Você está aqui: Início » USP e as Profissões » Feira das Profissões 2014

Feira das Profissões 2014

Há cinco anos, a maioria absoluta dos estudantes de ensino médio que chegavam à Feira de Profissões da USP tinha um perfil semelhante: eram, em geral, alunos matriculados em escolas particulares. Na edição deste ano, a oitava do evento, o perfil dos visitantes mudou. Pela primeira vez, a feira recebeu mais grupos de escolas públicas do que de particulares. A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, responsável pela organização do evento, afirma que a 8ª Feira de Profissões teve 49.604 visitantes inscritos, dos quais 24.500 estão matriculados na rede pública de ensino básico – equivalente a 49% dos inscritos. Outros 42% vinham de escolas particulares e os demais, das chamadas escolas filantrópicas, confessionais e comunitárias.

O equilíbrio de participação entre alunos da rede pública e da rede privada na Feira de Profissões era uma meta da organização. Com o objetivo de aproximar da Universidade os estudantes oriundos das escolas públicas, houve a preocupação em oferecer uma série de informações sobre os programas de auxílio e permanência disponíveis, sobre o cálculo do bônus para os alunos de escolas públicas na pontuação do vestibular e espaço para pedir isenção ou redução de taxa de inscrição para as provas no estande da Fuvest.

Mudança de local

Inicialmente, a Feira de Profissões seria realizada no Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp) pela quinta vez. No entanto, em razão do movimento grevista na Universidade, a organização reconsiderou o local do evento, transferindo-o para o Parque Cientec, localizado no Cursino, na zona sul da capital paulista.

Ocorreram normalmente as atividades e atrações, como as apresentações de cursos, o Show da Física, a orientação vocacional oferecida pelo Instituto de Psicologia e a Sala de Bate-Papo, onde foram realizadas sessões de conversas entre vestibulandos e docentes da USP. Houve também estandes de parceiros e do patrocinador Banco do Brasil. A transferência para o Parque Cientec possibilitou aos jovens visitantes experiências que não estariam na programação caso o evento tivesse acontecido no Cepeusp: sessões no novo planetário do parque, visitas ao Museu de Meteorologia e trilhas educativas para exploração de parte dos 112 hectares de mata preservada que a reserva abriga.

Conheça mais sobre o Parque Cientec acessando o portal oficial.

Fonte: USP e as profissões 2014 

Galeria de Fotos

Clique aqui para acessar a galeria completa!

              

             

Fotos: Adriana Felici

 

Última atualização em 28/04/2016 às 18h45