Você está aqui: Início » Últimas notícias » Curso "Gerenciamento de Resíduos Químicos"

Curso "Gerenciamento de Resíduos Químicos"

Por Erbert Antão da Silva - Gestão Ambiental

Última atualização em 16/04/2019

Apresentação

O gerenciamento de resíduos químicos engloba um conjunto de procedimentos necessários para lidar de modo seguro com os resíduos desde a sua geração até a sua destinação final - passando por etapas como armazenamento, coleta, transporte e tratamento, além de incluir também a elaboração de inventários para controle de estoques passivos ou ativos e ações para a identificação, caracterização, segregação, e transmissão de informações por rótulos e Fichas com Dados de Segurança de Resíduos Químicos (FDSR) conforme ABNT NBR 16.725:2014. Tais etapas envolvidas no gerenciamento de resíduos químicos serão abordadas neste curso, de modo a contribuir para a adoção de boas práticas que favoreçam a segurança química envolvendo resíduos gerados em instituições de ensino e pesquisa.

Objetivos

Fornecer informações para fomentar a adoção de boas práticas no processo de gerenciamento e de comunicação de perigos de resíduos químicos, com foco em instituições de ensino e/ou de pesquisa.

Público alvo

Profissionais envolvidos em atividades de gerenciamento de resíduos químicos e estudantes interessados no assunto.

Número de vagas: 30

Carga horária: 15h

Docentes: Fernanda de Freitas Ventura,

Mestre em Química pela Universidade de Sào Paulo, Pesquisadora do Serviço de Agentes Químicos (SQi), do FUNDACENTRO do Ministério do Trabalho

Metodologia

Apresentação visual com exposição teórica de boas práticas, normas e legislações envolvendo o processo de gerenciamento de resíduos químicos e aplicação de atividades para discussão e fixação do conteúdo pelos participantes.

1. Introdução
  1. Etapas envolvidas no processo de gerenciamento de resíduos químicos e boas práticas a serem adotadas:
  1. Classificação de resíduos quanto à periculosidade
  1. Comunicação de perigos
  1. Atividades com os participantes

06/11/2018

• Introdução
  • Etapas envolvidas no processo de gerenciamento de resíduos químicos
  • Classificação de resíduos quanto à periculosidade

• Comunicação de perigos
  • Onde buscar informações: algumas fontes de consulta
  • Atividade: segregação de resíduos