Você está aqui: Início » O Departamento » Apresentação

Apresentação - Departamento de Tecnologia

O Departamento de Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica (FBT), da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, ministra 24 disciplinas para os acadêmicos de Farmácia e Bioquímica. Realiza atividades de pesquisa e prestação de serviços nas áreas de Tecnologia de Alimentos, Tecnologia de Fermentações e Tecnologia Químico-Farmacêutica.
  As linhas de pesquisa ([1] Conservação de Produtos Farmacêuticos e Bioprodutos, [2] Modelagem, Desenvolvimento e Otimização de Processos, [3] Novas Formulações e Tecnologias no Processamento de Alimentos, [4] Processos Fermentativos e Enzimáticos para Obtenção e Aplicação de Bioprodutos/Biomoléculas, [5] Síntese e Extração de Insumos e Fármacos subsidiam o Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica, níveis Mestrado e Doutorado, o qual é oferecido a profissionais de diferentes áreas. 
  As atividades do Departamento (ensino, pesquisa e prestação de serviços) são executadas mediante o emprego de modernos equipamentos analíticos (cromatógrafos a gás e HPLC, espectrofotômetros, fluorímetro, microscópios e espectrômetro de RNM, dentre outros) e de processos em escala semi e/ou piloto (liofilizadores, fermentadores, reatores químicos, biorreatores, concentrador, dentre outros).
  O Departamento, com a interveniência da FCF/USP, mantém convênios acadêmico-científicos com Universidades do exterior (Itália, França, Cuba, Portugal e Holanda), além de convênios específicos com empresas atuantes no Brasil. No âmbito da USP participa dos projetos “A Universidade e as Profissões”, “A Universidade Aberta à Terceira Idade”, dentre outros.
  No setor da prestação de serviços salientam-se a disponibilização, para os demais setores da FCF, do Laboratório de Análise Sensorial e do Laboratório de Descartes de Resíduos; a interação com a mídia através de entrevistas (rádio, jornais, etc.) para divulgar técnicas e conhecimentos; a execução de operações unitárias em escala semi e/ou piloto
(como liofilização, esterilização, concentração a vácuo, fermentação, dentre outras) na manipulação de materiais com aplicação em medicamentos, alimentos e cosméticos; a emissão de pareceres técnicos (laudos, peritagens, consultorias, etc.); e cessão de docentes para participação como membros de Comissões externas de órgãos públicos (CNTBio, ANVISA, COPESQ, CRF-SP, SBM, SBCTA).