pesquisa 2: Estudos de equivalência farmacêutica e perfil de dissolução
Objetivo: A intercambialidade de medicamentos esta técnica e legalmente fundamentada na comprovação de equivalência farmacêutica e bioequivalência. Para formas farmacêuticas isentas de bioequivalência, a equivalência farmacêutica para desempenhar papel importante para o registro de genéricos e similares. Desta forma, o objetivo desta linha de pesquisa é de estabelecer procedimentos e métodos para a avaliação da equivalência farmacêutica e perfil de dissolução, quando aplicável, de formas farmacêuticas sólidas, semi-sólidas e líquidas, estéreis e não-estéreis..
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica.
Linha de Pesquisa 3: Incerteza de medição em análises de medicamentos
Objetivo: Desde a publicação da ISO 17025:2005, a preocupação com a rastreabilidade e confiabilidade dos resultados analíticos tem crescimento. Neste contexto, a incerteza de medição apresenta-se como ferramenta útil na avaliação da conformidade do medicamento em relação às especificações e da qualidade do método analítico empregado. Desta forma, o objetivo desta linha de pesquisa é identificar as principais fontes de incerteza e estabelecer procedimentos para estimativa da incerteza de medição em análises medicamentos..
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica.
Linha de Pesquisa 4: Qualidade por Design (QbD) e Tecnologia Analítica de Processos (PAT)
Objetivo: Recentemente, a indústria farmacêutica tem buscado abordagens inovadoras baseadas na construção da qualidade ao longo do desenvolvimento e otimização de seus produtos, denominada qualidade por design (QbD), com ênfase no entendimento do produto e no controle de processo. A análise de risco, o planejamento de experimentos (DoE) e a tecnologia analítica de processos (PAT) são as principais ferramentas empregadas na QbD, com foco no atendimento aos parâmetros críticos de processo e atributos críticos de qualidade. A PAT aliada às ferramentas matemáticas adequadas (quimiometria) desempenha um papel fundamental no contexto da QbD, pois permite avaliação em tempo real, dispensando as análises finais para verificação de atendimento às especificações..
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica.
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada.
Projetos de Pesquisa
Linha de Pesquisa 1: Pré-formulação & Desenvolvimento de produtos e processos
Linha de Pesquisa 2: Sistemas Osmóticos de liberação de fármacos
Linha de Pesquisa 3: Tecnologia farmacêutica Estado Sólido: estratégias de formulação e otimização das propriedades do estado sólido de fármacos para inovação em medicamentos
Objetivo: O objetivo deste campo de pesquisa é aprimorar e progredir a compreensão da influência das propriedades do estado sólido de fármacos no desenvolvimento de formulações farmacêuticas (comprimidos, cápsulas, liofilizados, pós inalatórios, outros) mais seguras e eficazes, o que compreende: - Compreensão Abrangente: Investigar e compreender vários aspectos das propriedades do estado sólido de fármacos, incluindo polimorfismo, co-cristais e dispersões sólidas amorfas. - Métodos Inovadores de Caracterização: Aplicar métodos inovadores para caracterizar as propriedades do estado sólido de compostos farmacêuticos, utilizando técnicas avançadas como análise térmica e difração de raios-X. - Melhoria na Formulação: Formular estratégias que aproveitem o conhecimento das propriedades do estado sólido para aumentar a solubilidade e estabilidade de fármacos, otimizar formas de dosagem e modular a liberação de modo a obter formulações farmacêuticas mais eficazes e eficientes. - Acelerar o desenvolvimento: Agilizar a prova de conceito para formulações farmacêuticas, obtendo uma compreensão abrangente dos comportamentos no estado sólido de medicamentos. - Explorar de Novas Aplicações: Explorar o potencial de reposicionamento de fármacos para o tratamento de câncer e doenças negligenciadas com base em abordagens do estado sólido. - Educação e Capacitação: Contribuir para a educação e capacitação de novas gerações de cientistas de formulação no campo da tecnologia farmacêutica, fomentando o crescimento de expertise e disseminação do conhecimento. Em resumo, o objetivo principal é avançar no campo da tecnologia farmacêutica integrando insights da química do estado sólido, resultando no desenvolvimento de medicamentos mais eficientes e eficazes. A pesquisa visa preencher a lacuna entre a compreensão teórica e as aplicações práticas, ampliando os limites da ciência de formulação na indústria farmacêutica e o conhecimento da estrutura cristalina dos fármacos..
Palavras-chave: Tecnologia farmacêutica; Química do Estado Sólido de Fármacos.
