Projeto 5: Análise da deficiência ou excesso de nutrientes em animais e no homem
Coordenador(es):
Participante(s):
Analisar diferentes quantidades de ácido graxo poliinsaturado ômega-3 no tratamento da NAFLD e seus efeitos no estresse oxidativo, no metabolismo de lipídeos e na resistência a insulina. Serão utilizados neste estudo, 100 ratos machos da linhagem Wistar com peso aproximado de 250g, Analisar a modulação dos genes envolvidos na supressão tumoral, reparo do DNA, controle do ciclo e morte celular em animais com carcinogênese colorretal induzido por MNNG suplementados, fortificados, deficientes ou com a dose recomendada de ácido fólico. Serão estudados 50 ratos Wistar
Verificar o efeito da suplementação com vitamina E sobre a expressão gênica pancreática de marcadores
inflamatórios em modelo animal de pancreatite alcoólica crônica. Serão estudados 26 ratos Wistar tratados com etanol em modelo experimental de pancreatite crônica.
Comparar a prevalência dos polimorfismos genéticos no PPAR e na MTHFR em portadores de esteatose/NASH e indivíduos controles, além de verificar a resposta à suplementação com betaína de acordo com o polimorfismo no gene da enzima MS. Em 200 pacientes tratados no HCFMRPUSP. Ppropõe-se investigar em pacientes com SIC, pelo uso de linfócitos do sangue periférico e de biomarcadores bastante conhecidos, as lesões espontâneas presentes no DNA, a expressão de três DNA metil-transferases (envolvidas em processos de metilação do DNA) e os níveis séricos de vitamina E, Glutationa Reduzida e Substâncias Reativas do Ácido Tiobarbitúrico, antes e após o tratamento com nutrição parenteral. Além disso, pretende-se ainda investigar a sensibilidade e a capacidade de reparo frente às lesões induzidas (in vitro) no DNA desses pacientes.
Palavras-chave: análise molecular, expressão gênica, deficiência
Última atualização em 2012-07-03 21:21:00
Projetos de Pesquisa relacionados