Você está aqui: Home » Pesquisa » Linhas de Pesquisa

Linhas de Pesquisa

  1. Produção de proteases por leveduras de vinificação. Objetivo: Identificar quais as leveduras, presentes em uma coleção de culturas, eram capazes de produzir proteases e quais suas atividades.. Setores de atividade: Produtos e Processos Biotecnológicos; Nutrição e Alimentação. Palavras-chave: Complexo Enzimático; Enzimas; Fermentação; Levedura.
  2. Produção de proteína microbiana utilizando vinhaça. Objetivo: Produzir proteína de bactérias utilizando vinhaça como matéria prima. Setores de atividade: Produtos e Processos Biotecnológicos; Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado; Nutrição e Alimentação. Palavras-chave: Fermentação; Fontes de Nitrogênio; Produtos Biotecnológicos; Proteína; Seleção de Microrganismo.
  3. Remoção de lipopolissacarídeo (endotoxina) presente em meio fermentado utilizando sistemas micelares de duas fases aquosas. Objetivo: Estudar, de forma teórica e prática, a utilização de sistemas micelares de duas fases aquosas (SMDFA) para a remoção de endotoxinas (Lipopolissacarídeo) de meios fermentados por bactérias contendo proteínas. Para que o objetivo proposto seja alcançado, os seguintes objetivos específicos foram estabelecidos: obtenção de LPS puro de cultivo de Escherichia coli DH5-alfa para utilização nos ensaios de partição; estabelecimento de metodologia de determinação de endotoxina; avaliar a interferência do tensoativo Triton X-114 na metodologia de determinação de LPS e na metodologia de determinação da GFPuv; estudar a influência de sais como CaHPO4 ou CaCl2 na extração de LPS em SMDFA; avaliar a estabilidade de LPS na presença do Triton X-114; estudar o efeito da presença de LPS na curva binodal do Triton X-114.. Setores de atividade: Produtos e Processos Biotecnológicos Vinculados À Saúde Humana Ou dos Animais. Palavras-chave: Sistema Micelar de Duas Fases Aquosas; Escherichia coli - recombinante; GFPuv - Green Fluorescent Protein; Lipopolissacarídeo.
  4. Sistema aquoso bifásico constituído por polietileno glicol (PEG) e ácido poliacrílico (PAA): aplicação do sistema na separação de proteínas (glicose-6-fosfato desidrogenase, proteína verde fluorescente e lisozima). Objetivo: Estudar o comportamento de um sistema de duas fases constituído por polímero e polieletrólito e encontrar as condições ótimas para sua aplicação na extração de proteínas.Objetivos Específicos: - Construir o diagrama de fases do sistema polímero/polieletrólito. O sistema a ser avaliado inicialmente será PEG/Ácido poliacrílico; - Avaliar a estabilidade da lisozima, G6PD e GFPuv na presença dos polímeros a serem utilizados nas extrações; - Estudar o efeito da presença das proteínas em estudo no perfil dos diagramas de fases dos sistemas; - Estudar a partição de lisozima, GFPuv e G6PD, todas na forma pura, no sistema de duas fases aquosas constituído por PEG/PAA e avaliar a influência da concentração de sal na partição dessas proteínas; - Avaliar as melhores condições de extração das proteínas-alvo em homogeneizado celular de E. coli (contendo GFPuv) e S. cerevisiae (contendo G6PD). No caso da lisozima, que é obtida da clara de ovo, não será conduzida esta etapa dos estudos neste projeto. - Conduzir estudos para verificar a viabilidade da reciclagem dos componentes das fases do sistema após a extração das proteínas. Projeto financiado pela FAPESP (Auxílio Individual) e CNPq (Edital Universal 2007). Setores de atividade: Produtos e Processos Biotecnológicos. Palavras-chave: Extração Líquido-Líquido; Glicose-6-Fosfato Desidrogenase; GFPuv - Green Fluorescent Protein; Enzimas.
  5. Coordenador da Rede Brasileira de Biotecnologia Farmacêutica. Objetivo: Coordenar os projetos de Biotecnologia Farmacêutica do INCT_if. Setores de atividade: Fabricação de produtos farmoquímicos e farmacêuticos. Palavras-chave: Biotecnologia.
  6. Reatores Enzimáticos com Membranas. Objetivo: Bioconversão de sacarose em frutose e ácido glicônico utilizando as enzimas invertase e glicose oxidase imobilizadas em reator com membrana.. Setores de atividade: Produtos e Processos Biotecnológicos; Fabricação de Produtos Farmacêuticos; Fabricação de Produtos Químicos. Palavras-chave: Cinética; Enzimas; Biocatalisador; Filtração; Membrana.
  7. Processos de Purificação de Enzimas.
  8. Fermentação para obtenção de bioprodutos.

    Projetos relacionados

Em colaboração com alunos da FCF e residentes da Residência em Farmácia Clinica HU-FCF-USP, os projetos visam  avaliar a eficácia, segurança, impacto econômico e tomadas de decisões de intervenções farmacêuticas e de utilização de dados públicos na área de saúde para a identificação de padrões de saúde da comunidades e propostas de intervenções.

Projetos relacionados

Linha de Pesquisa 1: Marcadores moleculares de exposição a xenobióticos

Nesta linha de pesquisa são investigadas lesões em DNA (adutos) que possam ser utilizadas como marcadores de exposição a xenobióticos orgânicos, assim como elucidar mecanismos pelos quais esses xenobióticos exercem seus efeitos tóxicos. Para as análises são utilizadas linhagens de células e são investigadas alterações metabólicas utilizando-se diferentes ferramentas.

Linha de Pesquisa 2: Bases moleculares da carcinogênese química

O processo de transformação maligna de células epiteliais bronquiais é estudado utilizando-se como modelo uma linhagem de células humanas normais (BEAS-2B) expostas ao carcinógeno benzo[a]pireno. Pretende-se verificar se alterações do metabolismo celular no processo de transformação maligna estão envolvidas em modificações de marcas epigenéticas que contribuam para o fenótipo maligno.

Linha de Pesquisa 3: Bases moleculares das complicações do diabetes

Projetos relacionados

Linha de Pesquisa 1: Fotoproteção Bioativa

 

Projetos relacionados

Estudo das características dos componentes alimentares e sua relação com a qualidade, a atividade biológica e a funcionalidade, e também das alterações a que estão sujeitos em função da colheita e do processamento das matérias-primas alimentares.

Projetos relacionados

  1. PLANEJAMENTO E SÍNTESE DE ALQUILFOSFOLIPÍDIOS COMO POTENCIAIS ANTINEOPLÁSICOS
  2. Nanoestruturas obtidas por auto-agregação para veiculação de fármacos e biofármacos
  3. Peguilação de proteínas: novos processos e estratégias de purificação
  4. Novas alternativas para purificação de biomoléculas

    Projetos relacionados

Linha de Pesquisa 1: Descoberta de fármacos para doenças infecciosas

Nosso grupo tem interesse na Biologia da Descoberta de Fármacos, em atividades que compreendem o desenvolvimento de novos ensaios fenotípicos e modelos animais que tenham capacidade translacional e facilitem o processo de descoberta de novos fármacos, sem a necessidade de um alvo molecular previamente validado. Utilizamos tecnologias como high content screening e imageamento de bioluminescência in vivo em ensaios aplicados em diferentes etapas do processo de descoberta e desenvolvimento pré-clínico de fármacos, em colaboração com grupos de Química e Farmacologia. Nosso principal interesse de pesquisa atualmente é em doenças infecciosas, sobretudo doença de Chagas e biofilmes bacterianos. Nosso objetivo maior é auxiliar no desenvolvimento de novas terapias seguras e eficazes, que possam combater a resistência antimicrobiana e a tolerância a antibióticos. Os projetos de descoberta de fármacos são desenvolvidos em colaboração com a Indústria Farmacêutica.

Linha de Pesquisa 2: Biologia Química de patógenos

De maneira geral, pequenas moléculas descobertas a partir de triagem fenotípica são selecionadas com base em sua eficácia in vitro, sem conhecimento prévio sobre seu mecanismo de ação e alvo molecular. O entendimento do mecanismo de ação das moléculas facilita e agiliza o seu desenvolvimento como fármaco. Por outro lado, as moléculas que possuem uma atividade fenotípica de interesse podem representar ferramentas únicas para o entendimento do mecanismo molecular que leva a tal fenótipo, se empregadas como sondas químicas. Utilizando diferentes abordagens como seleção de resistência in vitro, sequenciamento de nova geração, mutantes knockouts e/ou superexpressores, buscamos identificar e validar novos alvos moleculares de candidatos a fármacos e sondas químicas com atividade fenotípica contra patógenos de interesse médico. Além de facilitar a validação de novos alvos moleculares, espera-se que este processo também contribua para uma maior compreensão sobre a biologia do patógeno, sua interação com o hospedeiro e o desenvolvimento do processo fisiopatológico.

