Você está aqui: Início » Pesquisa » Linha de Pesquisa: Andre Rolim Baby » Projeto: Avaliação de potencial antioxidante e fotoprotetor de ativos nanovetorizados

Avaliação de potencial antioxidante e fotoprotetor de ativos nanovetorizados

Coordenador(es): - André Rolim Baby
Participante(s):

2022 - Atual

Avaliação de potencial antioxidante e fotoprotetor de ativos nanovetorizados

Descrição: O protetor solar é usado em todo o mundo contra os efeitos nocivos da RUV. Para determinar a eficácia dos protetores solares é utilizado dois parâmetros: o FPS (Fator de Proteção Solar) que se refere a proteção aos danos da radiação UVB, avalia a formação de eritema, e o FP-UVA (Fator de Proteção - UVA), que avalia a pigmentação da pele. É relatado que protetores solares produzem espécies reativas de oxigênio (ERO) sob RUV, ao mesmo tempo em que os mesmos podem ser liberados em até 40% na água podendo provocar alterações no ecossistema. Uma alternativa ao uso de filtros solares convencionais, não explorada atualmente, é a utilização do ácido urocânico (ACU). O ACU é um cromóforo encontrado na pele que têm atraído a atenção de diversos pesquisadores em áreas distintas como bacteriologia, imunologia, dermatologia, bioquímica, fotobiologia. Sua síntese ocorre no estrato córneo através da ação da enzima histidase sobre o aminoácido histidina e, após sua síntese é acumulado na pele, e sua fotoisomerização da forma trans para cis é induzida pela RUV. Dentre as principais vantagens do uso de nanomateriais na forma de nanopartículas em filtros físicos é melhorar a textura e o aspecto esbranquiçado após a aplicação dos mesmos na pele. Ademais, a nanotecnologia pode controlar a liberação do ativo, aumentar a seletividade e eficiência, aumentar a estabilidade de um ativo, melhorar a biodisponibilidade e diminuir a toxicidade. No entanto, um material que apresente essas dimensões, mas não apresente suas propriedades físicas, químicas ou biológicas modificadas em relação ao seu análogo, não deve ser considerado um produto nanotecnológico. Alternativa pouco explorada na fotoproteção são os Carbon dots (Cdots), classe de nanomateriais de carbono, foco de pesquisa multidisciplinar devido às suas propriedades luminescentes promissoras, facilidade de síntese, baixo custo, biocompatibilidade, biodegradação e alta solubilidade em água. Estudos anteriores relatam o potencial de aplicação desses nanomateriais na fotoproteção. O foco desse projeto será caracterizar e avaliar o potencial fotoprotetor de nanopartículas de C-dots e de trans ACU, isoladamente ou em associação com filtros solares de forma a diminuir a concentração de uso destes e avaliar o possível benefício multifuncional de ação antioxidante desses ativos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (9) .
Integrantes: André Rolim Baby - Integrante / Ana Sofia Fernandes - Integrante / Fabiana Vieira Lima - Coordenador / Caio Rui Chiabai - Integrante / Gustavo Teixeira Machado - Integrante / Gracielle Ferreira Andrade - Integrante / George Ricardo Santana Andrade - Integrante / Mariana Santos Pinheiro - Integrante / Paulo Eduardo Narcizo de Souza - Integrante / Marcio Solino Pessoa - Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal do Espírito Santo - Auxílio financeiro.

 
Palavras-chave:

Última atualização em 2024-01-18 07:49:00

Projetos de Pesquisa relacionados