Você está aqui: Início » Facilities » Citômetro BD Accuri C6

Facilities - Citômetro BD Accuri C6

Nosso Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da FCF possui o equipamento BD Accuri C6. A citometria de fluxo é uma técnica que analisa múltiplos parâmetros de uma partícula em suspensão, esta tecnologia pode ser aplicada em diferentes áreas como Hematologia, Imunologia, Microbiologia, Oncologia, Genética e entres outras.

O serviço é fornecido para todos os docentes com a finalidade de auxiliar na pesquisa. Este laboratório apresenta peculiaridade, pois conta com um profissional permanente que auxilia na montagem, padronização e análise dos experimentos.

 


Características do Equipamento

O BD Accuri C6 é um citometro de fluxo equipado com um laser azul (488 nm) e um vermelho (640nm), dois detectores de dispersão de luz (FSC e SSC) e quatro detectores de fluorescência.
A configuração padrão do BD Accuri C6 é semelhante ao FACSCalibur-2 (3-1-Azul Vermelho) com filtros optimizados para a detecção de fluorocromos tais como FITC, PE, PerCP, e APC.
O módulos de Lasers permitem a operação do sistema em duas configurações adicionais (2-azul 2-vermelhos, e 4-Azul) e expande- de forma significativa as combinações de fluorocromo que podem ser analisados.


Quem são os usuários?
• Todos os alunos, funcionários e docentes do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da FCF-USP estão autorizados a utilizar o equipamento com a presença do técnico responsável.
• Usuários de outros Departamentos e Unidades deverão entrar em contato com a Profa. Sandra Farsky para autorização prévia.


Horário de funcionamento
• O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 08h30 ás 16h30. Não funcionamos aos sábados, domingos e feriados.
• O usuário deverá agendar seu horário com o técnico responsável por telefone ou e-mail.
• O usuário deverá informar o nome do ensaio a ser realizado (ciclo celular, viabilidade celular, CBA, imunofenotipagem, etc.), tipo de amostra (célula, cromossomo, beads ou microrganismo), número de amostras, marcadores e canais de leitura. As amostras devem ter no mínimo 5.105 células em 200 µL. Complete a ficha disponível aqui.
• Os horários reservados não poderão ser cedidos para outros usuários e o tempo de tolerância, no caso de atraso, é de 15 minutos.

Docente Responsável: Profa. Dra. Sandra Farsky

 

Comissão Gestora

Profa. Dra. Ana Campa

Profa. Dra. Sandra Helena Poliselli Farsky

Prof. Dr. Sandro Rogério de Almeida

 

Comissão de Usuários

Dr. Irene da Silva Soares - Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas - Faculdade de Ciências Farmacêuticas - USP

Dra. Gisele Monteiro - Departamento de Tecnologia Bioquímica Farmacêutica - Faculdade de Ciências Farmacêuticas - USP

Dra Sandra Coccuzzo Versoni Sampaio - Laboratório de Fisiopatologia - Instituto Butantan

Última atualização em 27/09/2017 às 7h50