Linha de Pesquisa 3: Mecanismos de evasão à quimioterapia e persistência em protozoários

Buscamos entender como os patógenos podem escapar da quimioterapia e usar essas informações para a descoberta de novos fármacos anti-infecciosos. Mais especificamente, estamos estudando as formas persistentes (persisters) de Trypanosoma cruzi. Formas persistentes são um estágio metabólico pouco conhecido que parece ocorrer na maioria dos protozoários e bactérias patogênicas, e que permitem a sobrevivência do patógeno ao estresse químico extremo sob pressão de fármacos. Usando diferentes técnicas moleculares, ensaios fenotípicos in vitro e modelos de eficácia in vivo, buscamos entender como os persisters são formados e quais vias podem ser alvo para o desenvolvimento de fármacos mais eficazes para o tratamento da doença de Chagas.

Projetos relacionados

  1. Aplicação dos Conceitos da Química Verde em Síntese de Fármacos. Objetivo: Este projeto visa o emprego dos principais conceitos da Química Verde na obtenção de fármacos. A obtenção de fármacos por processos sintéticos clássicos tem sido um dos pontos importantes na geração de resíduos e isto acarreta uma elevada demanda no tratamento destes. O uso dos conceitos de Química Verde é uma das estratégias empregadas por algumas indústrias de farmoquímica, mas ainda muito estudo é necessário neste sentido para aplicação industrial. Nosso projeto visa à avaliação dos diferentes princípios da Química Verde nas rotas de síntese de alguns fármacos obtidos por síntese química, sendo enfocados principalmente: mudança de solventes reacionais, uso de catálise de transferência de fase, uso de microondas e reações em fase sólida. Palavras-chave: Nitroimidazois; Piridinodicarboxamidas; Piridinodicarboximidas; Derivados do Megazol; nitrotiazóis; nitropirazóis.
  2. Ampliação de escala de produção de fármacos. Objetivo: Após otimização das etapas da rota de síntese escolhida para a obtenção do fármaco em estudo são realizados testes para aumento da escala de produção. Palavras-chave: Tecnologia de Farmacos; scale-up.
  3. Sintese de fármacos antichagásicos. Objetivo: A partir do conhecimento de metodologias de síntese de heterocíclicos visamos obter moléculas com atividade antichagásica.. Palavras-chave: Antiparasitarios; Derivados do Megazol; Doenca de Chagas; megazol; Nitroimidazois; nitroimidazol.
  4. Otimização de processos unitários envolvidos na síntese de fármacos.
  5. Criação de Metodologias Ativas para o Ensino (Jogos didáticos) Objetivo: o uso de ferramentas digitais e analógicas torna mais dinâmicas e interativa as práticas relacionadas aos conceitos de teóricos utilizados em sala de aula através de atividades lúdicas e prazerosas. Palavras-chave: treinamento; jogos didáticos; gamificação no ensino.
  6. Segurança em Laboratórios de Ensino e Pesquisa Objetivo: Visa o diagnostico, treinamento e criação de uma cultura de segurança em ambientes laboratoriais, tanto de ensino como pesquisa. A importância da implantação de uma cultura de segurança está relacionada ao conhecimento e aplicação dos conceitos de segurança no dia-a-dia dos pesquisadores, alunos e colaboradores.. Palavras-chave: área limpa; banco de dados; gerenciamento de riscos; fichas técnicas.
  7. Projetos relacionados

- Isolamento e identificação espectroscópica e espectrométrica de produtos naturais bioativos As atividades de pesquisa estão relacionadas à Farmacognosia com o isolamento e a caracterização espectroscópica completa (MS, RMN e VCD) de produtos naturais bioativos. São utilizadas ferramentas metabolômicas para acelerar a busca de substâncias bioativas, reconhecimento de padrões e interações ecológicas. Do ponto de vista espectroscópico e espectrométrico, nos interessamos pelo estudo de padrões de fragmentação em espectrometria de massas e dicroísmo circular vibracional para produtos naturais quirais. Atualmente, nos interessamos pelos tópicos: (1) Química de Marantaceaes. (2) Plantas parasitas (Struthanthus). (3) Atividade em Aedes aegypti. Tem interesse em trabalhar conosco? Entre em contato: danieldemarque@usp.br https://sites.usp.br/demarquegroup/

Projetos relacionados

Estudo dos efeitos dos nutrientes e compostos bioativos presentes nos alimentos sobre o metabolismo, em condições de normalidade ou patologia, em humanos ou modelos de experimentação.

Projetos relacionados

2020 - Atual

Cuidado integral ao longo do ciclo da vida à luz das Práticas Integrativas

Descrição: O projeto foi aprovado no Programa de Estímulo à Modernização e Reformulação das Estruturas Curriculares dos Cursos de Graduação da USP - Novos Currículos para um Novo Tempo - Edital PRG 01/2020-2021, aprovada em 02/03/2021 pela Pró-Reitoria de Graduação. Consta da criação e viabilização da disciplina optativa Cuidado integral ao longo do ciclo da vida à luz das Práticas Integrativas com objetivo de construir oportunidades de formação moderna, híbrida, intra e interinstitucional, mais abrangente, que satisfaça as recentes demandas da sociedade contemporânea nas diferentes áreas do conhecimento, com vistas à integralidade do cuidado, em consonância com a promoção do bem-estar para todos e em todas as idades. Específicos: Colaborar com a adequação das estruturas curriculares oportunizando a interdisciplinaridade, multidisciplinaridade e internacionalidade; fortalecer a integração dos cursos de Gerontologia (EACH/USP), Obstetrícia (EACH/USP), Farmácia (FCF/USP), Enfermagem (EE/USP) e Faculdade de Medicina (FM); experienciar disciplina com redução de conteúdos expositivos e uso de estratégias ativas que fortaleçam a aprendizagem dos estudantes; desenvolver na formação do estudante a premissa de trabalho multiprofissional para promoção e desenvolvimento da saúde integral na prática assistencial; aprofundar o aprendizado interdisciplinar que envolve a temática das práticas integrativas; também criar oportunidades vivenciais para o diálogo intersetorial e a prática interprofissional colaborativa, explorando novos espaços e estratégias de intervenção para a Promoção da Saúde, refletindo os benefícios dessa intervenção em todo o curso de vida; desenvolver projetos de pesquisas multi e interdisciplinares no âmbito das práticas integrativas, propiciando o engajamento dos discentes de diversos cursos nas atividades de pesquisa; estimular o pensamento crítico sobre o uso das Práticas Integrativas e Complementares nos diferentes contextos de atenção à saúde..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Eliane Ribeiro - Coordenador / Lígia Ferreira Gomes - Integrante / Rosemeire Sartori de Albuquerque - Integrante / Christiane Borges do Nascimento Chofakian - Integrante / Dora M. Salcedo-Barrientos - Integrante / Ana Claudia Gonçalves Germani - Integrante / Beatriz Aparecida Ozello Gutierrez - Integrante / Edna T. Myiake Kato - Integrante / Luciana Magnoni Reberte Gouveia - Integrante / Paulo Chanel Deodato de Freitas - Integrante / Nancy Mieko Igarashi - Integrante / Ingrid Tenório - Integrante / Carla Romagnolli - Integrante / Egídio Lima Dórea - Integrante.

Projetos relacionados

Linha de Pesquisa 1: Fisiopatologia do diabetes mellitus tipo 1 e tipo 2

Linha de Pesquisa 2: Processos redox intracelulares na fisiopatologia de células beta pancreáticas

Linha de Pesquisa 3: Sinalização de cálcio na fisiopatologia de células beta pancreáticas

Linha de Pesquisa 4: Utilização de novos métodos para detecção de espécies reativas de oxigênio

Projetos relacionados

Linha de Pesquisa 1: Desenvolvimento, validação e otimização de métodos analíticos para antimicrobianos

Objetivo: A comprovação da qualidade, eficácia e segurança de medicamentos depende do emprego de métodos analíticos que atendam as exigências técnicas e regulatórias. No caso particular dos antimicrobianos, os métodos microbiológicos são preferíveis por permitir que se tenha uma medida da atividade antimicrobiana em comparação à substância química de referência. Desta forma, o objetivo desta linha de pesquisa é desenvolver, validar e otimizar métodos para análise de antimicrobianos e suas impurezas e produtos de degradação..
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica.

