Você está aqui: Home » Últimas notícias » Ranking chinês classificou Ciência dos Alimentos, Biotecnologia, Ciências Agrícolas e Odontologia entre as 50 melhores do mundo

Quatro áreas da USP estão entre as melhores do mundo

Global Ranking of Academic Subjects, elaborado pela consultoria chinesa ShanghaiRanking,classificou, pela primeira vez, mais de 4 mil universidades, em 52 áreas de concentração. A divulgação foi feita no dia 28 de junho.

A USP é a universidade brasileira que mais aparece na lista, 32 vezes ao todo, sendo que, em quatro áreas de concentração, ela está entre as 50 melhores instituições do mundo: Ciências e Tecnologia dos Alimentos (7º lugar), Odontologia (9º), Ciências Agrícolas (12º) e Biotecnologia (39º).

Ocupando as melhores posições estão as universidades dos Estados Unidos, seguidas pelas universidades chinesas e pelas britânicas.

ranking analisa os dados bibliométricos das bases Web of Science e InCites, levando em consideração cinco indicadores: número de artigos publicados; impacto dos artigos indexados no Science Citation Index; extensão da colaboração internacional; número de artigos publicados em revistas de impacto; e número de docentes premiados internacionalmente.

Embora já avalie as universidades em cinco áreas de concentração desde 2009, essa é a primeira vez que a classificação é estendida a 52 áreas. O ranking é uma vertente do Academic Ranking of World Universities (ARWU), publicado desde 2003 pela Shanghai Jiao Tong University e considerado um dos precursores dos rankings de universidades. Na edição de 2016 do ranking geral, a USP foi classificada no grupo 101-150, sendo a universidade latino-americana melhor colocada.

Cadastrado em 04/07/2017