Você está aqui: Início » Pesquisa » Linha de Pesquisa: » Projeto: "Processo celular autofágico: um possível mecanismo de degradação de Escherichia coli enteroinvasora por células epiteliais intestinais"

"Processo celular autofágico: um possível mecanismo de degradação de Escherichia coli enteroinvasora por células epiteliais intestinais"

Coordenador(es):
Participante(s): - Sandro Rogério de Almeida
O reconhecimento de bactérias invasoras pela célula hospedeira é um fator chave na determinação da instalação da infecção bacteriana. Estudos recentes indicam que a autofagia, sistema de degradação citoplasmática de organelas e proteínas presentes no citosol, também é capaz de reconhecer bactérias invasoras. Contudo, algumas espécies bacterianas, como Shigella flexneri, possuem estratégias de sobrevivência frente à degradação autofágica. Nosso laboratório tem por objetivo caracterizar a biologia da infecção por Escherichia coli enteroinvasora (EIEC), que por sua vez possui semelhanças fisiopatológicas com o gênero Shigella spp. A disseminação intra e intercelular dessas bactérias invasoras depende de duas proteínas efetoras, IcsA e IcsB. Chama a atenção que IcsA possui afinidade com a proteína autofágica Atg5, o que poderia induzir a morte bacteriana por autofagia. No entanto, como estratégia de defesa, IcsB é capaz de camuflar IcsA do reconhecimento por Atg5. Recentemente, observamos que a disseminação de EIEC em células intestinais e a expressão dos genes icsA e icsB são menores quando comparados a S. flexneri. Diante dos resultados observados pelo nosso grupo de pesquisa e tendo como hipótese que a menor disseminação de EIEC poderá ter alguma relação com sua morte por autofagia, levantamos a hipótese que este mecanismo está relacionado com a morte de EIEC tornando-as mais susceptíveis ao reconhecimento pela célula hospedeira.
Palavras-chave: Escherichia coli, infecção bacteriana, Shigella flexneri, autofagia

Última atualização em 2014-04-15 16:06:00

Projetos de Pesquisa relacionados