Linha de Pesquisa 2: Estudos de equivalência farmacêutica e perfil de dissolução

Objetivo: A intercambialidade de medicamentos esta técnica e legalmente fundamentada na comprovação de equivalência farmacêutica e bioequivalência. Para formas farmacêuticas isentas de bioequivalência, a equivalência farmacêutica para desempenhar papel importante para o registro de genéricos e similares. Desta forma, o objetivo desta linha de pesquisa é de estabelecer procedimentos e métodos para a avaliação da equivalência farmacêutica e perfil de dissolução, quando aplicável, de formas farmacêuticas sólidas, semi-sólidas e líquidas, estéreis e não-estéreis..
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica.

Linha de Pesquisa 3: Incerteza de medição em análises de medicamentos

Objetivo: Desde a publicação da ISO 17025:2005, a preocupação com a rastreabilidade e confiabilidade dos resultados analíticos tem crescimento. Neste contexto, a incerteza de medição apresenta-se como ferramenta útil na avaliação da conformidade do medicamento em relação às especificações e da qualidade do método analítico empregado. Desta forma, o objetivo desta linha de pesquisa é identificar as principais fontes de incerteza e estabelecer procedimentos para estimativa da incerteza de medição em análises medicamentos..
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica.

Linha de Pesquisa 4: Qualidade por Design (QbD) e Tecnologia Analítica de Processos (PAT)

Objetivo: Recentemente, a indústria farmacêutica tem buscado abordagens inovadoras baseadas na construção da qualidade ao longo do desenvolvimento e otimização de seus produtos, denominada qualidade por design (QbD), com ênfase no entendimento do produto e no controle de processo. A análise de risco, o planejamento de experimentos (DoE) e a tecnologia analítica de processos (PAT) são as principais ferramentas empregadas na QbD, com foco no atendimento aos parâmetros críticos de processo e atributos críticos de qualidade. A PAT aliada às ferramentas matemáticas adequadas (quimiometria) desempenha um papel fundamental no contexto da QbD, pois permite avaliação em tempo real, dispensando as análises finais para verificação de atendimento às especificações..
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica.
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada.

 

Projetos relacionados

Linha de Pesquisa 1: Pré-formulação & Desenvolvimento de produtos e processos

Linha de Pesquisa 2: Sistemas Osmóticos de liberação de fármacos

Linha de Pesquisa 3: Tecnologia farmacêutica Estado Sólido: estratégias de formulação e otimização das propriedades do estado sólido de fármacos para inovação em medicamentos

Objetivo: O objetivo deste campo de pesquisa é aprimorar e progredir a compreensão da influência das propriedades do estado sólido de fármacos no desenvolvimento de formulações farmacêuticas (comprimidos, cápsulas, liofilizados, pós inalatórios, outros) mais seguras e eficazes, o que compreende: - Compreensão Abrangente: Investigar e compreender vários aspectos das propriedades do estado sólido de fármacos, incluindo polimorfismo, co-cristais e dispersões sólidas amorfas. - Métodos Inovadores de Caracterização: Aplicar métodos inovadores para caracterizar as propriedades do estado sólido de compostos farmacêuticos, utilizando técnicas avançadas como análise térmica e difração de raios-X. - Melhoria na Formulação: Formular estratégias que aproveitem o conhecimento das propriedades do estado sólido para aumentar a solubilidade e estabilidade de fármacos, otimizar formas de dosagem e modular a liberação de modo a obter formulações farmacêuticas mais eficazes e eficientes. - Acelerar o desenvolvimento: Agilizar a prova de conceito para formulações farmacêuticas, obtendo uma compreensão abrangente dos comportamentos no estado sólido de medicamentos. - Explorar de Novas Aplicações: Explorar o potencial de reposicionamento de fármacos para o tratamento de câncer e doenças negligenciadas com base em abordagens do estado sólido. - Educação e Capacitação: Contribuir para a educação e capacitação de novas gerações de cientistas de formulação no campo da tecnologia farmacêutica, fomentando o crescimento de expertise e disseminação do conhecimento. Em resumo, o objetivo principal é avançar no campo da tecnologia farmacêutica integrando insights da química do estado sólido, resultando no desenvolvimento de medicamentos mais eficientes e eficazes. A pesquisa visa preencher a lacuna entre a compreensão teórica e as aplicações práticas, ampliando os limites da ciência de formulação na indústria farmacêutica e o conhecimento da estrutura cristalina dos fármacos..
Palavras-chave: Tecnologia farmacêutica; Química do Estado Sólido de Fármacos.

Linha de Pesquisa 4: Desenvolvimento de Formulações Inalatórias

 

Projetos relacionados

Objetivo: Há forte tendência mundial em buscar rotas alternativas para produção de princípios ativos farmacêuticos obtidos por processos biotecnológicos. Contudo, tanto na pesquisa quanto na produção industrial farmacêutica, o Brasil apresenta fraca expressão no cenário mundial. Nesse contexto, a obtenção biotecnológica de biofármacos proteicos nacionais é essencial. Para isso serão usadas ferramentas como engenharia racional de proteínas, mutações sítio-dirigidas e mutações randômicas produzidas por evolução sintética de proteínas. O presente projeto tem objetivo de melhorar aspectos de estabilidade, biodisponibilidade, toxicidade e alergenicidade, problemas observados com as formulações de proteínas de origem bacteriana.. Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana; Pesquisa e desenvolvimento científico.

Projetos relacionados

Linha de Pesquisa 1: Modelagem Molecular aplicada no entendimento do mecanismo de ação de compostos com atividade fotoprotetora

Objetivo: Utilizar ferramentas de Modelagem Molecular no entendimento do mecanismo de ação e planejamento de novos compostos com atividade fotoprotetora.

Linha de Pesquisa 2: Busca virtual inibidores de Proteases parasitárias

Objetivo: Utilizar técnicas de modelagem molecular (Structure Based Drug Design e Ligand Based Drug Design) e construção de farmacóforos a serem utilizados na triagem virtual de inibidores de proteases parasitárias.

Linha de Pesquisa 3: Aplicação de bioisoterismo na busca de compostos bioativos

Objetivo: Empregar o bioisosterismo como ferramenta no planejamento, síntese e ensaios biológicos de compostos bioativos.

Linha de Pesquisa 4: Planejamento, Síntese e avaliação biológica de candidatos a antichagásicos

Objetivo: Planejamento por modelagem molecular, Síntese Orgânica e Avaliação Biológica de candidatos a antichagásicos.

Projetos relacionados

Linha de Pesquisa 1: Síntese e funcionalização de Compostos Heterocíclicos; 2. Síntese de derivados de alfa-aminoácidos; 3. Síntese de biosensores fluorescentes para uso biológico (clusters)

Projetos relacionados

Linha de Pesquisa 1: Dissolução de formas farmacêuticas

Linha de Pesquisa 2: Desenvolvimento de formas farmacêuticas sólidas de liberação prolongada e de pronta liberação

Linha de Pesquisa 3: Pré-formulação

Linha de Pesquisa 4: Sistemas ternários fármaco-ciclodextrina-polímero

Projetos relacionados

Linha de Pesquisa 1: Estudo da resposta imune naturalmente adquirida contra proteínas recombinantes correspondentes a antígenos de estágios assexuados sanguíneos de Plasmodium vivax

Linha de Pesquisa 2: Desenvolvimento de vacinas recombinantes baseadas em antígenos de Plasmodium vivax

Projetos relacionados

LInha de Pesquisa 1: Estudos de Indução do sistema citocromo P-450

Linha de Pesquisa 2: Desenvolvimento de Testes de toxicidade in vitro

Linha de Pesquisa 3: Pesquisa e Desenvolvimento de sistemas carreadores de fármacos

Linha de Pesquisa 4: Controle Microbiológico de Medicamentos

Linha de Pesquisa 5: Controle de Qualidade Biológico de Medicamentos e Cosméticos

Linha de Pesquisa 6: Aplicação de Biologia Molecular em Controle de Qualidade de Medicamentos e Cosméticos

Linha de Pesquisa 7: Biomoléculas e superfícies.