Linha de Pesquisa 4: Desenvolvimento de Formulações Inalatórias
Projetos de Pesquisa
» Controle de dispositivos de aprisionamento acústico para manipulação sem contato de objetos
Linha de Pesquisa 1: Modelagem Molecular aplicada no entendimento do mecanismo de ação de compostos com atividade fotoprotetora
Objetivo: Utilizar ferramentas de Modelagem Molecular no entendimento do mecanismo de ação e planejamento de novos compostos com atividade fotoprotetora.
Linha de Pesquisa 2: Busca virtual inibidores de Proteases parasitárias
Objetivo: Utilizar técnicas de modelagem molecular (Structure Based Drug Design e Ligand Based Drug Design) e construção de farmacóforos a serem utilizados na triagem virtual de inibidores de proteases parasitárias.
Linha de Pesquisa 3: Aplicação de bioisoterismo na busca de compostos bioativos
Objetivo: Empregar o bioisosterismo como ferramenta no planejamento, síntese e ensaios biológicos de compostos bioativos.
Linha de Pesquisa 4: Planejamento, Síntese e avaliação biológica de candidatos a antichagásicos
Objetivo: Planejamento por modelagem molecular, Síntese Orgânica e Avaliação Biológica de candidatos a antichagásicos.
Projetos de Pesquisa
» Mapeamento e avaliação de afinidade para epitopos de SARS-CoV-2 circulantes no Brasil
Linha de Pesquisa 1: Síntese e funcionalização de Compostos Heterocíclicos; 2. Síntese de derivados de alfa-aminoácidos; 3. Síntese de biosensores fluorescentes para uso biológico (clusters)
Projetos de Pesquisa
Linha de Pesquisa 1: Dissolução de formas farmacêuticas
Linha de Pesquisa 2: Desenvolvimento de formas farmacêuticas sólidas de liberação prolongada e de pronta liberação
Linha de Pesquisa 3: Pré-formulação
Linha de Pesquisa 4: Sistemas ternários fármaco-ciclodextrina-polímero
Projetos de Pesquisa
LInha de Pesquisa 1: Estudos de Indução do sistema citocromo P-450
Linha de Pesquisa 2: Desenvolvimento de Testes de toxicidade in vitro
Linha de Pesquisa 3: Pesquisa e Desenvolvimento de sistemas carreadores de fármacos
Linha de Pesquisa 4: Controle Microbiológico de Medicamentos
Linha de Pesquisa 5: Controle de Qualidade Biológico de Medicamentos e Cosméticos
Linha de Pesquisa 6: Aplicação de Biologia Molecular em Controle de Qualidade de Medicamentos e Cosméticos
Linha de Pesquisa 7: Biomoléculas e superfícies.
Linha de Pesquisa 8: Interação entre DNA e vesículas catiônicas
Linha de Pesquisa 9: Testes de mutagenicidade in vitro, utilizando leveduras
Linha de Pesquisa 10: Interações entre sistemas biológicos e não biológicos
Projetos de Pesquisa
Linha de Pesquisa 1: Desenvolvimento e validação de novas metodologias analíticas aplicadas a análise de princípios ativos em formulações farmacêticas ,cosméticas e fitofármacos
Objetivo: Validação de metodologias para o controle de qualidade de medicamentos , csméticos e fitofármacos..
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Fitifármacos.
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Garantia e controle de qualidade farmacêuticos / Especialidade: Controle de Qualidade de Medicamentos e Cosméticos.
Palavras-chave: validação; controle de qualidade; Métodos analíticos.
Linha de Pesquisa 2: Controle de qualidade de fitoterápicos
Linha de Pesquisa 3: Controle de qualidade de fitoterápicos
Objetivo: Aprimorar o controle de qualidade de fitoterápicos desenvolvendo e validando novas metodologias para a quantificação do metabólito secundário em preparações farmacêuticas..
Palavras-chave: Fitoterápicos; controle de qualidade.
Linha de Pesquisa 4: Controle de qualidade de medicamentos, cosméticos e fitoterápicos
Objetivo: Aprimorar o controle de qualidade de medicamentos, cosméticos e fitoterápicos desenvolvendo e validando novas metodologias para a quantificação de fármacos em preparações farmacêuticas e cosméticas a fim de assegurar a confiabilidade dos produtos acabados com a finalidade de garantir a dosagem..
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Análise e controle de fitofármacos.
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Garantia e controle de qualidade farmacêuticos / Especialidade: Análise e controle de medicamentos e cosméticos,.
Palavras-chave: controle de qualidade; medicamentos; cosméticos; Fitoterápicos.
