Você está aqui: Início » Pesquisa » Linha de Pesquisa: » Projeto: Estudo experimental da exposição ao PCB126 sobre a indução de Diabetes Mellitus tipo II

Estudo experimental da exposição ao PCB126 sobre a indução de Diabetes Mellitus tipo II

Coordenador(es): - Sandra Helena Poliselli Farsky
Participante(s):

2012 - Atual

Estudo experimental da exposição ao PCB126 sobre a indução de Diabetes Mellitus tipo II
Descrição: A Diabetes (DM) é uma doença que acomete atualmente 285 milhões de pessoas em todo o mundo. Em 2030, estima-se que 428 milhões de pessoas apresentem esta doença (IDF, 2010). Uma vez que a literatura relata uma possível associação entre a DM e a exposição aos poluentes orgânicos persistentes (POPs), como as bifenilas policloradas (PCBs), o presente projeto visa investigar se a exposição ao PCB n°126 (3,3',4,4',5-Pentaclorobifenil) desencadeia alterações endógenas envolvidas na gênese da diabetes do tipo II. Para tanto, ratos Wistar machos serão expostos por instilação ao PCB126 nas concentrações de 1 ou 10 ppb (1 ou 10 µg/L). Animais expostos ao veículo serão utilizados como controle. 24 horas após a última exposição, os animais serão sacrificados para coleta do sangue circulante e pâncreas. Em amostras de sangue, serão avaliados: o número de células circulantes; a expressão de moléculas de adesão em leucócitos circulantes, por citometria de fluxo; os níveis plasmáticos de moléculas de adesão circulantes de atividade endotelial e a concentração de citocinas próinflamatórias, como IL-1alfa, TNF-alfa e IL-6 por kits de ELISA e o NO, por Reação de Griess; o perfil bioquímico e lipídico, a concentração de insulina e glicose basal e o teste de tolerância à glicose intravenoso. Em amostras de tecido pancreático, serão avaliados: a pureza e a viabilidade morfológica das ilhotas pancreáticas; a atividade da mieloperoxidase; a estereologia do pâncreas; a proteômica para o perfil de proteínas inflamatórias; a expressão dos receptores AhR e PPARs por western blot, e por microscopia intravital será analisada a interação leucócito-endotélio no pâncreas. Os dados obtidos poderão contribuir para a elucidação dos efeitos causados pela exposição aos PCBs, possivelmente sobre alterações observadas durante o desenvolvimento da diabetes do tipo II..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Sandra Helena Poliselli Farsky - Coordenador / Shimada, Ana Lúcia Borges - Integrante / Stephen Fernandes de Paula Rodrigues - Integrante / wesley soares cruz - Integrante / Mari Cleide Sogayar - Integrante.
Financiador(es): (FAPESP) Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 2

Palavras-chave:

Última atualização em 2024-01-15 14:28:00

Projetos de Pesquisa relacionados