Linha de Pesquisa 8: Interação entre DNA e vesículas catiônicas

Linha de Pesquisa 9: Testes de mutagenicidade in vitro, utilizando leveduras

Linha de Pesquisa 10: Interações entre sistemas biológicos e não biológicos

Projetos relacionados

- Produção de microalgas integrada a processos industriais - Aplicação de microalgas em produtos de interesse industrial

Projetos relacionados

Linha de Pesquisa 1: Controle hormonal da resposta inflamatória

Projetos relacionados

Linha de Pesquisa 1: Novos métodos para diagnóstico rápido de infecções relacionadas à assistência à saúde

Linha de Pesquisa 2: Resistência Antimicrobiana em Agentes Bacterianos de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde.

 

Projetos relacionados

Os microrreatores possibilitam excelente transferência de calor e de massa, altíssima relação superfície/volume com um escoamento laminar e pistonado. Vêm sendo utilizados na síntese de fármacos em fluxo contínuo, criação de bibliotecas de compostos químicos com potencial farmacológico, síntese contínua em múltiplas etapas, particularmente para reações rápidas que envolvam muito calor, processos químicos intensivos e reações com produtos químicos muito perigosos, tóxicos ou explosivos. Algumas vantagens da síntese de fármacos em micro reatores são a redução drástica dos tempos de reação, devido à eliminação dos efeitos da mistura ineficiente, aumento do rendimento e seletividade das reações e redução da geração de resíduos. A Indústria Químico-Farmacêutica é a maior beneficiária desta nova tecnologia, pois os micro reatores podem gerar uma quantidade de compostos, com potencial farmacológico, várias ordens de grandeza maior do que no processo batelada tradicional, podem diminuir em anos o tempo para produção comercial de um novo fármaco e podem ser unidades industriais extremamente pequenas e compactas.

Para o desenvolvimento desta linha de pesquisa contamos com auxílos parovados pela FAPESP:

FAPESP, Processo no. 2017/12380-9 – Projeto: ”Síntese da Pioglitazona, Rosiglitazona e Lobeglitazona em fluxo contínuo em microrreatores capilares”. Outubro/2017-Setembro/2019.

O objetivo deste trabalho é utilizar um sistema de microrreatores para produzir os fármacos Pioglitazona (Actos®), Rosiglitazona (Avandia®) e Lobeglitazona (Duvie®) pela primeira vez em fluxo contínuo, determinar a cinética das reações intermediárias e determinar as melhores condições operacionais para cada síntese. Este projeto será desenvolvido em colaboração com os Profs. Till Opatz (Johannes Gutenberg-University Mainz, Alemanha) que forneceu as rotas de síntese dos fármacos, e Prof. Hans-Joerg Bart (Technical University of Kaiserslautern, Alemanha) que desenvolveu os processos de purificação dos produtos intermediários por extração líquido-líquido em micro extratores.

 

FAPESP, Processo no. 2014/07757-2 – Projeto: ”Microrreatores na Síntese de Fármacos”. Setembro/2014-Fevereiro/2017.

Objetivos

Sintetizar intermediários de fármacos em processo batelada e fazer a sua transposição para processo em fluxo contínuo em microrreator capilar. As variáveis analisadas foram a conversão dos reagentes e o rendimento dos produtos.

Etapas:

(A) Determinação das melhores condições operacionais (tempo de reação, temperatura, concentração total do meio reacional e concentração do catalisador) e composição do meio reacional (solvente e catalisador) da reação da tiazolidina-2,4-diona (TZD) com aldeídos arílicos (benzaldeído, p-hidróxibenzaldeído, p-metóxibenzaldeído, vanilina, p-nitrobenzaldeído e p-clorobenzaldeído) em processo batelada.

(B) Transposição das síntese otimizadas no processo batelada para o processo em fluxo contínuo em microrreator capilar e determinação da influência da temperatura e do tempo médio de residência. As temperaturas testadas foram maiores do que as de ebulição normal dos solventes, o que foi possível através da pressurização do microrreator.

 

Projetos relacionados

Linha de Pesquisa 1: Saberes e práticas interprofissionais na Saúde

Linha de Pesquisa 2: Regulação da função de fagócitos

Objetivo: Descrever a regulação das vias bioquímicas responsáveis pela modulação da resposta inflamatória inata de fagócitos por proteínas de fase aguda, em especial a beta 2-glicoproteína I. Estudar o comportamento de populações específicas de macrófagos residentes em situações relacionadas a sepse e ao estresse e a resposta a infecções relacionada à regulação celular por beta 2-glicoproteína I..
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Imunologia / Subárea: Imunologia Celular.
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Morfologia / Subárea: Citologia e Biologia Celular.
Setores de atividade: Saúde Humana; Desenvolvimento de Produtos Tecnológicos Voltados Para A Saúde Humana.
Palavras-chave: beta2glicoproteína I; macrófago; fagocitose; inflamação; aterosclerose; sepse.

Linha de Pesquisa 3: Modulação funcional de fagócitos por beta 2- glicoproteína I

Linha de Pesquisa 4: Estruturas de interação proteína-proteína e proteína-lipídio formadas por beta 2  glicoproteína I em solução

Linha de Pesquisa 5: Desenvolvimento de produtos e insumos para diagnóstico de doenças cardiovasculares e neoplasia

Linha de Pesquisa 6: Fisiologia Multiescala e Modelos para estudo de angiogênese e metástase

Objetivo: Estudos multiescala aplicados a investigação da relevância e da correspondência fisiopatológica de alvos bioquímicos identificados em cultivos celulares e de estruturas análogas organismos (in vivo) na determinação de efeitos de interesse clínico. Modelo de substituição para estudo automatizado do efeito biológico de amostras biológicas complexas, novos materiais, materiais nanométricos. Desenvolvimento e a validação de um modelo de teratogênese secundária ao implante tumoral em ovos embrionados de galinha..
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Anatomia Patológica e Patologia Clínica.
Palavras-chave: angiogênese; membrana corioalantoica; modelos experimentais; inflamação; metástase.

 

 

Projetos relacionados

  1. Desenvolvimento de Processos e Produtos Biológicos e Biofármacos Objetivo: Do período de 1987 até 2007 tive oportunidade de trabalhar na produção de soros de uso terapêutico (antiveneno, antitóxicos e anti-rábico), vacinas como a triplice bacteriana (DTP ? Difteria, Tétano e Pertussis), produção do antígeno de vírus da raiva para produção do soro e por fim assumi a direção da garantia da qualidade. Como linha de pesquisa era responsável pela melhoria contínua da qualidade do produto e processo, implantando sistemas de cromatografia em larga escala para a purificação dos soros, implementado métodos de purificação de venenos ofídicos, purificação da toxina diftérica e validações de processo de produção biotecnológica.. Especialidade: Vacinas e Kits para Diagnósticos. Especialidade: Biotecnologia Farmacêutica. Setores de atividade: Fabricação de produtos farmoquímicos e farmacêuticos; Fabricação de produtos químicos; Atividades veterinárias.
  2. Desenvolvimento de Tecnologias Aplicada a Imunobiológicos (Soros e Vacinas) e Biofármacos. Objetivo: O Objetivo da linha de pequisa é desenvolver novos sistemas de fornecimento de vacinas tanto sistêmico como por mucosa (nasal, sublingual e oral) com ferramentas nanotecnológicas e estudo de novos adjuvantes para imunização de animais e sees humanos. Com os conhecimentos adquiridos durante 20 anos no Instituto Butantan desenvolvo novas tecnologias de obtenção de soros terapêuticos, tais como liofilização e purificação de anticorpos policlonais e monoclonais e validação de processo, principalmente o de remoção de vírus adventícios em produtos biológicos. Dentro desta linha de pesquisa outros projetos de desenvolvimento de vacinas e biofármacos estão surgindo, e o principal é o escalonamento industrial de produção de proteínas recombinantes livres de células.. Grande área: Ciências Biológicas Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Biotecnologia / Subárea: Biotecnologia em Saúde Humana e Animal / Especialidade: Vacinas e Kits para Diagnósticos. Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Farmacotécnica e tecnologia farmacêutica / Especialidade: Produção de Biofármacos. Setores de atividade: Fabricação de produtos farmoquímicos e farmacêuticos; Atividades de atenção à saúde humana; Atividades veterinárias.
  3. Projetos relacionados

Linha de Pesquisa 1: Desenvolvimento e validação de novas metodologias analíticas aplicadas a análise de princípios ativos em formulações farmacêticas ,cosméticas e fitofármacos

Objetivo: Validação de metodologias para o controle de qualidade de medicamentos , csméticos e fitofármacos..
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Fitifármacos.
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Garantia e controle de qualidade farmacêuticos / Especialidade: Controle de Qualidade de Medicamentos e Cosméticos.
Palavras-chave: validação; controle de qualidade; Métodos analíticos.