Linha de Pesquisa 5: Técnicas de separação: Eletroforese capilar, cromatografia líquida de alta eficiência, e outras
Objetivo: Aplicar técnicas analíticas de separação como cromatografia líquida de alta eficiência, eletroforese capilar e outras na análise de princípios ativos, e produtos terminados na área farmacêutica..
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Garantia e controle de qualidade farmacêuticos.
Setores de atividade: Qualidade e Produtividade.
Palavras-chave: Análise de medicamentos; eletroforese capilar; Cromatografia Líquida de Alta Eficiência.
Linha de Pesquisa 6: Desenvolvimento e validação de novas metodologias analíticas aplicadas à análise de insumos farmaceuticos ativos em formulações farmacêuticas, cosméticas, fitofármacos e sistemas nanoparticulados
Objetivo: Desenvolver e validar novos metodos analíticos para identificar e quantificar fármacos em formulações farmacêuticas, cosméticas, fitomedicamentos e sistemas nanoparticulados empregando técnicas cromatográficas, eletroforéticas, espectrométricas e téccnicas hifenadas. Aplicação das técnicas em estudos de estabilidade, determinação do prazo de validade das formulações farmacêuticas e cosméticas..
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Garantia e controle de qualidade farmacêuticos.
Palavras-chave: desenvolvimento de novos métodos; validação.
Linha de Pesquisa 7: Desenvolvimento de Metodologias Indicativas de estabilidade através de métodos electroforéticos, cromatográficos e técnicas hifenadas (LC-MS, CE-MS)
Objetivo: Desenvolver, otimizar e validar métodos indicativos de estabilidade para quantificação de fármacos e seus produtos de degradação em medicamentos através da eletroforese capilar CE), cromatrografia líquida de alta eficiência (HPLC), CE-MS, LC-MS. Desta forma se deve garantir que o medicamento seja eficaz e seguro..
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Garantia e controle de qualidade farmacêuticos / Especialidade: Controle de Qualidade de Medicamentos e Cosméticos.
Palavras-chave: Métodos indicativos de estabilidade; eletroforese capilar; HPLC; CE-MS; LC-MS.
Linha de Pesquisa 8: Extração, separação, identificação e quantificação de substancias bioativas por eletroforese capilar e cromatografia líquida de alta eficiência
Objetivo: As plantas são fontes de moléculas bioativas (metabótitos primários e secundários) de interesse farmacológico, portanto, é de suma importância desenvolver metodologias analíticas de separação para separar e quantificas as substâncias bioativas. Dentre os métodos analíticos temos a eletroforese capilar que é uma técnica analítica de separação rápida, econômica e ecologicamente correta, já que utiliza ou não solventes orgânicos em quantidades mínimas comparada com cromatografia líquida de alta eficiência..
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Farmacognosia.
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Análise e controle de fitofármacos.
Palavras-chave: Plantas medicinais; Técnicas de separação.
Linha de Pesquisa 9: A espectrofotometria de absorção na região do Ultravioleta (UV) para a determinação de insumos farmacêuticos ativos em medicamentos e cosméticos
Objetivo: A linha de pesquisa tem com objetivo desenvolver e validar metodologia analítica por esperctrofotometria no UV para quantificar insumos farmacêuticos ativos em medicamentos e cosméticos..
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Garantia e controle de qualidade farmacêuticos.
Palavras-chave: Espectrofotometria no UV; IFA; medicamentos; cosméticos.
Linha de Pesquisa 10: Métodos eleforéticos e cromatográficos aplicados para quantificação de fármacos em sistemas nanoparticulados
Objetivo: Aplicação da eletroforese capilar como alternativa à cromatografia líquida de alta eficiência para a caracterização de nanopartículas e quantificação dos fármacos encapsulados por elas. Desde que a eletroforese capilar apresenta alta resolução e eficiência torna-se um método atrativo para este fim..
Grande área: Ciências da Saúde
Palavras-chave: Nanopartículas; eletroforese capilar; Cromatografia Líquida de Alta Eficiência.
Projetos de Pesquisa
» Determinação de insumos farmacêuticos ativos em medicamentos por espectrofotometria no UV/Vis
Linha de Pesquisa 1: Controle físico-químico e microbiológico de qualidade, avaliação biofarmacêutica in vitro e avaliação da absorção in silico de formas farmacêuticas orais
Objetivo: Avaliar as características químicas, físico-químicas, microbiológicas e biofarmacêuticas de medicamentos e suplementos alimentares. No que se refere à abordagem físico-química, busca-se desenvolver e validar tecnologias para avaliar as características de dissolução e desintegração de fármacos. O conhecimento da solubilidade, da permeabilidade e da velocidade de dissolução permite a previsão das suas propriedades biofarmacêuticas. Dessa forma, o objetivo da presente linha de pesquisa é proporcionar base-racional científica para o desenvolvimento de medicamentos convencionais e inovadores com maior eficácia e segurança..
