Livro sobre regulamentação sanitária dos medicamentos no Brasil
Uma das autoras é formada pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp em Araraquara
Natália Bellan, graduada em Farmácia-Bioquímica pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp em Araraquara e atualmente diretora de Assuntos Regulatórios da América Latina na Inteligência Sanitária®, e Terezinha de Jesus, Professora Titular do Departamento de Farmácia e atualmente Diretora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da Universidade de São Paulo (USP), lançam, dia 7/10, na Livraria Cultura Shopping Iguatemi, em São Paulo, às 19 h, o livro 'Diretrizes do processo de regulamentação sanitária dos medicamentos no Brasil' (Editora Menole). Informações: (11) 4196-6000, www.manole.com.br e facebook.com/editoramanole
"A minha inquietude frente às diversas indagações sobre o objetivo da regulação sanitária, as reais necessidades da saúde pública do país, as dificuldades de entendimento de colegas de profissão e ausência de referências bibliográficas e livros publicados na área fizeram com que eu fosse buscar respostas baseada em evidências", diz Natália.
Ela acrescenta que "marcos regulatórios bem estudado, como ciência, poderão construir os pilares de sustentação para uma nação, frente às diversidades sociais, políticas e econômicas que possamos enfrentar".
O livro abrange diversos conhecimentos, como a origem da regulamentação sanitária e suas mudanças ao longo da história, os cenários nacional e internacional, os principais órgãos regulatórios internacionais e suas funções, além do processo de regulamentação dos medicamentos no Brasil. Os ensaios não se resumem a práticas laboratoriais, também se estruturam em modelos regulatórios aprimorando o conhecimento, a ciência e o saber. "E o saber é infinito, o que me desperta muito mais motivação, pois esta obra é apenas um início...", afirma.
AS AUTORAS
Natália Bellan
Graduada em Farmácia-Bioquímica pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da Unesp em Araraquara, mestre e doutoranda em Fármaco e Medicamentos na Universidade de São Paulo (USP). Possui conhecimentos na área técnica-regulatória de medicamentos e para produtos para a saúde (Brasil e América Latina) e apresenta experiência em garantia de qualidade, controle de qualidade, estabilidade de medicamentos, elaboração e análise crítica de documentação técnica para registro, vivência nacional e internacional na área de saúde pública. Atualmente é membro da Comissão de estudos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), professora da Pós-Graduação de Assuntos Regulatórios na Faculdade Oswaldo Cruz e diretora de Assuntos Regulatórios da América Latina na Inteligência Sanitária®.
Terezinha de Jesus Andreoli Pinto
Professora Titular do Departamento de Farmácia e atualmente Diretora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da Universidade de São Paulo (USP). Coordenadora do Comitê Técnico Temático de Correlatos e Membro do Conselho Deliberativo da Farmacopeia Brasileira. Coordenadora do Laboratório de Controle de Medicamentos, Cosméticos, Domissanitários, Produtos Afins e as Respectivas Matérias-Primas (CONFAR); do Centro de Nanotecnologias Aplicadas às Ciências da Saúde; e do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Fármacos para Doenças Negligenciadas (NAP-FARMA-DN) da USP. É membro da Academia Nacional de Farmácia e do Conselho Consultivo da United States Pharmacopeia.