Linha de Pesquisa 2: Controle de qualidade de fitoterápicos

Linha de Pesquisa 3: Controle de qualidade de fitoterápicos

Objetivo: Aprimorar o controle de qualidade de fitoterápicos desenvolvendo e validando novas metodologias para a quantificação do metabólito secundário em preparações farmacêuticas..
Palavras-chave: Fitoterápicos; controle de qualidade.

Linha de Pesquisa 4: Controle de qualidade de medicamentos, cosméticos e fitoterápicos

Objetivo: Aprimorar o controle de qualidade de medicamentos, cosméticos e fitoterápicos desenvolvendo e validando novas metodologias para a quantificação de fármacos em preparações farmacêuticas e cosméticas a fim de assegurar a confiabilidade dos produtos acabados com a finalidade de garantir a dosagem..
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Análise e controle de fitofármacos.
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Garantia e controle de qualidade farmacêuticos / Especialidade: Análise e controle de medicamentos e cosméticos,.
Palavras-chave: controle de qualidade; medicamentos; cosméticos; Fitoterápicos.

Linha de Pesquisa 5: Técnicas de separação: Eletroforese capilar, cromatografia líquida de alta eficiência, e outras

Objetivo: Aplicar técnicas analíticas de separação como cromatografia líquida de alta eficiência, eletroforese capilar e outras na análise de princípios ativos, e produtos terminados na área farmacêutica..
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Garantia e controle de qualidade farmacêuticos.
Setores de atividade: Qualidade e Produtividade.
Palavras-chave: Análise de medicamentos; eletroforese capilar; Cromatografia Líquida de Alta Eficiência.

Linha de Pesquisa 6: Desenvolvimento e validação de novas metodologias analíticas aplicadas à análise de insumos farmaceuticos ativos em formulações farmacêuticas, cosméticas, fitofármacos e sistemas nanoparticulados

Objetivo: Desenvolver e validar novos metodos analíticos para identificar e quantificar fármacos em formulações farmacêuticas, cosméticas, fitomedicamentos e sistemas nanoparticulados empregando técnicas cromatográficas, eletroforéticas, espectrométricas e téccnicas hifenadas. Aplicação das técnicas em estudos de estabilidade, determinação do prazo de validade das formulações farmacêuticas e cosméticas..
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Garantia e controle de qualidade farmacêuticos.
Palavras-chave: desenvolvimento de novos métodos; validação.

Linha de Pesquisa 7: Desenvolvimento de Metodologias Indicativas de estabilidade através de métodos electroforéticos, cromatográficos e técnicas hifenadas (LC-MS, CE-MS)

Objetivo: Desenvolver, otimizar e validar métodos indicativos de estabilidade para quantificação de fármacos e seus produtos de degradação em medicamentos através da eletroforese capilar CE), cromatrografia líquida de alta eficiência (HPLC), CE-MS, LC-MS. Desta forma se deve garantir que o medicamento seja eficaz e seguro..
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Garantia e controle de qualidade farmacêuticos / Especialidade: Controle de Qualidade de Medicamentos e Cosméticos.
Palavras-chave: Métodos indicativos de estabilidade; eletroforese capilar; HPLC; CE-MS; LC-MS.

Linha de Pesquisa 8: Extração, separação, identificação e quantificação de substancias bioativas por eletroforese capilar e cromatografia líquida de alta eficiência

Objetivo: As plantas são fontes de moléculas bioativas (metabótitos primários e secundários) de interesse farmacológico, portanto, é de suma importância desenvolver metodologias analíticas de separação para separar e quantificas as substâncias bioativas. Dentre os métodos analíticos temos a eletroforese capilar que é uma técnica analítica de separação rápida, econômica e ecologicamente correta, já que utiliza ou não solventes orgânicos em quantidades mínimas comparada com cromatografia líquida de alta eficiência..
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Farmacognosia.
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Análise e controle de fitofármacos.
Palavras-chave: Plantas medicinais; Técnicas de separação.

Linha de Pesquisa 9: A espectrofotometria de absorção na região do Ultravioleta (UV) para a determinação de insumos farmacêuticos ativos em medicamentos e cosméticos

Objetivo: A linha de pesquisa tem com objetivo desenvolver e validar metodologia analítica por esperctrofotometria no UV para quantificar insumos farmacêuticos ativos em medicamentos e cosméticos..
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Garantia e controle de qualidade farmacêuticos.
Palavras-chave: Espectrofotometria no UV; IFA; medicamentos; cosméticos.

Linha de Pesquisa 10: Métodos eleforéticos e cromatográficos aplicados para quantificação de fármacos em sistemas nanoparticulados

Objetivo: Aplicação da eletroforese capilar como alternativa à cromatografia líquida de alta eficiência para a caracterização de nanopartículas e quantificação dos fármacos encapsulados por elas. Desde que a eletroforese capilar apresenta alta resolução e eficiência torna-se um método atrativo para este fim..
Grande área: Ciências da Saúde
Palavras-chave: Nanopartículas; eletroforese capilar; Cromatografia Líquida de Alta Eficiência.

Projetos relacionados

Linha de Pesquisa 1: Marcadores epidemiológicos e de diagnóstico

Linha de Pesquisa 2: Desenvolvimento de Tecnologia aplicada ao diagnóstico Laboratorial

Linha de Pesquisa 3: Genômica, proteômica, epigenômica e farmacogenômica para doenças crônicas não transmissiveis

Projetos relacionados

Linha de Pesquisa 1: Desenvolvimento de métodos analíticos para detecção de drogas de abuso em matrizes biológicas alternativas

Linha de Pesquisa 2: Verificação do uso de álcool e drogas no ambiente de ttrabalho

Linha de Pesquisa 3: Estudos de farmacocinética e toxicologia do desenvolvimento dos alcalóides da ayahuasca

 

Projetos relacionados

Para atender às diversas aplicações comerciais, os óleos e gorduras devem respeitar exigências específicas para cada caso. Estas exigências nem sempre podem ser satisfeitas por produtos obtidos da natureza ou por aqueles cujas fontes naturais são mal aproveitadas ou existem em pequena quantidade, sendo exemplos típicos a gordura de cacau e a manteiga derivada do leite. Para suprir essas necessidades do mercado e para fornecer produtos uniformes a partir de matérias-primas variáveis, técnicas de modificação de óleos e gorduras permitem maior flexibilidade de escolha da matéria-prima e ajudam a equilibrar as tendências entre disponibilidade local e demanda. Esta tecnologia traz também vantagens aos consumidores, pois permite a fabricação de produtos de qualidade constante a preços razoáveis. No estágio atual, esses métodos estão tão firmemente estabelecidos e são aplicados em escala tão grande que seria praticamente impossível atender aos padrões de mercado sem o uso de técnicas de modificação. Desse modo, nossa linha de pesquisa estuda os métodos de modificação de óleos e gorduras, que correspondem aos processos de mistura, fracionamento, interesterificação e hidrogenação.

Projetos relacionados

Linha de Pesquisa 1: Controle físico-químico e microbiológico de qualidade, avaliação biofarmacêutica in vitro e avaliação da absorção in silico de formas farmacêuticas orais

Objetivo: Avaliar as características químicas, físico-químicas, microbiológicas e biofarmacêuticas de medicamentos e suplementos alimentares. No que se refere à abordagem físico-química, busca-se desenvolver e validar tecnologias para avaliar as características de dissolução e desintegração de fármacos. O conhecimento da solubilidade, da permeabilidade e da velocidade de dissolução permite a previsão das suas propriedades biofarmacêuticas. Dessa forma, o objetivo da presente linha de pesquisa é proporcionar base-racional científica para o desenvolvimento de medicamentos convencionais e inovadores com maior eficácia e segurança..
Grande área: Ciências da Saúde
Setores de atividade: Indústrias de Transformação.
Palavras-chave: Sistema de Classificação Biofarmacêutica; Dissolução; Controle de qualidade; validação de métodos.

