Você está aqui: Início » Institucional » Apresentação

Apresentação - Pós-Graduação

Como funciona a Pós-Graduação na USP 

 

Os cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu na USP (mestrado profissional, mestrado acadêmico e doutorado) oferecem a oportunidade de desenvolvimento científico e aprofundamento da formação obtida no nível de graduação. O objetivo é a formação de recursos humanos altamente qualificados, para atuar no ensino, na pesquisa científica, em organizações públicas e setores industriais. 

Durante o curso de mestrado ou de doutorado, o aluno deverá realizar disciplinas e desenvolver seu projeto de Dissertação ou Tese. O título de Mestre ou de Doutor é obtido após cumprimento das exigências do curso, incluindo a defesa da Dissertação ou da Tese, respectivamente. O prazo para o mestrado varia de 24 a 48 meses e para o doutorado de 36 a 60 meses, o Doutorado Direto pode ser concluído em até 72 meses, dependendo do programa e/ou do curso.

Os cursos de pós-graduação da USP são oferecidos em sua maioria pelas Unidades de ensino e pesquisa da Universidade. Há ainda cursos de pós-graduação Interunidades, em geral de caráter interdisciplinar, que  desenvolvem suas atividades nas várias unidades membro dos programas.  Além disso, a USP promove e organiza cursos de Pós-Graduação com a participação de uma ou mais instituições de ensino superior brasileiras ou estrangeiras (Programas Interinstitucionais).

 

A Pós-Graduação na FCF

 

A criação da Pós-Graduação na Faculdade de Ciências Farmacêuticas é contemporânea à institucionalização da Pós-Graduação na própria Universidade de São Paulo. Funcionando regularmente desde o início dos anos 1970, os Programas de Pós-Graduação da FCF-USP têm apresentado resultados relevantes dentro de suas áreas de atuação, servindo de referência no âmbito nacional. Nas últimas avaliações institucionais implementadas pela CAPES, os Programas de Pós-Graduação desta Faculdade têm recebido avaliações positivas que demonstram o amadurecimento e a consolidação da qualidade da pesquisa desenvolvida, inserindo-os nos parâmetros de excelência nacional e internacional daquela Agência.

 

Seus cursos de Mestrado e de Doutorado são oferecidos em cinco programas, com nove áreas de concentração:

 

Programas de Pós-Graduação da FCF/USP: 

 

Ainda, há o Programa de Pós-Graduação Interunidades em Nutrição Humana Aplicada – PRONUT/USP, que é o resultado da interação entre três importantes unidades universitárias: a Faculdade de Ciências Farmacêuticas, a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e a Faculdade de Saúde Pública. Desde sua criação, no início dos anos 1990, o PRONUT vem desenvolvendo pesquisas relacionadas à área de concentração de Nutrição Humana Aplicada, a partir de perspectivas da Bioquímica da Saúde Publica, da Nutrição e de Economia, tanto em cursos de Mestrado quanto em cursos de Doutorado.