Você está aqui: Início » Curso » Relato de ex-aluno

Relato de ex-aluno

Caro(a)s colegas da FCF-USP,
Espero que todos estejam bem.

Por esse e-mail, gostaria de compartilhar minha experiência dentro do sistema farmacêutico canadense e fazer um agradecimento especial a cada um de vocês.

Como muitos já devem saber, em abril desse ano me mudei para Montreal, na província de Quebec, Canadá. Há cerca de um mês e meio, comecei a trabalhar em uma rede de farmácias como assistente técnico farmacêutico, o que já considero uma grande conquista dado que muitos imigrantes não conseguem emprego no primeiro ano vivendo aqui, especialmente na sua área de atuação.

Nessas últimas semanas, pude vivenciar um sistema no qual o farmacêutico é absolutamente essencial; um sistema em que a atenção farmacêutica não é um diferencial, mas um requisito para qualquer farmácia; um sistema em que cada paciente tem seu próprio dossiê e histórico de uso de medicamentos e a unitarização de dose acontece na grande maioria das vezes. Além disso, em especial nessa província, o dono da farmácia deve ser obrigatoriamente farmacêutico. Porém, acreditem que, mesmo aqui, ainda existem muitas questões políticas e sociais para melhorar e fazer com que os farmacêuticos sejam devidamente reconhecidos e respeitos.

Durante toda essa vivência, sempre me voltam à memória os aprendizados e discussões das aulas sobre atenção farmacêutica e o papel do farmacêutico na sociedade, o estágio no HU e a importância da Farmacovigilância, as pesquisas na iniciação científica sobre permeabilidade e solubilidade de fármacos, que resultam, em última análise, no acesso a medicamentos mais seguros para a sociedade, e tantas outras matérias relevantes da FCF para a construção do pensamento crítico.

Assim, gostaria de registrar meu agradecimento a vocês da FCF-USP que a cada dia acreditam e ensinam a importância fundamental do farmacêutico para a sociedade. Se o nosso país ainda precisa evoluir na caminhada rumo ao reconhecimento dos farmacêuticos, saibam que vocês, cada qual em sua esfera de atuação, são peças-chave para que essa mudança aconteça. Por favor, nunca desistam desse ideal! 

Espero, em breve, iniciar a equivalência de diploma como farmacêutico-bioquímico, processo este bastante longo, burocrático e oneroso por aqui. Ainda busco conexões em Montreal para poder iniciar um possível projeto de pesquisa em alguma universidade daqui ou trabalhar na indústria farmacêutica; entretanto, levo esta certeza: valeu a pena me formar nessa bonita e valiosa profissão, independente da área em que irei exercê-la!

Finalmente, um forte abraço e desejo um excelente final de ano a todos nós!


João Batista Da Silva Junior
+ 1 (514) 518-8697 (Montréal - Canada)
LinkedIn/joaojjsilva

Última atualização em 09/12/2016 às 15h05