Linha de Pesquisa 2: Avaliação e otimização de processos farmacêuticos

Objetivo: Desenvolvimento, otimização e monitoração de processos tecnológicos empregando-se métodos de planejamento experimental e análise de séries temporais.Adicionalmente, a presente linha de pesquisa busca abordar a qualidade por design (QbD) nos processos farmacêuticos. Essa abordagem sistemática para o desenvolvimento de produtos contempla objetivos pré-definidos e enfatiza o entendimento do produto, do processo e do controle em processo, com base em dados científicos sólidos e gestão dos riscos de qualidade. Assim sendo, ferramentas estatísticas e de qualidade são utilizadas para alcançar melhor entendimento do produto e processo..
Grande área: Ciências da Saúde
Setores de atividade: Indústrias de Transformação.
Palavras-chave: Qualidade por design; otimização; Ferramentas estatísticas; análise de risco.

Linha de Pesquisa 3: Desenvolvimento de sistemas nanoestruturados para a obtenção de produtos farmacêuticos e cosméticos inovadores

Objetivo: O desenvolvimento de sistemas nanoestruturados contempla tema atual de fundamental importância que visa contribuir para o aprimoramento tecnológico e científico do país em área inovadora e com potencial elevado de impacto social. Nesse sentido, busca-se elevar a eficácia e a segurança de medicamentos e de cosméticos reduzindo sua toxicidade por meio de liberação modificada do fármaco e/ou pelo direcionamento do fármaco a sítios-alvo específicos. Além disso, a presente linha de pesquisa busca contribuir com a criação de mecanismos regulatórios para a garantia de qualidade, da segurança e da eficácia de medicamentos e cosméticos nanoestruturados. Adicionalmente, essa linha tem por objetivo viabilizar cooperação internacional entre a Faculdade de Farmácia e Ciências Farmacêuticas da Universidade de Alberta, no Canadá e a Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo no campo das Nanotecnologias. Nesse sentido, essa cooperação tem promovido parceria entre essas Faculdades em projetos de pesquisas dos pós-graduandos do programa de Fármaco e Medicamentos da FCF/USP..
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Farmacotécnica e tecnologia farmacêutica.
Setores de atividade: Fabricação de produtos farmoquímicos e farmacêuticos.
Palavras-chave: Nanopartícula; Nanocristais; Nanocarreadores; sistemas nanoestruturados.

Projetos relacionados

A microbiota intestinal humana exerce um papel importante tanto na saúde quanto na doença, e a suplementação da dieta com probióticos e prebióticos pode assegurar o seu equilíbrio. Probióticos são microrganismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, conferem benefícios à saúde do hospedeiro. Prebióticos são carboidratos não digeríveis que afetam beneficamente o hospedeiro, por estimularem seletivamente a proliferação e/ou atividade de populações de bactérias desejáveis no cólon. Um produto referido como simbiótico é aquele no qual um probiótico e um prebiótico estão combinados.

Para a utilização de culturas probióticas na tecnologia de fabricação de produtos alimentícios, além da seleção de cepas probióticas para uso em humanos, as culturas devem ser empregadas com base no seu desempenho tecnológico. Culturas probióticas com boas propriedades tecnológicas devem apresentar boa multiplicação no leite, promover propriedades sensoriais adequadas ao produto e serem estáveis e viáveis durante o seu armazenamento. Desta forma, podem ser manipuladas e incorporadas em produtos alimentícios sem perder a viabilidade e a funcionalidade, resultando em produtos com textura e aroma adequados. Com base nesses aspectos, atuamos no desenvolvimento de produtos lácteos contendo culturas probióticas compostas de diversas bactérias probióticas isoladas e combinadas, associadas ou não a ingredientes prebióticos, avaliando as características microbiológicas, de textura instrumental, físico-químicas e sensoriais dos produtos em desenvolvimento, ao longo de sua vida de prateleira refrigerada. A avaliação dos produtos desenvolvidos é realizada, de maneira a verificar o seu potencial probiótico e/ou simbiótico, bem como o seu potencial de mercado. Para a avaliação do potencial funcional dos produtos desenvolvidos, são utilizados testes in vitro, simulando as condições da passagem dos probióticos incorporados aos produtos pelo trato gastrintestinal humano. Estudos visando a verificação do efeito probiótico e prebiótico em humanos também vem sendo conduzidos.

Projetos relacionados

obtenção de celulose bacteriana (biomembrana) e/ou de PVP incorporada com extratos fitotérapicos para uso em medicinal utilizando iontoforese. As biomembranas são obtidas através de resíduos vegetais com baixo custo e alta produtividade 

Projetos relacionados

Linha de Pesquisa 1: Cuidado Farmacêutico

Linha de Pesquisa 2: Assistência Farmacêutica

Linha de Pesquisa 3: Saúde Baseada em Evidências

Linha de Pesquisa 4: Educação Farmacêutica

Linha de Pesquisa 5: Estudo de utilização de medicamentos

Projetos relacionados

Linha de Pesquisa 1: Peptídeos intracelulares como modulares de vias metabólicas relacionadas à termogênese

Linha de Pesquisa 2: Caracterização dos peptídeos intracelulares de tecidos adiposos de animais com ativação de tecido adiposo marrom e browing devido à exposição ao frio e tratamento com agonista de PPARg

Projetos relacionados

Linha de Pesquisa 1: Ética em Saúde

Objetivo: Comportamento ético do profissional famacêutico na dispensação de medicamentos.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Dispensação de medicamentos.
Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana.
Palavras-chave: Dispensação de medicamentos.

Linha de Pesquisa: 2: Saúde Pública

Objetivo: Levantamento e caracterização dos mecanismos utilizados na dispensação de medicamentos em farmácia comerciais na região metropolotana de São Paulo. Criar banco de dados referente a dispensação de medicamentos em farmácias e drogarias .
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Dispensação de medicamentos.
Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana.
Palavras-chave: Dispensação de medicamentos.

Linha de Pesquisa 3: Otimização do processo clássico de drageamento da SQUIBB aplicável em todas as Plantas no mundo , gerando tese de mestrado apresentada na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP

Objetivo: Reduzir o tempo total de drageamenteo, mantendo as caraterísticas físicas, físico-químicas e microbiológicas das drágeas, quando comparadas com o processo tradicional..
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Farmacotécnica.
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Drageamento.
Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana.
Palavras-chave: Processo de drageamento.

Projetos relacionados

A nanoencapsulação de biomoléculas em veículos poliméricos pode melhorar as propriedades farmacocinéticas e farmacodinâmicas, fornecendo vantagens como aumento da meia-vida plasmática, liberação controlada e/ou sítio-específica e diminuição de potencial imunogênico. P

Projetos relacionados

Linha de Pesquisa 1: Pesquisa básica; pesquisa aplicada; relação entre estado nutricional e resposta inflamatória

Objetivo: Sabendo-se que animais desnutridos apresentam hipoplasia severa de órgãos linfo-hemopoéticos e alterações funcionais em macrófagos, fatos que poderiam interferir na síntese de citocinas, propõe-se neste projeto, o estudo da cinética de síntese de citocinas TNF , IL1 e IL1 , IL6 , GM-CSF (fator de crescimento grânulo-monocítico) in vivo e in vitro; além da expressão do receptor do LPS e do fator de transcricão NF appaB em celulas mononucleares periféricas e peritoniais.
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Medicina.
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica.
Palavras-chave: inflamação; macrófagos; citocinas; /TLR4.

Linha de Pesquisa 2: Pesquisa básica e aplicada: relação entre estado nutricional e hemopoese

Objetivo: A anemia, leucopenia e a atrofia medular encontrada nos camundongos submetidos à desnutrição protéica sugerem queda na capacidade proliferativa de progenitores, uma vez que a redução do compartimento medular não foi decorrente do aumento do influxo de células para o sangue periférico e nem devida processos Assim, nosso objetivo no presente projeto é o de avaliar a capacidade proliferativa da população de células CD34+ e da popula~ção SCA1+/LIN- (célula tronco em camundongo) medula óssea de camundongos desnutridos.
Palavras-chave: hemopoese; célula tronco; ciclo celular.

Linha de Pesquisa 3: Pesquisa básica e aplicada:desnutrição e microambiente da medula óssea: estudo do nicho da célula tronco

Objetivo: O presente projeto pretende caracterizar a natureza das alterações encontradas na MEC da medula óssea de camundongos submetidos à desnutrição protéica experimental, com ênfase nas alterações subendosteais onde se localiza o nicho da célula tronco hemopoética. Caracterização topográfica das proteínas adesivas (colágenos I e III, fibronectina, laminina e trombospondina) presentes na matriz extracelular da medula óssea de camundongos desnutridos, utilizando técnicas de imuno-histoquímica (microscopia óptica). Avaliação ultra-estrutural, em microscopia eletrônica de transmissão, da matriz extracelular medula óssea de camundongos desnutridos Ensaios de sustentação da hemopoese Avaliação dos processos que regulam a sintiese da MEC.
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Anatomia Patológica e Patologia Clínica / Especialidade: Hematologia.
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia.
Palavras-chave: matriz extra celular; hemopoese; citocinas; nicho da célula tronco.