Grande área: Ciências da Saúde
Setores de atividade: Indústrias de Transformação.
Palavras-chave: Sistema de Classificação Biofarmacêutica; Dissolução; Controle de qualidade; validação de métodos.
Linha de Pesquisa 2: Avaliação e otimização de processos farmacêuticos
Objetivo: Desenvolvimento, otimização e monitoração de processos tecnológicos empregando-se métodos de planejamento experimental e análise de séries temporais.Adicionalmente, a presente linha de pesquisa busca abordar a qualidade por design (QbD) nos processos farmacêuticos. Essa abordagem sistemática para o desenvolvimento de produtos contempla objetivos pré-definidos e enfatiza o entendimento do produto, do processo e do controle em processo, com base em dados científicos sólidos e gestão dos riscos de qualidade. Assim sendo, ferramentas estatísticas e de qualidade são utilizadas para alcançar melhor entendimento do produto e processo..
Grande área: Ciências da Saúde
Setores de atividade: Indústrias de Transformação.
Palavras-chave: Qualidade por design; otimização; Ferramentas estatísticas; análise de risco.
Linha de Pesquisa 3: Desenvolvimento de sistemas nanoestruturados para a obtenção de produtos farmacêuticos e cosméticos inovadores
Objetivo: O desenvolvimento de sistemas nanoestruturados contempla tema atual de fundamental importância que visa contribuir para o aprimoramento tecnológico e científico do país em área inovadora e com potencial elevado de impacto social. Nesse sentido, busca-se elevar a eficácia e a segurança de medicamentos e de cosméticos reduzindo sua toxicidade por meio de liberação modificada do fármaco e/ou pelo direcionamento do fármaco a sítios-alvo específicos. Além disso, a presente linha de pesquisa busca contribuir com a criação de mecanismos regulatórios para a garantia de qualidade, da segurança e da eficácia de medicamentos e cosméticos nanoestruturados. Adicionalmente, essa linha tem por objetivo viabilizar cooperação internacional entre a Faculdade de Farmácia e Ciências Farmacêuticas da Universidade de Alberta, no Canadá e a Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo no campo das Nanotecnologias. Nesse sentido, essa cooperação tem promovido parceria entre essas Faculdades em projetos de pesquisas dos pós-graduandos do programa de Fármaco e Medicamentos da FCF/USP..
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Farmacotécnica e tecnologia farmacêutica.
Setores de atividade: Fabricação de produtos farmoquímicos e farmacêuticos.
Palavras-chave: Nanopartícula; Nanocristais; Nanocarreadores; sistemas nanoestruturados.
Projetos de Pesquisa
» Desenvolvimento de nanocristais de fármacos anti-inflamatórios para uso veterinário
Linha de Pesquisa 1: Cuidado Farmacêutico
Linha de Pesquisa 2: Assistência Farmacêutica
Linha de Pesquisa 3: Saúde Baseada em Evidências
Linha de Pesquisa 4: Educação Farmacêutica
Linha de Pesquisa 5: Estudo de utilização de medicamentos
Projetos de Pesquisa
» Prescrição de medicamentos entre farmacêuticos no Brasil: cenário de prática e formação profissional
Linha de Pesquisa 1: Planejamento, Síntese e Avaliação Biológica de Substâncias de Origem Natural e Sintética
Objetivo: Utilizar substâncias reconhecidamente ativas (endógenas ou exógenas) como modelos estruturais para o planejamento e síntese de análogos que apresentem atividade biológica potencialmente superior. As estratégias de planejamento exploradas nesta linha são: hibridação molecular, bioisosterismo e homologia.
Linha de Pesquisa 2: Latenciação de Fármacos
Objetivo: Esta linha tem como objetivo o planejamento e síntese de pró-fármacos clássicos, especialmente aqueles que utilizam transportadores poliméricos, para resolução de problemas farmacocinéticos e melhoria de seletividade.
Palavras-chave: Prodrug Design.
Linha de Pesquisa 3: Educação Farmacêutica
Objetivo: Criar e desenvolver ferramentas e/ou estratégias para o ensino farmacêutico contemporâneo.
Palavras-chave: Química Farmacêutica Experimental; Vídeos educativos; Tecnologias Educativas.