 

Projetos relacionados

1. Análise de Alimentos
Objetivo: Desenvolvimento de métodos analíticos para análise de componentes alimentares.. Grande área: Ciências Agrárias Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Ciência de Alimentos / Especialidade: Química, Física, Fisico-Química e Bioquímica dos Alim. e das Mat-Primas Alimentares. Palavras-chave: Alimentos; Métodos Instrumentais; Cromatografia gasosa/Espectrometria de massas; Cromatografia a líquido de Alta Eficiência

2. Fisiologia pós-colheita
Objetivo: Estudar a regulação hormonal envolvida nas transformações bioquímicas pós-colheita de frutos. Avaliar as transformações bioquímicas de frutos após a colheita empregando ferramentas de Genômica Funcional. Grande área: Ciências Agrárias Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Ciência de Alimentos / Especialidade: Fisiologia Pós-Colheita. Palavras-chave: Amadurecimento; Frutos; Genômica Funcional; hormônios vegetais.

3. Compostos voláteis em alimentos
Objetivo: Análise de compostos voláteis em frutos e hortaliças. Estudo dos fatores que influenciam a síntese.. Grande área: Ciências Agrárias Palavras-chave: Compostos volateis; Cromatografia gasosa/Espectrometria de massas; Oleos essenciais; Compostos bioativos; terpenos.

4. Bioatividade de terpenóides na proliferação e diferenciação de células musculares esqueléticas Objetivo: Estudos da atividade de compostos terpênicos extraídos de frutos e ervas aromáticas sobre a proliferação e diferenciação de mioblastos. Efeitos de compostos terpênicos sobre a liberação de mediadores inflamatórios. Grande área: Ciências Agrárias Palavras-chave: Compostos bioativos; terpenos; Oleos essenciais; Mioblastos; Cultura celular.

http://lattes.cnpq.br/0442343421045093

Projetos relacionados

1. PROTEINAS
Objetivo: Isolamento, estudo da estrutura e efeitos nutricionais de lectinas e inibidores de amilase de leguminosas .. Grande área: Ciências Agrárias Setores de atividade: Produção Vegetal. Palavras-chave: feijão; glicoproteínas; inibidor de amilase; lectinas.

2. Bioquímica e biologia molecular do amadurecimento de frutas .
Objetivo: Investigação do metabolismo do amido e da parede celular durante o amadurecimento de frutas( bananas, mamão e manga).Diversos projetos cobrem:a) caracterização das mudanças do grão de amido e da estrutura da parede celular por microscopia eletrônica e de força atômica.b)isolamento,clonagem e expressão de genes diferencialmente expressos no amadurecimento por técnicas de transcriptômica e estudo funcional através da proteômica e da metabolômica.c) efeito do MCP( inibidor de etileno) nos processos em estudo.. Grande área: Ciências Agrárias Setores de atividade: Produção Vegetal; Produtos e Processos Biotecnológicos Vinculados À Agricultura; Nutrição e Alimentação. Palavras-chave: amadurecimento; biologia molecular; bioquímica pós-colheita; carboidratos; 1-metilciclopropeno.

http://lattes.cnpq.br/6281228206580194

Projetos relacionados

1. Interação entre lipídios bioativos e medicamentos na saúde cardiovascular

http://lattes.cnpq.br/2047776037197093

Projetos relacionados

1. Envolvimento dos peroxissomos hepáticos nos efeitos do óleo de peixe no metabolismo de lipídios

2. Efeitos dos ácidos graxos ômega-3 no metabolismo energético de ratos.

3. Investigação do metabolismo pós-prandial utilizando espectrometria de massas aplicada à metabolômica.

4. Estudo do metabolismo de ácidos biliares no período pós-prandial

5. Utilização de acil-carnitinas como marcadores da oxidação de ácidos graxos.

6. Estudo do metabolismo de monoterpenóides da dieta utilizando predições in silico e metabolômica global.

7. Avaliação do metabolismo pós-prandial como ferramenta para o diagnóstico e compreensão dos mecanismos das doenças crônicas não transmissíveis

8. Efeitos de monoterpenóides da dieta no metabolismo intermediário

http://lattes.cnpq.br/6725415205194821

Projetos relacionados

1. Métodos de análise de resíduos de organismos geneticamente modificados (OGM) em alimentos

2. Bioquímica e biologia molecular pós-colheita de frutas

3. Potencial imunomodulador de proteínas e de polissacarídeos não-amido presentes em alimentos

4. Peptídeos bioativos de origem alimentar

Projetos relacionados

1. ÁCIDOS GRAXOS TRANS: ASPECTOS QUÍMICOS, FÍSICOS E BIOLÓGICOS

2. ANTIOXIDANTES NATURAIS

3. AVALIACAO DE LIPIDES ALIMENTARES (PESQUISA APLICADA)

4. ÁCIDOS TRANS CONJUGADOS E POLINSATURADOS

5. ÁCIDOS GRAXOS CONJUGADOS: ASPECTOS QUÍMICOS, FÍSICOS E BIOLÓGICOS

http://lattes.cnpq.br/1329109472641366

Projetos relacionados

1. Microbiologia de Alimentos

2. Segurança de Alimentos

3. Interações microbianas mediadas por quorum sensing

4. Antivirulence and host therapeutics

5. Quorum quenching

http://lattes.cnpq.br/4416935405600300

Projetos relacionados

1. Nutrição nas fases iniciais da vida e origens desenvolvimentistas do câncer de mama

Objetivo: Identificação ,caracterização estrutural, e estudo da atividade biológica de isoflavonas ,antocianinas, e outros flavonóides em alimentos regionais.Diversos compostos presentes na cana de açucar, em produtos de soja,feijões ,frutas e verduras, já foram identificados.O estudo da sua biodisponibilidade ,ação biológica( capacidade antioxidante,ação anti-inflamatória , anti cancerígena) e efeito do processamento está em andamento.. Grande área: Ciências Agrárias

http://lattes.cnpq.br/2216436678930586

Projetos relacionados

1. Microbiologia de Alimentos Objetivo: Estudar os microrganismos patogênicos e deteriorantes de relevância em alimentos. Grande área: Ciências Agrárias Setores de atividade: Nutrição e Alimentação. Palavras-chave: microbiologia de alimentos. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4629835197940139

Projetos relacionados

1. Prospecção de alimentos vegetais fontes de flavonoides
Objetivo: Prospectar e caracterizar os compostos fenólicos de frutos da biodiversidade brasileira, além de alimentos comuns à dieta, utilizando técnicas de CLAE e espectrometria de massas.. Grande área: Ciências Agrárias Palavras-chave: biodiversidade; compostos fenólicos; flavonóides; frutos.

2. Propriedades biológica de Compostos bioativos- compostos fenólicos
Objetivo: Diversas pesquisas demonstram que a ingestão de compostos bioativos, tais como os flavonoides, a partir da dieta está relacionado à redução do risco de desenvolvimento de doenças crônico. Entretanto, o mecanismo de ação ainda permanece obscuro. Foi observado que as antocianinas e as flavanonas de citrus apresentam a capacidade de modular a expressão de genes do processo inflamatório e do sistema antioxidante, bem como melhor o status antioxidante. Desta maneira, o objetivo desta linha de pesquisa é identificar as possíveis propriedades biológicas dos flavonoides, especialmente as flavanonas de citrus e as antocianinas, e estudar os mecanismos nos diversos níveis de resposta celular, utilizando as plataformas transcriptômica, proteômica e metabolômica, de modo a obter um quadro abrangente e ao mesmo tempo aprofundado da ação biológica exercida por esta classe de compostos.. Grande área: Ciências Agrárias Palavras-chave: antocianina; flavonóides; atividade anti inflamatória; capacidade antioxidante; enzimas antioxidantes.