Projetos de Pesquisa
Linha de Pesquisa 1: Avaliação físico-química e Biofarmacêutica de Medicamentos
Linha de Pesquisa 2: Qualidade, Segurança e Eficácia de produtos Farmacêuticos Nanoestruturados
Linha de Pesquisa 3:Sistemas "in vitro" aplicáveis a Biomateriais e Produtos Farmacêuticos
Linha de Pesquisa 4: Métodos Microbiológicos Convencionais, Rápidos e Automatizados
Linha de Pesquisa 5: Desenvolvimento, Validação e Controle de Processos de Esterilização
Projetos de Pesquisa
Linha de Pesquisa 1: Biodisponibilidade e bioequivalência
Objetivo: O objetivo desta linha de pesquisa é o estudo de diversos aspectos relacionados ao planejamento, execução e interpretação de resultados dos ensaios de biodisponibilidade e bioequivalência de medicamentos. Estes ensaios são realizados para demonstrar intercambiabilidade entre medicamentos genéricos ou similares e o medicamento inovador, com base no princípio de que curvas semelhantes de decaimento sanguíneo de fármacos produzem o mesmo resultado em termos de eficácia e segurança. Incluem-se, nesta linha de pesquisa, a investigação de fatores capazes de influenciar os resultados de ensaios de biodisponibilidade e bioequivalência e a realização de ensaios para comparações entre medicamentos, contemplando também sua aplicação a situações particulares, como medicamentos contendo fármacos racêmicos ou que sofrem recirculação entero-hepática..
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Biofarmácia.
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Garantia e controle de qualidade farmacêuticos / Especialidade: Bioequivalência de Medicamentos.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico; Saúde humana e serviços sociais.
Palavras-chave: biodisponibilidade; bioequivalência; biofarmácia; medicamentos genéricos; medicamentos similares; intercambialidade.
Linha de Pesquisa 2: Correlações in vitro-in vivo
Objetivo: A constatação de que a dissolução de fármacos administrados por via oral é pré-requisito para sua absorção e eficácia clínica fornece a base para as tentativas de estabelecer correlações entre a dissolução in vitro e a biodisponibilidade in vivo de medicamentos, denominadas correlações in vitro - in vivo (CIVIV). O objetivo desta linha de pesquisa é estabelecer esse tipo de correlação de dados, possibilitando a substituição dos estudos in vivo, necessários para avaliação da biodisponibilidade de medicamentos, por estudos in vitro, com grandes vantagens éticas e econômicas..
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Biofarmácia.
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Garantia e controle de qualidade farmacêuticos / Especialidade: Bioequivalência de Medicamentos.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico; Saúde humana e serviços sociais.
Palavras-chave: correlação iviv; dissolução; absorção; biodisponibilidade; bioequivalência; intercambialidade.
Linha de Pesquisa 3: Quantificação de fármacos em matrizes biológicas
Objetivo: A quantificação de fármacos em matrizes biológicas é imprescindível para diversos tipos de pesquisas científicas, tais como as farmacocinéticas, as toxicocinéticas, os ensaios de bioequivalência e a modelagem farmacocinética-farmacodinâmica, entre outras. Esta linha de pesquisa tem por objetivo desenvolver e validar métodos analíticos para quantificação de fármacos em matrizes biológicas por cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE / HPLC) acoplada a detector de absorvância no ultravioleta e visível (UV-VIS), ou a detectores de fluorescência..
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Farmacocinética.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico; Saúde humana e serviços sociais.
Palavras-chave: quantificação; cromatografia líquida de alta eficiência; matriz biológica; validação; método analítico.
Linha de Pesquisa 4: Bioisenção
Objetivo: O registro de medicamentos genéricos ou similares por meio do processo de bioisenção, entendido como a substituição dos ensaios in vivo de biodisponibilidade e bioequivalência por ensaios in vitro capazes de garantir a intercambiabilidade desses medicamentos com o produto de referência, possibilita a diminuição de custos e de tempo de desenvolvimento de novos medicamentos, com benefícios para o paciente e para o SUS em termos de acesso ao tratamento farmacológico. O objetivo desta linha de pesquisa é determinar a possibilidade de bioisenção para medicamentos genéricos e similares contendo fármacos da RENAME, por meio da determinação de suas características de solubilidade e permeabilidade conforme definidas pelo Sistema de Classificação Biofarmacêutica (SCB). O SCB é considerado pelas principais agências regulatórias, critério essencial para a concessão de bioisenção..
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Biofarmácia.
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Garantia e controle de qualidade farmacêuticos / Especialidade: Bioequivalência de Medicamentos.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico; Saúde humana e serviços sociais.
Palavras-chave: bioisenção; solubilidade; permeabilidade; dissolução; biodisponibilidade; bioequivalência.