3. Biodisponibilidade de Flavonoides
Objetivo: O consumo regular de frutas e verduras tem sido associado a redução do risco de desenvolvimento de doenças crônicas, possivelmente devido a ingestão de compostos antioxidantes, tais como os flavonoides. Entretanto, os estudo relacionados a biodisponibilidade destes compostos geralmente são realizados com compostos puros ou parcialmente isolados. Entretanto, pouco se sabe sobre a influência da matriz alimentar sobre a biodisponibilidade destes compostos. Desta maneira, o objetivo desta linha de pesquisa é estudar a influência que da matriz alimentar sobre a biodisponibilidade dos flavonoides, e identificar os fatores intrínsicos que determinam a absorção, metabolização e excreção destes compostos, possibilitando a identificação de metabotipos de indivíduos de acordo com a metabolização.. Grande área: Ciências Agrárias Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Ciência de Alimentos / Especialidade: alimentos funcionais. Palavras-chave: antocianina; biodisponibilidade; matriz alimentar; flavonóides; flavanonas; variabilidade interindividual.

http://lattes.cnpq.br/5055687282141055

Projetos relacionados

Estudo das características químicas, físicas, bioquímicas, organolépticas e microbiológicas dos alimentos e sua relação com a qualidade e segurança.

 

Projetos relacionados

Linha de Pesquisa 1: Planejamento, Síntese e Avaliação Biológica de Substâncias de Origem Natural e Sintética

Objetivo: Utilizar substâncias reconhecidamente ativas (endógenas ou exógenas) como modelos estruturais para o planejamento e síntese de análogos que apresentem atividade biológica potencialmente superior. As estratégias de planejamento exploradas nesta linha são: hibridação molecular, bioisosterismo e homologia.

Linha de Pesquisa 2: Latenciação de Fármacos

Objetivo: Esta linha tem como objetivo o planejamento e síntese de pró-fármacos clássicos, especialmente aqueles que utilizam transportadores poliméricos, para resolução de problemas farmacocinéticos e melhoria de seletividade.
Palavras-chave: Prodrug Design.

Linha de Pesquisa 3: Educação Farmacêutica

Objetivo: Criar e desenvolver ferramentas e/ou estratégias para o ensino farmacêutico contemporâneo.
Palavras-chave: Química Farmacêutica Experimental; Vídeos educativos; Tecnologias Educativas.

Projetos relacionados

Linha de Pesquisa 1: Síndrome de desconforto respiratório agudo associado à malária

Linha de Pesquisa 2: Síndrome de desconforto respiratório agudo associado à COVID-19

Linha de Pesquisa 3: Malária na gravidez

Linha de Pesquisa 4: Patologia Comparada de Protoparasitoses em animais silvestres

Projetos relacionados

Linha de Pesquisa 1: Papel da proteína Anexina A1 na resposta inflamatória – evolução e resolução da inflamação

Linha de Pesquisa 2: Avaliação da eficácia terapêutica de moléculas anti-inflamatórias

Linha de Pesquisa 3: Mecanismos de ação de xenobióticos no sistema imune – resposta imune inata, adquirida e imunidade treinada

Linha de Pesquisa 4: Mecanismos de ação de xenobióticos em doenças inflamatórias crônicas

Projetos relacionados

São desenvolvidas rotas de síntese de fármacos antigos e novos, principalmente com estruturas heterocíclicas, visando uma adequação das condições operacionais da rota em estudo para um estudo de scale-up

Projetos relacionados

Linha de Pesquisa 1: Ayahuasca como estratégia no tratamento do transtorno por uso de cocaína

Linha de Pesquisa 2:  Efeitos da N,N-dimetiltriptamina e harmina frente à neurotoxicidade provocada pela cocaína

Linha de Pesquisa 3:  Farmacocinética baseada em fisiologia (PBPK) da ayahuasca

Projetos relacionados

Linha de Pesquisa 1: Avaliação físico-química e Biofarmacêutica de Medicamentos

Linha de Pesquisa 2: Qualidade, Segurança e Eficácia de produtos Farmacêuticos Nanoestruturados

Linha de Pesquisa 3:Sistemas "in vitro" aplicáveis a Biomateriais e Produtos Farmacêuticos

Linha de Pesquisa 4: Métodos Microbiológicos Convencionais, Rápidos e Automatizados

Linha de Pesquisa 5: Desenvolvimento, Validação e Controle de Processos de Esterilização

Projetos relacionados

Uso de biorreatores operados em regime descontínuo ou contínuo para realizar biotransformações - processos que utilizam células viáveis em fase de não crescimento ou enzimas na forma solúvel ou imobilizada -, das quais resultam produtos ou matérias-primas para fins alimentícios, cosméticos e/ou farmacêuticos.

Projetos relacionados

Linha de Pesquisa 1: Biodisponibilidade e bioequivalência

Objetivo: O objetivo desta linha de pesquisa é o estudo de diversos aspectos relacionados ao planejamento, execução e interpretação de resultados dos ensaios de biodisponibilidade e bioequivalência de medicamentos. Estes ensaios são realizados para demonstrar intercambiabilidade entre medicamentos genéricos ou similares e o medicamento inovador, com base no princípio de que curvas semelhantes de decaimento sanguíneo de fármacos produzem o mesmo resultado em termos de eficácia e segurança. Incluem-se, nesta linha de pesquisa, a investigação de fatores capazes de influenciar os resultados de ensaios de biodisponibilidade e bioequivalência e a realização de ensaios para comparações entre medicamentos, contemplando também sua aplicação a situações particulares, como medicamentos contendo fármacos racêmicos ou que sofrem recirculação entero-hepática..
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Biofarmácia.
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Garantia e controle de qualidade farmacêuticos / Especialidade: Bioequivalência de Medicamentos.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico; Saúde humana e serviços sociais.
Palavras-chave: biodisponibilidade; bioequivalência; biofarmácia; medicamentos genéricos; medicamentos similares; intercambialidade.

Linha de Pesquisa 2: Correlações in vitro-in vivo

Objetivo: A constatação de que a dissolução de fármacos administrados por via oral é pré-requisito para sua absorção e eficácia clínica fornece a base para as tentativas de estabelecer correlações entre a dissolução in vitro e a biodisponibilidade in vivo de medicamentos, denominadas correlações in vitro - in vivo (CIVIV). O objetivo desta linha de pesquisa é estabelecer esse tipo de correlação de dados, possibilitando a substituição dos estudos in vivo, necessários para avaliação da biodisponibilidade de medicamentos, por estudos in vitro, com grandes vantagens éticas e econômicas..
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Biofarmácia.
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Garantia e controle de qualidade farmacêuticos / Especialidade: Bioequivalência de Medicamentos.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico; Saúde humana e serviços sociais.
Palavras-chave: correlação iviv; dissolução; absorção; biodisponibilidade; bioequivalência; intercambialidade.

Linha de Pesquisa 3: Quantificação de fármacos em matrizes biológicas

Objetivo: A quantificação de fármacos em matrizes biológicas é imprescindível para diversos tipos de pesquisas científicas, tais como as farmacocinéticas, as toxicocinéticas, os ensaios de bioequivalência e a modelagem farmacocinética-farmacodinâmica, entre outras. Esta linha de pesquisa tem por objetivo desenvolver e validar métodos analíticos para quantificação de fármacos em matrizes biológicas por cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE / HPLC) acoplada a detector de absorvância no ultravioleta e visível (UV-VIS), ou a detectores de fluorescência..
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Farmacocinética.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico; Saúde humana e serviços sociais.
Palavras-chave: quantificação; cromatografia líquida de alta eficiência; matriz biológica; validação; método analítico.

Linha de Pesquisa 4: Bioisenção

Objetivo: O registro de medicamentos genéricos ou similares por meio do processo de bioisenção, entendido como a substituição dos ensaios in vivo de biodisponibilidade e bioequivalência por ensaios in vitro capazes de garantir a intercambiabilidade desses medicamentos com o produto de referência, possibilita a diminuição de custos e de tempo de desenvolvimento de novos medicamentos, com benefícios para o paciente e para o SUS em termos de acesso ao tratamento farmacológico. O objetivo desta linha de pesquisa é determinar a possibilidade de bioisenção para medicamentos genéricos e similares contendo fármacos da RENAME, por meio da determinação de suas características de solubilidade e permeabilidade conforme definidas pelo Sistema de Classificação Biofarmacêutica (SCB). O SCB é considerado pelas principais agências regulatórias, critério essencial para a concessão de bioisenção..
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Biofarmácia.
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Garantia e controle de qualidade farmacêuticos / Especialidade: Bioequivalência de Medicamentos.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico; Saúde humana e serviços sociais.
Palavras-chave: bioisenção; solubilidade; permeabilidade; dissolução; biodisponibilidade; bioequivalência.

 

Projetos relacionados